COM AUMENTO DAS CHUVAS, VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PEDE PARA POPULAÇÃO REFORÇAR AÇÕES CONTRA DENGUE

Da Secretaria Municipal de Comunicação:

A Secretaria de Saúde de Jales, por meio da Vigilância Epidemiológica, solicita para que toda a população, neste início de ano, reforce os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a coordenadora da equipe municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva, a combinação entre o maior volume de chuvas e as altas temperaturas trazem as condições ambientais favoráveis para que a população do inseto aumente, iniciando, consequentemente, um ciclo de transmissão de doenças.  

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, agentes comunitários de saúde e de endemias diariamente estão a campo visitando, vistoriando as residências e fazendo o trabalho de nebulização com a aplicação de inseticida quando necessário. O serviço de nebulização é feito em locais específicos dentro dos bairros, em áreas com maiores incidências de casos notificados ou confirmados visando interromper a transmissão da doença naquela área.

“A partir da segunda quinzena de janeiro vamos realizar uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) no município que vai nortear o trabalho a ser realizado nos próximos meses. A última, realizada no mês de novembro, apontou taxa de 1,0% de infestação do mosquito transmissor,  no entanto, estamos tendo notificações, mas não casos positivos. Com o aumento das chuvas esse índice pode mudar”, alertou Vanessa.

O projeto Jales Mais Limpa, realizado pela Prefeitura de Jales, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Obras e Comunicação foi uma das ações que contribuíram drasticamente para a diminuição da infestação do mosquito.

A segunda edição do projeto, que aconteceu durante os meses de outubro e novembro de 2022, percorreu todos os bairros da cidade e recolheu 450 toneladas de entulhos e resíduos que seriam possíveis criadouros do mosquito transmissor.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *