A SAÚDE COMO PRIORIDADE

Recebi, através da caixa de contatos do blog, o e-mail de uma leitora que se identificou com o singelo pseudônimo de “Moradora do Dercílio”. Vejam: 

Olá amigo blogueiro. Venho te confessar minha revolta. Hoje, meu avô levantou às 4 horas da matina, pra ir no postinho do Roque Viola, tentar uma vaga para minha vó que está com fortes cólicas de rim, aí chegando lá, para infelicidade dele (e dela), o médico não está atendendo porque está doente.

Já é uma falta de respeito ter que levantar antes do sol pra conseguir uma vaga, já que esses médicos só atendem 20 usuários por período, aí a gente levanta, vai lá, antigamente ficava ao relento, e se depara com a falta de medico? tá certo isso? É bem Brasil mesmo, é bem Jales, isso.

Sinceramente, para mim é surpresa que as pessoas ainda tenham que se levantar cedo para marcar uma consulta. Pensei ter ouvido, durante a campanha eleitoral, que os pacientes dos postinhos poderiam marcar suas consultas por telefone.

49 comentários

  • Jalesense

    Olá cardosinho, tenho acompanhado seu blog e venho aqui espor meu lado nesta materia.
    Entendo o lado da nossa amiga,e a sua revolta,ate mesmo pelo seu avô ser de idade acho uma falta de respeito, mas precisei de uma consulta no antigo “POSTÃO” e marquei por telefone e para o mesmo dia. Fui muito bem atendida por todos lá, coisa que a algum tempo atras não tinha acontecido. Precisei tambem de uma consulta no postinho de saude do meu bairro, e consegui consulta para o dia seguinte ser ter que madrugar na fila, e ao chegar pra consulta fui logo atendida (não tinha aquela multidão de gente esperando) e fui muito bem atendida! Sei que tem muitas coisas a serem revistas, principalmente no SUS, e é triste mesmo precisar e não ter o atendimento necessario. Mas pra mim com um pouco mais de 40 dias a prefeita NICE ja mostrou trabalho, e acredito muito que as coisas so tem a melhorar.

  • Anônimo

    tem medico desempregado em jales, falamos com a nice e uma tal de katia responsavel pelos psf´s, e elas falaram que a prefeitura da sem grana pra pagar, e que o parini limpou o caixa da prefeitura e não iam contratar, intaum meu amigo não poe culpa nos medicos não!!!!

    • APONTADOR

      Não é questão de quem é a culpa… Fato é que se tem como marcar consulta por telefone, que isso seja amplamente divulgado, melhor, o serviço carece de um 0800
      QUANTO não ter médico atendendo isso e falha administrativa e das graves, deveriam prever que médicos também adoecem, tem férias e outras regalias conquistadas pelo serviço público, e mais, se tem médico desempregado é porque ele prefere não trabalhar à receber o salário municipal, que é baixo em relação ao outros locais, mas muito mais alto que da grande maioria dos outros serviços públicos

  • Anônimo

    Sinceramente esse é um assunto que dá náuseas, pois é inconcebível o paciente precisar levantar de madrugada para conseguir uma vaga, uma vez que continuam limitando o número de atendimento por dia. Já é antiga essa luta, e quem mais encabeçou essa foi a saudosa Lisandra quando era presidente do conselho municipal de saúde. Na última conferência de saúde foram debatidos temas muito importantes para a humanização do atendimento no município. Não sei se realmente está melhorando o atendimento, como foi dito no comentário anterior, mas sem dúvidas precisa avançar muito, mas muito mais, pois vícios arcaicos continuam presente nas gestões de saúde. Só vejo uma solução, voltar a ter um conselho forte e atuante na cidade, como era referência estadual até pouco menos de 2 anos.

  • Alguém

    A questão do profissional médico ficar doente isso pode aconter, ninguém é de ferro, mas a questão de ter que ir de madrugada para pegar fila isso vem de muito tempo, não adianta querer organizar agendamento por telefone, porque muita gente ñ acredita que funciona, no caso de senhora com cólicas de rim, existe o serviço do UPA 24h.

  • Justo

    Aff, responsavel pelos ESF é Gisele Murta e não Katia, e marcando por telefone ou só com a presença no local é a mesma coisa, sempre vai ter gente sem ser atendido, isso aqui e em qualquer outra cidade, pois todos lugares tem limite de guias, se o ESF tem 1 medico vai faltar guias, no Postão que tem mais médicos fala guias imagina. Quanto a senhora com cólicas de rim, deveria ter ido a UPA, afinal no posto não ia resolver o problema dela, pois ela precisava ser medicada, coisa que é feita no UPA.

  • funcionario

    olá… outro complemento só… cólica de rim é no UPA, não é no postinho, as pessoas ainda não entendem o propósito das unidades do ESF.
    O UPA é 24 horas e com certeza o atendimento seria na hora.
    Abraço

    • Servidor Publico

      COlica de RIM é na UPA – qndo se esta com DOR (UPA = Tratamento PALEATIVO e nao RESOLUTIVO..) apartir do momento q corta a dor.. vc tem q procurar uma USF para conseguir um Encaminhamento ou um exame complementar (ultrasson Rx oq for) para saber o motivo da colica.. ja q nossa UPA nao esta preparada pra realizar isso !!!

  • Prezado Blogueiro e amigos do Blog
    Acompanho diariamente o Blog e quero dar meus parabéns ao Cardozinho pela qualidade das notícias.
    Com relação ao ocorrido, falta de atendimento de saúde, o Estado, no caso o Município, é obrigado a garantir o acesso desta cidadã, principalmente em se tratando de algo tão urgente. Seu marido deve procurar a OAB e solicitar a nomeação de um advogado que irá orientá-lo nas medidas cabíveis para garantir o acesso de sua senhora ao sistema de saúde. O advogado poderá entrar com um Mandado de Segurança com pedido de liminar para garantir o atendimento.

  • anonimus

    kkkkk brasileiros ….. Sinto muito em enforma la que mesmo com plano de saude para passar pelo medico e necessario aguardar alguns dias e o medico particular atende de 10 a 15 por dia e olha la …. agora e facil reclamar do postinho ,dos medicos … quando na realidade o que falta e infra estrutura , tem psf com o maximo da sua capacidade que era pra atender 3 mil esta atendendo 5 mil forando a ma remuneração dos funcionarios a falta de equipamento e materiais basicos e etc ….

    • Fabiana

      Alguns dias? Sorte sua se for caro anonimus, porque veja minha história: tenho plano particular Unimed (que não é nada barato), então liguei num consultório médico dia 20 de outubro de 2012, e a moça perguntou: “é plano ou particular?”. Prá mim não vejo diferença, afinal se estou a duras penas pagando, é claro que é particular. Mas enfim, sabe quando serei consultada? Acredite vocês ou não, está agendado para o dia 18 de abril de 2013. Gostaria muito que algum advogado entendido do assunto pudesse se manifestar dizendo se é correto esperar por tanto tempo assim. Seis meses para uma consulta médica? Vou sincera em dizer que pago o plano para emergência ou internação, porque prá consultas, seria bem melhor eu ter o dinheiro na mão, pois a mesma moça me informou que caso a consulta fosse paga em dinheiro, eu seria “encaixada” no mesmo dia. Está certo isso gente? Me sinto uma verdadeira palhaça. Só falta por um nariz. Será que essa cachorrada só acontece aqui em Jales? Aguardo manifestações.

      • eu hein!

        Fabiana
        Não é necessario advogado
        Basta entrar am contato com o Plano de Saúde e exigir que se cumpra a determinação da ANS quanto ao tempo máximo de espera por consultas nas especialidades.
        Ou então entre em contato por e-mail com a própria ANS reportanto o caso que tomarão providências.
        Óbviamente temos que considerar que em Jales, algumas especialidades contam com poucos médicos o que de alguma maneira cria uma demora para que todos sejam atendidos,um de cada vez, diferente de um supermercado.

        • Fabiana

          Bem, parafraseando o Cardosinho: preclaro eu hein!, eu já havia pensado nisso, mas veja só: imagine como um médico lhe atenderia depois de saber que você solicitou à Agência Nacional de Saúde para quase “obrigá-lo” a lhe atender???!!?? Você acha que ele lhe atenderia com um sorriso??? Eu trabalho na Saúde, conheço muitos profissionais, então minha situação é pior. Não quero arrumar brigas, e justamente por isso, acabo me prejudicando, entende? Gostaria muito que essa situação se resolvesse, não só por mim, mas por tantas pessoas que tiram praticamente da boca para pagar um plano de saúde e quando necessitam, tem que esperar por seis meses, como eu! Um absurdo! Em certas situações, o SUS é muito mais rápido, e mesmo assim ainda tem reclamações da maioria. Acho tudo muito injusto, como muita coisa nesse mundo, mas infelizmente, não posso mudar o mundo…

  • TCR

    Que saudades do Flá

  • Ed Macedo

    kkkkk esse Jalesense a e de cima ta com uma cara de ser da assessoria da prefeita… Acorda fi, a saúde e Jales vai de mal a pior, como também…o asfalto, a agricultura….afff. Já passam 60 dias de governo e a mulher até agora, não anuncia seus secretariado completo. Fala de verba, mas verba que é bom nada….para de piadinha. A e antes que se defenda, a prefeita sabia de todos os problemas da cidade, se saiu candidata tinha que ter em mãos um plano emergência para a cidade. Não ficar falando mal do ex prefeito…e ficar só com as conversinhas… Isso não vira. Jales precisa de um plano de emergência urgente, se não a coisa vai ficar bem pior…Mas pensando bem é melhor ficar escolhendo celular pra comprar né kkk

    • Pasquale

      Plano de emergência urgente!!! Esse sim…

    • eu avisei

      concordo com vc meu amigo , mulher devia ja entrar na prefeitura com o plano de governar a cidade pronto , alias ela na campanha disse e apontou a tds o seu plano de governo , mas creio que os perdeu emocionada com a vitoria , deve ter rasgado e jogado como confete na carreata, e celular e sempre bom , inda mais chique igual o dela emociona qualquer um , acidade ta cada vez mais pior nossos jovens morrendo a cada dia, mesmo porque ate pra se divertir tem que irem pra cidade fora, ondeacontece muito acidentes, acidentes tbn nessa cidade esburacada, falar do ex prefeito é mais facil , por aculpa nos outros, acho que por isso que comprou um celular caro desse pra falar do ex prefeito melhor , coisas que estamos cansados de saber , essa dona carminha ai ta pior , bom eu avisei agora o povo de jales tem que aguentar…

  • nóis

    e voce acreditou nela?

  • Bolo de Aniversário

    Olá Moradora de Jales e Caro amigo Anônimo: A Jalesense deve ser parente da Prefeita dos Profetas por isso ela deve ter conseguido com rapidez a guia médica para o dia seguinte, quanto ao problema de contratar médico estão faltando com a verdade, pois a filha do vice-prefeito esta trabalhando como médica já, num PSF da cidade, quem me disse foi um médico, esta faltando dinheiro para contratar os médicos adversários politicos dela. Acorda Jales, kikikikikik, não tem grana para a Saúde , mais tem grana para Celular, tablete, e muito mais né, Acorda Jales……

  • Decepcionada

    Infelizmente já precisei muitas vezes desse Postinho do Roque Viola. Tanto eu como minha família. Quando precisei de um encaminhamento para neurologista eu esperei 1 ano e meio. Outro fato parecido está acontecendo com meu pai, que está há quase 1 ano aguardando o encaminhamento para um Ortopedista. Enquanto o encaminhamento não chega, ele fica cada vez mais debilitado com as dores fortes no joelho. Não tenho conhecimento se essa demora é somente no Postinho citado ou se essa deficiência é generalizada.

  • Frustrada

    Passei pelo médico do PSF porque estava com fortes dores no estômago. Ele solicitou uma endoscopia. Certo…isso foi em setembro de 2012. Até hoje meu exame não foi marcado, nenhuma satisfação, nada, apenas que o aparelho estava quebrado. Não sei se consertaram, porque até hoje não fui comunicada sobre nada.
    A respeito das dores? Ahhh…tem que se virar do jeito que pode né?

  • atenta

    Nossa jalesensse é incrivel q só vc conseguiu, pois liguei no postão sexta feira dia 8 para me consultar , foi um dia q choveu muito, a guia estava disponivel pois em dia de chuva tem menos procura, mas fui informada q mesmo com a chuva deveria comparecer ao local para marcar minha consulta e onde eu sei os postos de saude voltaram a funcionar hoje.

  • paciente

    eu tava no postinho do jacb conversando com outra mulher dizendo que esperei quase oito meses prá passar no angiologista do AME. em tom de ironia ela deu uma risadona e disse que as consultas delas saem rapidinho, porque ela faz o maior escândalo. ela me disse que quem é muito quietinho só toma, vocês sabem onde. Então, será que a solução é ser barraqueiro? Se depender disso tô no sal.

    • luiz henrique

      Caro “paciente”
      A titulo de esclarecimento, venho informar que o modelo de agendamento de consultas no AME é um modelo instituído pela Secretaria do Estado da Saúde – São Paulo.
      Mensalmente e com 45 dias de antecedência , o setor de agendamento do AME , envia para a DRS XV [ Rio Preto} o número total de consultas disponíveis nas diversas especialidades que existem no AME [ são 18] .
      A DRS XV por sua vez, baseada na série histórica enviada pelos municípios onde estão informadas as demandas reprimidas de consultas, envia as cotas de consultas e especialidades pelo setor de Regulação, aos diversos ESFs das 17 cidades que compõem nossa região.
      Este envio é feito por meio eletronico e o acesso a estas cotas é feito pelos ESFs por um sistema chamado CROSS.
      Portanto o AME não faz agendamento na porta da unidade, apenas atendemos o que foi regulado, distribuido pela DRS XV , e agendado pelos ESFs de 17 municípios .
      Sei que é uma reposta parcial pois as necessidades em saúde pública ultrapassam os limites de espaço deste forum de discussão tão bem conduzido pelo Cardosinho.
      Estou a disposição no AME diáriamente para esclarecer dúvidas.
      Caso existam queixas do nosso atendimento, por favor manifestem na nossa Ouvidoria, que conta com duas Assistentes Sociais para os registros e tomarmos providencias no sentido de garantir o acesso com universalidade, integralidade e equidade , de maneira democrática, sem nenhum tipo de privilégio na assistencia médica do SUS .
      Atenciosamente
      Luiz Henrique

      • Fabiana Palácios

        Prezado Dr. Luiz Henrique, que satisfação poder ter uma explicação tão clara assim! É muito bom haver profissionais comprometidos, e como funcionária do Alto Custo, vivenciamos lá no ARE grandes desafios a serem superados, dia após dia. Como bem elucidado, o blog do Cardosinho poder tornar-se um fórum de discussão muito saudável!
        Fico pensando que bom seria se as pessoas utilizassem esse espaço para esclarecimentos como os que o senhor aqui colocou.
        Obrigada por participar. O senhor utilizou esse espaço da maneira mais sensata possível.
        Abs. da sua colega do ARE.

        • Luiz Henrique

          Prezada Fabiana.
          Tenho grande orgulho de fazer parte desta equipe e testemunhar a superação dos desafios que se apresentam todos os dias para todos funcionários que trabalham no Ambulatório Regional de Especialidades.
          O ARE, no meu entender, deveria ser olhado com mais atenção pelos gestores Estaduais da Saúde, pois tem um papel fundamentl no seguimento de pacientes crônicos e graves,tem papel fundamental na dispensação de medicamentos do Componente Especializado, do Componente Básico e do Componente Estratégico da Assistencia Farmaceutica do SUS, além dos Pedidos Administrativos e Ações Judiciais
          Infelizmente carece da atualização de sua infra estrutura para desempenhar tarefa de tamanha responsabilidade[ assim como o ARSM e o ARR].
          De uma maneira geral o SUS, em que pese suas conquistas, ainda parece ser mal compreendido dado a sua complexidade de ações.
          Entendo que todos os agentes que trabalham em saúde pública têm a obrigação de criar facilidades para os usuários, pois dificuldades as pessoas já tem demais.
          É o mínimo que podemos fazer.
          ATT
          Luiz Henrique

  • Ed Macedo

    O Jalesense ou a assessoria ficou quieto…o q foi?

  • avisei

    Acho que tem gente que vive na cidade das maravilhas,dizer que é sempre bem atendida com hora marcada por telefone e outras bobagens,tem dia que dá tudo certo mesmo,mas na maioria a saúde é um caos,e pelo que reparei as mudanças foram p/pior,moro no Roque Viola e sei bem o que esse pessoal aqui passa p/ atender quase 5 mil usuarios com apenas um médico,isso é falta de respeito,fala-se muito e fazem muito pouco,até os pediatras forma tirados dos e.s.fs.Gostaria de saber onde está essas mudanças que alguém anda falando?

  • APONTADOR

    É Jalesense quem te ensinou que basta ter um bom texto pra sustentar uma mentira, ou te ensinou errado ou vc é que esta no caminho errado… jornalista!

  • chico

    Bom Bril

    O melhor médico de Jales é o Dr. Euclides da Cunha,

  • Affff

    Como funcionaria da saude desconheço essa ordem de podermos marcar as consultas por telefone, a não ser para pacientes dos sitios.

  • Anônimo

    TCR meu amigo o que que o Flá ja foi mesmo pra voce ter saudade, puxa saco de politico pinduricado nas tetas do governo ele e sua familia? ve se enxerga, pelo que eu sei a atuação dele como vereador era mediana a mediocre.Talvez voce esteja com saudades dos Churrasquinhos que ele paga, espera que logolgo tem politica pra federal ele vai dar o churrasquinho pra voce!

  • Servidor Publico

    Realmente eh a realidade de quase todos os postinhos do Municipio.. Infelizmente poucos medicos para atender a Demanda da Populacao.. e Nao sei se todos Conhecem mais o IDOSO tem DIREITO a CONSULTA AGENDADA !!!

  • TCR

    Anônimo
    15 fevereiro 2013 às 8:54
    Não sei se a sua situação financeira permite a você comprar jornais regionais, ou até mesmo sua inteligência o ajude a ler os mesmos, mas o Flá sem ser porra nenhuma, já trouxe mais ajuda para a Santa Casa e para Jales do que qualquer candidato em exercicio aqui da cidade que eu conheça.Talvez em algum momento de fome vc não foi chamado a algum churrasco e ficou magoado,mas se quiser passar o endereço, eu mando espetinhos pra vc no proximo churrasco que o Flá fizer para os amigos dele,Abraços

    • avisei

      boa anonimo,se quiser eu passo o meu,adoro os churrascos do flá,fui em um a uns dias atrás,gente boa p/ caramba,ele e os que o cercam….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • anônimo

    Estou sabendo que o Flá já ajudou mais a SANTA CASA que a deputada SUMIDINHA, me falaram que em 3 mandatos ela até agora conseguiu 150.000,00, MUITO POUCO… Carlão nela…

  • Anônimo

    ESTOU DE ACORDO COM VOCÊ TCR, SE FOSSE O FLÁ NESSES DOIS MESES DE GOVERNO ELE JÁ TERIA COLOCADO ORDEM NA CASA. AGORA ESSA PREFEITINHA EM DOIS MESES SÓ FICOU DISCUTINHO CARGO E CABIDE DE EMPREGO, DEU A SAÚDE DO CONSIRJ NA MÃO DO LUNÁTICO DO MACETÃO E AINDA NOMEOU PRA SECRETARIAS PESSOAS QUE NEM SABIAM SE PODERIAM ASSUMIR. TOMA JALES, TOMA BEM FEITO NAQUELE LUGAR. FLÁ E GARÇA DUPLA BOA MAS A CIDADE ELEGEU A PREFEITINHA DOS BEIJINHOS SE FU***

  • amiga

    vivo nesta cidade aa 55 anos nao sou rica trabalhamos pra viver ,mais sempre fui bem tratada eu minha familia , estao querendo mais , temos bom poliçiais, temos postinho , temos bom bombeiro , temos santa casa, muitas coisa mais, temos muitas gente boa que ajuda . agradeço a deus por viver aqui. Deus manda chuva vcs quer sol,Deus manda sol vcs quer chuva, sou muito feliz, dia e noite tem gente trabalhando, por nos. OBRIGADO NOSSO DEUS.

  • ivaldo donizeti antoniassi

    caro cardosinho estou a dois anos e meio sem retornar ao neurocirugião em rio preto por causa dos incopetentes que trabalha na area da saude aqui em jales .em 01/10/2007 fui operado da coluna no hb;desse dia pra ca vinha com o acompanhamemto medico em dia até o dia 10/08/2010.esta foi minha ultima consulta ;teria que voltar seis meses depois a secretaria do ambulatorio do hb me disse trazer o pedido aqui para jales e pegar uma guia de contra referencia.fui no psf que perteço e emtreguei na maõ da gerente da unidade que na epoca era senhora Tailene que engavetou .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *