PARINI MUDA O CRAS PARA O JARDIM ARAPUÃ

No Jornal do Povo, de hoje, a secretária municipal de Promoção Social, Cláudia Bardelotti, tentou justificar a mudança de endereço do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – para o Jardim Arapuã, no prédio da antiga Tecmed. Segundo ela, o local onde o CRAS funcionou, nos últimos anos, na Rua Dezenove, centro da cidade, ficou pequeno. Cláudia disse, também, que a Prefeitura teria procurado outro imóvel no centro, mas não encontrou.

O CRAS, é bom esclarecer, foi criado para atender a “população em situação de vulnerabilidade social”. Simplificando, famílias carentes. E qualquer criança da pré-escola sabe que, em Jales, o maior contingente de famílias carentes mora em bairros como o Municipal, Renascer, Paulista, São Judas Tadeu, São Gabriel, Vila União, etc, todos eles bem distantes do Jardim Arapuã.

Aqui em Jales, entre 30 e 40 pessoas procuram, diariamente, o CRAS para obter a ajuda do bolsa-família, renda cidadã, pro-jovem e outros programas sociais. A maioria, vai de bicicleta ou a pé. A partir desta semana, essas pessoas, incluindo idosos e mulheres com crianças de colo, terão que enfrentar o cruzamento complicado da Rua 24 com a Avenida Alfonso Rossafa Molina para chegar até o novo endereço do CRAS. 

E o novo local, é bom que se diga, é espaçoso e vai oferecer alguma comodidade, principalmente aos funcionários do CRAS. Mas e a chamada “população em situação de vulnerabilidade”? Ela que dê seus pulos! Se quiser alguma ajuda, que atravesse a cidade e vá até o Arapuã.

A equipe de pintores da Prefeitura, que inclui o talentoso Cascarano, trabalhou na repaginação do novo prédio do CRAS.

5 comentários

  • Anônimo

    É uma vergonha mesmo!
    Deveriam territorializar o CRAS em Jales, ou seja,um CRAS em cada bairro.
    O CRAS é o Centro de Referencia da Assistência Social. Agora imaginem a população do Jd Municipal, Renascer, ou qualquer outro, tendo que ir até o JD Arapuã a pé e sob o sol que faz em Jales!
    Só Deus na causa!

  • O Aprendiz

    Um Cras em cada bairro e o anonimo ai de cima paga a conta, né!

  • Anônimo

    Com certeza eu pago a conta, pois eu pago imposto. Se o sr não sabe, a legislação é bem clara e pede um CRAS em cada bairro. Leia primeiro e depois comente.

  • Anônimo, evidentemente que não é necessário um CRAS em cada bairro, mas poderíamos seguir o exemplo de Fernandópolis, que, segundo informações, tem três CRAS. Um no centro e outros dois, um em cada lado da cidade. O que não está certo é fazer donas-de-casa, idosos, crianças, etc, se deslocarem de bairros como o Municipal e o Big Plaza até o Arapuã.

  • Anônimo

    Cardosinho, não deixo de concordar contigo. Porém, se há um posto de saúde nesses bairros, porque não também um CRAS!? Os problemas seriam menores para o deslocamento das familias. Porque elas dificilmente têm um carro, ou uma moto. É dificil, visto que são pessoas carentes.
    Com certeza o atendimento será mais complicado até para a equipe técnica, já que a população pensará muito bem antes de procurar o atendimento.
    Mas até nossa administração pensar nessa ideia, ainda vai muito tempo. E olha lá se ainda conseguiremos na próxima administração!
    É obvio que um CRAS em cada bairro foi modo de dizer, até mesmo porque bairros como Aclimação, Maria Silveira, Etc… não necessitam. O CRAS deve estar num ponto de referencia nos bairros mais vulneráveis, onde a população tenha um melhor acesso. Até porque a população não vai até o CRAS para “pedirem algo”, as vezes elas vão apenas para conversar, porque são pessoas “carentes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *