O PÃO NOSSO DE CADA MERENDA

Em entrevista ao Antena Ligada, o vereador Luís Especiato, relator da CEI da Merenda, deu uma singela explicação para o aumento sui generis na quantidade de refeições servidas no segundo semestre de 2008 e no primeiro semestre de 2009. Segundo Especiato, a média de refeições subiu, naquele período, porque a empresa Gente Ltda passou a utilizar mais pães na merenda. Pão com presunto, alface e tomate, pão com carne moída, pão com mortadela, pão com salsicha, pão com doce de leite, etc.

O milagre da multiplicação dos pães, uma justificativa que atenta contra a nossa mediana inteligência, nem foi uma idéia original de Especiato. Na verdade, ela consta do depoimento das duas nutricionistas da empresa, ouvidas pela CEI. Além de inventarem essa desculpa esfarrapada, ambas as nutricionistas negaram que tivessem dado alguma ordem para fraudar a quantidade de merendas servidas. Cá entre nós, alguém aí acreditava que elas pudessem dizer algo diferente?

A história dos pães não resiste, no entanto, a uma investigação superficial. Em novembro de 2008, um relatório da nutricionista do município, Ellis Ângela Guedes de Moura, manifestava estranheza com relação à quantidade de refeições servidas em uma escola. Em outubro daquele ano, a escola registrou a presença média de 209 alunos, enquanto a média de refeições foi, absurdamente, de 437.

Questionada, Paula Marques, a mesma nutricionista que agora defende a tese dos pães, justificou os números dizendo, naquela época, que “o aumento de alimentos preparados foi necessário devido à utilização do balcão térmico, onde a distribuição da porção pelos alunos e as sobras eram maior”Não se falou em pão! muito pelo contrário, falou-se em arroz: a empresa disse que a utilização do balcão térmico causou um aumento diário no consumo de arroz.

No entanto, a nutricionista da prefeitura não aceitou a justificativa. Em um relatório de 27/11/2008, ela anotou que “duas maneiras diferentes de distribuir refeição para um mesmo público, os mesmos alunos atendidos diariamente, não deve provocar esta alteração tão significativa no número de refeições servidas”. Além de desmentir a versão do milagre dos pães, o relatório demonstra que os problemas da merenda não começaram em 2010, como algumas pessoas querem fazer crer.     

10 comentários

  • Davi de Mattos Barroso

    Essa CEI não terminou em pizza como alguns previam, mas sim em pão!

  • Marcos

    É isso ai Davi, também acho que isso terminou em pão e uma pessoa que também comeu deste pão foi o Vereador Luis Especiato!
    Enfim, Jales & Parini uma parceria de escâmdolos, fracassos e buracos!!!

  • O tempo é o Senhor dos Mestres…

    Não é naquela Colenda Casa de Leis, onde se reune a Augusta Nata da Edilidade de Jales representativa da Fina Flor da Impoluta Tradição e Memória da representação popular municipal que as coisas começam, nem tão pouco… terminam.

    Efemérides, daqui, como da Roma Antiga, indicam ser de bom alvitre oferecer ao povo pão e circo. O que se comprovou mais uma vez em nossas plagas paulistanas, na recente proclamação do mais bem eleito Excelentíssimo Deputado Federal.

    Em tempos de Conferência de Municipal de Saúde, sem médicos, da Assistência Farmacêutica se indica o cuidado, pois em muitos casos, a diferença do veneno ao remédio, consite na dose.

  • Eduardo

    Mano, que coisa Louca e mais absurda, como tentam manobrar a situações, como será que aprenderam isso , será que foi com o alcaide, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, pois diante de fatos não há argumentos, é como disse um dia o torneiro mecanico sobre seus ministros, se é pra escrever besteiras é melhor que nem escreva,, fato em que o LUla relata sobre a embaixadores americanos que foram esculhanbados pelo wikiliks do Assage e o governo Americano queria tentar sensurar o site do WIKI, se formos comparar o Governo Municipal do Paço tenta fazer o mesmo com o aprendiz de blogueiro……..kkkkkkkkk
    Gente só um piadista é que é levado na esportiva pra fazer a Gente raxá o bico de tanto ri, assim como disse o Romário, Agora a corte está toda Feliz, O Rei, o principe e o Bobo – kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    é inacriditavel como a habilidade e a criatividade da imaginação de pessoas que se mostram inocentes flui a tal ponto. Como uma grande quantidade total de alunos repete a refeição novamente e aindam por cima estariam com tanta fome logo depois de saborear o almoço, repitirkkkkkkkkkkkk. Nem nos meus tempos de criança na Escola era assim, nunca vi uma quantidade total de alunos reppitir novamente, mas seu que é logico que mutios repetem as refeições, gente mais numa quantidade estratoferica de numeros desse, meu Deus que argumento, será que quem disse essa justificando a magnitude dos fatos estava entendendo o que estava falando, eu creio que sim, até porque quem tem curso superior não tem nada de burro(a).
    Bom é como o LULA diz nos seus bordões, Nunca antes na história deste país…..kkkkk Nunca antes na História deste Municipio (Jales) houve o consumo de tanta alimentação e cuidados adquados com os escolares….kkkkk essa menina é uma aprendiz de poeta só pode ……..kkkkkk
    Mas confesso que pra mim ser transparente não seriam só fazer uma auditoria na mereda, transparencia é sabe tudo o que foi gasto, com a educação, é necessario uma auditoria em geral…..Eu tenho acompanhado todos os Jornais e pricipalmente as noticias do blog de aprendiz de blogueiro, sobre o cruzamento de informações, nossa nem argumentos padrões conseguem montar, aparecem sempre inumeras contradições de ambos os lados, desde os maiores peixes, os médios e pequenos, até cheguei imaginar que alguns queriam aproveitar da situação pra pular fora do barco. Pois a Corda sempre arrebenta do lado mais fraco, e conforme li os Jornais, um dizia(a), olha a gente sempre manda fazer o certo, pergunta então pra quem fez no que dá a entender ….. Hora será que desviar o assunto, ou melhor se fingir de bobo é melhor de que nada aconteceu pra ver no que da, gente se existem erros serão corrigidos, no meu entender a justiça apenas mandara corrigir os erros só isso principalmente, mas quem dizer a mentiras , a i nem sei o que vai vim pela frente, pois não tenho formação de Leis e tal, apenas ouço falar, e quem sabe e domina vai dar um show e uma aula….

    kkkkkkkkkkkkkk hoje só amanha que eu vou pingar o meu colirio alucinogeno…. verbo do Paim, (HP) fale a verdade sempre, mais nunca conte a verdade…..

  • Eduardo

    Cardoso só pra esclarecer uma coisa essa empresa Gente,~não teve o contrato dela quebrando pela prefeitura, e logo depois ganhou a licitação dinovo, me corrija se eu estiver errado , mas é a mesma empresa não é ???????

  • Anônimo

    Nunca mais votem no Especiato… ele deveria ser neutro, justo e não puxa-saco do Parini!

  • Lucio

    A Prefeitura de jales ta uma piada (de mau gosto), coitado de quem assumir no proximo mandato aquilo deve ta uma ZONA!!!!

  • Bom Bril

    Se a VEREADORA TATINHA for candidata a PREFEITA terá mais votos que o ESPECIATO. Ela saiu do barco furado a tempo, mas não entre nesta Tatinha, vai de vereadora, assim poderá descobir mais coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *