JUSTIÇA CONDENA PREFEITO E PRIMEIRA-DAMA DE PONTALINDA POR NEPOTISMO

elvis suzetiA juíza da 4ª Vara Judicial de Jales, Maria Paula Branquinho Pini, julgou parcialmente procedente a Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público contra o prefeito de Pontalinda, Elvis Carlos de Souza, e a primeira-dama, Suzeti Maria São Felice de Souza, por ato de improbidade administrativa.

De acordo com a sentença, Elvis e Suzeti foram condenados à perda dos direitos políticos por três anos e ao pagamento de multa equivalente a dez vezes o último salário recebido pela primeira-dama, devidamente atualizado, o que deve dar algo em torno de R$ 30 mil. Eles também ficarão impedidos de contratar com o poder público pelo período de três anos.

Sucedeu assim: no início de 2013, logo que tomou posse, o prefeito Elvis tratou de enviar um projeto-de-lei à Câmara Municipal,  transformando o Departamento de Assistência Social em Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Para ocupar o cargo de secretária, ninguém mais preparado, é claro, que a primeira-dama. Em fevereiro de 2013, a lei já estava aprovada e a primeira-dama nomeada, com um salário de R$ 2,5 mil.

Avisado sobre a irregularidade, o prefeito fez ouvidos moucos e não topou firmar um termo de ajustamento de conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público, que resultaria na demissão de sua alma gêmea. Resultado: em janeiro deste ano, o MP ajuizou a Ação, com pedido de liminar para afastamento de Suzeti Maria do cargo de secretária, o que foi concedido pela Justiça.

Sobreveio, agora, o julgamento do mérito. Para a juíza, trata-se de um caso típico de nepotismo. A defesa ainda tentou argumentar que os proventos da primeira-dama, como professora efetiva do município, eram maiores que o salário de secretária, mas isso, ao que parece, não ficou comprovado. “Nota-se que a primeira dama passou a ocupar cargo no município auferindo salário superior ao que experimentava como professora, o que configurou notória intenção de obtenção de vantagem financeira em detrimento do Município”, anotou a juíza.

A magistrada entendeu, no entanto, que não é o caso de a primeira-dama devolver os salários recebidos durante quase um ano, conforme queria o MP: “… apesar da imoralidade da contratação, as funções públicas para a qual foi nomeada foram exercidas, portanto, não há prejuízo ao erário. Assim, não é possível condenar os réus a devolver os valores pagos pelo Município a título de vencimentos“.

Tanto os réus, quanto o Ministério Público, poderão recorrer às instâncias superiores.  

48 comentários

  • CAIO PINTO

    PONTALINDA, , , , , SÓ EXPLODINDO MESMO

    • vania nanci

      Que tal contratarmos o Bim Laden. Porque olhando bem pra cara dos dois na foto acima, percebemos que as coisas não estão nada boas!!!! KKKKKK Acho melhor abdicar seu cargo de prefeito, porque de prefeito ele só tem o cargo, do mais não entende nada. Ah, coitado!!!

  • Vaca Loka

    Essa sentença tinha que fazer valer em mais cidades da região. Não em Pontalinda , mas na minha , praticamente toda família seja do prefeito e ex prefeito se “Pindura” na Prefeitura. Vergonhosooooo este pais.

  • PAU GRANDE

    MEU POVO DE PONTALINDA NAO QUERIAM O ELVIS, AGORA TOMA!

    • vania nanci

      É, concordo com vc. escolheram o cara errado, agora é só esperar daqui dois anos e se venderem pra ele de novo.Aí sim será uma tamanha burrice!!! Aqui em Jales não queremos Pontalinda nem pintada de ouro!!!

  • Anônimo

    Vaca loja fala qual a cidade que vamos pedir pro arauto da moralidade Mato Grosso ir ai ele com sua trupe de advogados misteriosos que nos sabem o quem São.

  • eleitor consciente

    Prezados leitores, se tudo correr bem no Judiciario, daqui uns 08 conheceremos o. resultado final. Como e sabido cabe embargos de declaraçao, recurso Tj, embargos Tj, Recurso Especial. Stj ou Extraordinario Stf e assim vai.

  • so do risada

    Gente para com isso .
    A primeira dama ta com depressão segundo seu medico, que é tambem prefeito de marinopoliskkkkkkk
    desse jeito ela vai entrar em depressão profundakkkkkk
    so foi tirar ela desse cargo ela não quis mais dar aulaskkkkkkkkkkkk

  • Funcionária da Prefeitura

    Prefeitinho fraco, não sabe andar dentro da lei e fica fazendo jeitinho de obter vantagem do dinheiro público.

    • vania nanci

      O pior é que ele é fraco mesmo, fica achando e falando por aí que ele não tem nada a ver com a corrupção que está impregnada lá dentro da prefeitura, pois se ele é o gestor, como que não tem nada a ver. Aos olhos da justiça, ou seja, da polícia federal ele, o prefeito, tem tudo a ver, está enterrado até o pescoço de culpa no cartório. KKKKKKKKK

  • Maria José

    Esse prefeitinho não sabe administrar nem brinquedo de criança.

  • Pensador

    Restaure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos!

  • Parafraseador

    Familia que se locupleta unida, permanece unida!

  • Anônimo

    Pontalinda tinha que voltar a ser Distrito. Tem um povinho desinformado que só sabe falar de novela, futebol e da vida dos outros.

  • Anônimo

    População de Pontalinda:

    10% de analfabeto integral;
    20% de semianalfabeto;
    60% de analfabeto funcional;
    10% de alfabetizado.

  • eleitor consciente

    Preocupa nao povo, se entrasse outro, agiria de igual forma. Precisa deixar a hipocrisia de lado.vamos ser realistas ne povo Pontalindense.

    • pedrodasilva

      Eleitor consciente? Que julgam que todos são ladrões! Você faz parte do grupo. Lembre-se que ainda há gente honesta. Não julgue os demais pelo que Você é.

  • Cadete

    ANÔNIMO sem querer me intrometer mais já me intrometendo, eu acho que você deveria ter um pouco de Respeito e Educação com a População de Pontalinda. O que pensas que tú és, para mim um imbécil irracional, que não sabe o que é respeitar um ser Humano Racional, já que és Irracional e 100% Analfabeto em Educação. Sou de Jales entendeu seu guadrupede.

    • Anônimo

      Prezado Cadete:

      Pelo seu raciocínio, bem como pelo que você escreve, você deve fazer parte dos 10% do analfabetismo integral, eis que:

      1- Escreve muito mal e com muitos erros de Língua Portuguesa;
      2- Intromete onde não não lhe diz respeito;
      3- Não sabe nada de gramática;
      4- Não tem raciocínio lógico;
      5 – Não sabe nem porque está escrevendo.

      De qualquer forma, parabéns, continue assim, pois é dessa forma que os corruptos querem que você fique, ou seja, um verdadeiro analfabeto integral para ser facilmente manipulado.

  • REALMENTE GENTE PONTA LINDA TEM GENTE BOA , VEJAM O ADRIANO CHEFE DA LICITAÇAO DE JALES VEIO DE LA E É INTELIGENTE PRA CARAMBA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • otaviano

    com certeza anonimo você é um analfabeto político e ético …. mas vc é carta fora do baralho. ahhh e voltar a ser distrito de Jales? kkkkk onde a Nice que é do mesmo partido do Elvis esta administrando? kkkkkkk faça me rirrrrr.

    • Anônimo

      Senhor Otaviano:

      Imagino que você seja um analfabeto integral, como gostam os políticos corruptos que assim você seja. Portanto, você sequer sabe o que significa a palavra política e muito menos ética. Mas de toda forma, continue assim, pois, pessoas como você são facilmente dominadas pelos políticos corruptos.

  • gleice

    eeee Suzete hemmm nem deu tempo de vc fazer sua lipo? kkk vc disse na sala dos professores que se o seu marido ganhasse de prefeito ia fazer lipo kkk com o dinheiro da prefeitura? oche que legal hemmm e pode continuar de licença aii sim aqui na escola ninguém quer vc não nem de passagem.

  • Juca

    Se fizer lipo tera mais uns 90 dias de atestado,

  • Eleitor Jalesense

    Não aceitamos Pontalinda de volta, nem pagando!

  • pedrodasilva

    E a oficina? Mudou de lugar? E a borracharia?

  • joão de deus

    O candidato do Guedão, que fez campanha prometendo tudo para os jovens. Faz quantos anos que não tem baile no Centro Comunitário? Olha que o governo do estado já mandou muito dinheiro para a reforma tanto na administração do guedão e do elvis.

  • josé marques de souza

    E as mudanças prefeito? Continua piorando cada vez mais. Cade a nossa cesta-básica? E os funcionários que não fazem parte do grupinho, vão continuar ganhando salário mínimo?

  • Valdir Ferreira

    Não liga não Prefeitão. O que interessa é que Você está numa boa, andando de carrão não liga para esses invejosos. Você foi eleito já na primeira vez. Você ganha de novo e vai ficar numa boa por mais quatro anos.

  • candida

    e agora o prefeito Elvis vai ter um assessor que é funcionário público afastado pro licença saude do estado e vai trabalhar na prefeitura kkkkkk mais uma hemmm prefeito só da fora kkk

  • Em 2016 muda Pontalinda quero ver nossa cidade crescer.

  • Em 2016 muda Pontalinda quero ver nossa cidade crescer chega de candidato que não faz nada so pensan neles em 2016 vote pela mudanças !!!!

  • Em 2016 muda Pontalinda quero ver nossa cidade crescer.Pontalinda merece o melhor em 2016 não se esqueça vamos votar pela mudanças.Saude,Segurança,Educação,A poio assistencia ao menor,Emprego,O povo contruindo em mutirão pontalinda merece o melhor.

  • Maria José

    Pontalinda está crescendo igual rabo de cavalo, sempre para baixo.

  • Eleitor Consciente

    Pontalinda tem o governo que merece, tem um povinho atrasado que elege os mesmos vereadores desde quando passou a ser município. Não sei como uma cidade (vila) tão pequena consegue ter tantas pessoas ignorantes e desinformadas que sequer sabem votar para que ocorra uma renovação. Tem gente tapada demais.

  • Funcionária do Posto de Saúde

    Este povinho que mais precisa do serviço público do município são os que mais reclamam e os que mais vendem o voto, e depois ainda tem a capacidade de ficarem reclamando do serviço prestado.

  • Amigo de pontalinda

    É meu povo eu descobri como conseguir alguma coisa com esse prefeito.
    Pra vcs ver o quanto ele é esperto .
    A servidora A.E. tinha que voltar a dar aula este ano mas ela não vai sabe por que ele tirou foto do voto e fica fazendo chantagem agora com o prefeito esperto. Isso pq não pode tirar foto mas ela é presidente de seção olha onde estamos
    A ela vai para o lugar do tal de Zé Ricardo e o melhor ele vai pra outro cargo
    Abre o olho pontalindense

    • Caipiru Cavucandu

      Pois é Amigo de Pontalinda, o Prefeito lá da terra de voceis qui si cuide. Há indicios pelus comentariu qui ja escutei num Centro de Perícia du Estadu na cidade de rio preto, qui essi tar Zé Ricardu, durante u tempu qui estevi na educação nessa cidade, com u cargu di Direto du Departamentu di Educação, contratadu pur oito hora di serviço, mantevi com um cargu na educação du estadu i si encontrava afastadu pur licença di saude ou mio, istava duenti para trabaia nu estadu i com boa saudi para recebe da Prefeitura di Pontalinda. I agora Prefeitu, quem vai devouve u dinhero queli levo ? Será qui ai num tem RH, Adivogadu i Diretô Adiminstrado i ainda mais, será qui us veriadô sabi dissu tudo ?

  • Ser Brasileiro

    A mulher trabalhou 2 anos ganhando do municipio e só devolve 10 meses. Investimento melhor que poupança.

  • silvia

    affff agora a Alzira vai pro lugar do tal zé que disse que se ele não conseguisse mudar a educação iria mudar de nome kkkk vai se chamar como agora zé ? pq a educaçaõ continua uma bosta ,,,,, oooooo o marcos ja é um inutil a mulher dele afffff nem sabe em que pais mora ela pensa q´ninguem sabe que ella e o poço de falsidade kkkkk ninguem acredita em vc ouuu

  • Anônimo

    Cardosinho segundo os comentários é que o prefeito de Pontalinda recebeu notificação que ele tem que colocar os funcionário que estão inregular cada um em seu lugar que são muitos principalmente a sua cunhada e sua sobrinha mas esta não e a primeira notificação a outra ele não obedeceu vamos ver se ele vai obedecer esta procura saber se e verdade e publique mas não publique este comentario porque eu não sei se e verdade

  • tiao

    concurso pra esse povo o problema é que eles não passa kkkkkk

  • Eleitor Indignado

    Isso sem contar que nosso querido amigo Prefeito Elvis é um dos “Contemplados” de um “Lote” dos assentados do MST de Pontalinda, em nome de seu filho estudante, solteiro e estudante de Bio Medicina, não só ele mas também o filho do Ex- Presidente da Câmara no ano de 2014, que também é genro de outro vereador de nosso querido município, também foi contemplado por um “Lote”. E de agora em diante estarei dando auxilio a divulgar informações ocultas da população, até mesmo que isso acho que seja uma vergonha.
    Outro fato importante é que nosso querido prefeito encontra-se nas mãos de um “Grupo de Pessoas” dentro da prefeitura que o manipula e esse mesmo Grupo de Pessoas” teve um enriquecimento ilícito, alguns possuem rancho, propriedades rurais, camionetes importadas entre outros bens que jamais um FUNCIONÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL teria a condição financeira de adquirir a não ser que seja de forma ilícita.

  • Anônimo

    Fico indignada com a maldade de certas pessoas de nossa cidade. O Elvis está administrando uma cidade pela primeira vez. Ao invés de escreverem esses comentários sem lógica dele,sua esposa e de outras pessoas queridas na cidade como a Alzira e Marcos, procurem ajudar a cidade de forma politizada para o bem do próximo.

  • passamaisdemora

    AGORA TEMOS UMA BOA: AS SUPERVISORAS DOS PROJETOS SOCIAIS DO ESTADO FORAM PRA PONTALINDA, PARA SUPERVISIONAREM E ENCONTROU UMA FARSA “FESTA” PARA AS CRIANÇAS. O QUE ELAS NÃO SABEM É QUE O CRAS ESTAVA QUASE FECHADO, OU MELHOR, SÓ FUNCIONAVA ATÉ AS 10 HORAS, DEVIDO A CRISEEEEE. MAS, SEGUNDO AS MÁS LINGUAS, QUEM ESTÁ EM CRISE É A ADMINISTRAÇÃO ” ELVIS E NEREIDE”. QUE VERGONHA!!! APARECEU A KATIA DO NINO COM AS BOAS VINDAS E COM O “DEDINHO APERTADO”, CLARO, COM A VISITA DAS SUPERVISORAS. AGORA DISFARSAM, SUAS FARSAS, QUE O POVO DE PONTALINDA, OU SEJA, A MAIORIA, GOSTA DE SER ENGANADO!!!!!

  • Eu.

    Elviz, na atual conjuntura politica e economica brasileira, ser cassado se torna a maior bencao na sua vida e na vida da sua familia. Deixa a administracoa municipal de Pontalinda para o PT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *