CÃES E GATOS PODEM RECEBER VACINA ANTIRRÁBICA NO CENTRO DE ZOONOSES DE JALES

Da Secretaria Municipal de Comunicação:

A Vacinação Antirrábica em cães e gatos está disponível no Centro de Zoonoses de Jales, mediante agendamento. Para isso, o tutor do animal deve entrar em contato com a Unidade de Zoonoses e verificar os dias e horários disponíveis, através dos telefones (17) 99611-5491 e 99639-0415 (WhatsApp). Também é possível comparecer ao local, localizado na Avenida Geraldo de Almeida, n° 1169, Jardim São Francisco de Assis.

Depois de realizado o agendamento, o responsável pelo pet deverá comparecer ao local e hora marcados levando o animal para aplicação da dose da vacina. Se o dono do animal não puder comparecer, a equipe responsável solicita que avise antecipadamente para que a vaga seja disponibilizada para outro tutor que se encontra na fila.

A vacinação antirrábica é importante para prevenir a doença e manter os animais saudáveis. A raiva é uma doença fatal e pode ser transmitida para as pessoas através do contato da saliva do animal infectado, quando ocorrem mordidas ou arranhões.

Podem receber a vacina cães e gatos a partir dos quatro meses de idade, desde que saudáveis. Os animais devem ser revacinados a cada 12 meses. As doses serão aplicadas todo último sábado do mês na própria unidade de Zoonoses, conforme a disponibilidade dos lotes das doses enviadas ao município.

O médico veterinário responsável pelo setor, Carlos Eduardo Geraldeli da Silva, reforça a importância da imunização e do agendamento: “embora a raiva em animais domésticos esteja controlada, a vacinação deve ser feita anualmente, protegendo os cães, gatos e, por consequência, os seres humanos. Não deixe de realizar o agendamento do seu animal de estimação, ele é importante para facilitar o atendimento, já que evita filas, briga entre os bichinhos e uma possível transmissão da doença, além de impedir o desperdício do imunizante, que tem validade após abertura do frasco. Também é importante lembrar que a vacina é aplicada no local, não sendo permitido levar o frasco para casa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *