PARINI QUER FECHAR ESCOLA DE TEATRO

Amanhã, o jornal A Tribuna trará matéria sobre a nova investida do prefeito Humberto Parini, que está tentando, mais uma vez, “despejar” a Escola Livre de Teatro – ELITE. Vejam como é contraditório o governo petista de Jales: enquanto a vereadora Pérola Cardoso(PT) aprova uma Moção de Aplausos ao ator Ítalo Sasso, que está no elenco da novela “Insensato Coração”, da Rede Globo, o prefeito Parini, também do PT, tenta mandar para o olho da rua a Escola onde o ator, aos dez anos, deu seus primeiros passos na arte de representar.

Enquanto Pérola agradece ao ator por ele estar divulgando o nome de Jales e reafirma que Ítalo é um incentivador da cultura e um exemplo para os novos valores artísticos que certamente ainda vão despontar em nossa cidade, o prefeito – por mero capricho pessoal – tenta fechar a escola de atores, sob o falso argumento do interesse público. É essa a democracia que o senhor apregoava? É esse o incentivo à Cultura que o senhor prometeu?   

Que coisa vergonhosa, seu Parini! Utilizar-se do poder transitório que ocupa para promover vingancinhas pessoais. Perseguir pessoas apenas porque elas não se curvam às suas vontades! Prejudicar outras tantas, apenas para mostrar que “aqui quem manda sou eu“. Era para isso que o senhor queria ser prefeito? Para mostrar a sua verdadeira personalidade? Em que o senhor difere dos opressores que dizia combater? Onde está a sua diferença para os caçadores de comunistas que invadiram um teatro para calar os atores de “Roda Viva”? Se existia alguma diferença – e nós chegamos a acreditar que existia – o senhor está acabando com ela.

Um conselho, prefeito: ao invés de perder tempo tentando fechar uma Escola, peça prá alguém roçar o mato que cerca o Centro Cultural. Se as fotos que ilustram este post não forem suficientes para convencê-lo, dê uma olhadinha da janela do seu gabinete. Afinal, se bem aí do seu lado o mato tá dessa altura, imagine o resto.  

Em tempo 1: Sabem qual é a desculpa oficial para o governo petista pedir que a ELITE deixe o Centro Cultural? O secretário José Shimomura alega não ter encontrado nenhum documento oficial de permissão de uso para a Escola ocupar prédio público. Vejam bem, o mesmo prefeito que terceirizou a Facip, utilizando-se de um decreto de permissão de uso, não consegue fazer um outro decreto para permitir que uma Escola – que existe há mais de vinte anos – continue ocupando uma sala nos fundos do Centro Cultural. É ou não é contraditória essa administração?

Em tempo 2: Não deixem de ler amanhã, em A Tribuna, um artigo do ator Eduardo Bartolomeu, também formado pela ELITE e, há alguns anos, atuando nos palcos de São Paulo. Vale a pena ler!

Em tempo 3: Acabo de receber um email de mais um ex-aluno da ELITE, o Luís Felipe Rodrigues, que está fazendo teatro em São Paulo. Ele também tem um blog, onde postou um texto sobre a Escola, que vocês poderão ler aqui. E, abaixo, reproduzo o email que me chegou:

Achei que seria interessante que as pessoas que me acompanharam na ELITE
soubessem que eu estou matriculado no curso de TEATRO na Universidade Anhembi Morumbi. Esse é somente mais um passo do sonho que eu descobri dentro dessa escola de teatro maravilhosa. Vejo isso como mais uma conquista desse grupo fantástico que tanto me ajudou. Sei que sem vocês não chegaria aqui sozinho, então gostaria muito de agradecer a todos e se eu estivesse aí, nesse momento estaria aplaudindo todos vocês!
De coração, saudades!
 

7 comentários

  • José Ribeiro de Paula

    Cardoso,

    Enquanto o mato cresce, os buracos aumentam, as obras iniciadas param, qualidade de vida piora, saude precária,é normal desviar o assunto, acabar com o que da certo.
    A incompetência é inimiga do saber

    Big

  • Carla Ayres

    Não sei se me surpreendo, choro, fico indignada ou dou risada das palhaçadas diárias do Sr. Parini!!

    PS: e quem diria o desencontro com a Pérola…ela não levou brinca da madrinha Sra Primeira-Dama?

  • cardoso

    Suéllen, já olhei e gostei. Inclusive do que vc postou sobre música. O Poletto, por exemplo, que é fã da Mônica Salmaso, deve estar se deleitando. Quanto ao prefeito, acho que tá meio perdido. Vai ver a primeira-dama desistiu de orientá-lo.
    Talvez ele não saiba, porque não tem conversado com os amigos, mas o Wesley (filho do Ramos, compadre e assessor do prefeito), foi contratado por uma Universidade de Mato Grosso para ensinar expressão corporal e outras coisas aos professores, visando melhorar a performance deles em sala de aula. E o Wesley aprendeu muito do que sabe na Elite.

    • Poxa Cardoso.. Fico contente que tenha gostado das postagens… sou admiradora da boa música (tive boas influências), o Seu Pedro meu avô sempre foi amante da música.. meu pai (Carlinhos cabelereiro)tb ouvia muito MPB.. com certeza vc já deve ter conversado com eles sobre isso quando cortava cabelo.. rsrs
      Eu me alimento de coisas boas.. Mônica Salmaso foi uma grande descoberta, assim como as Chicas (filhas do Gonzaguinha) que p/ mim é sem dúvida o melhor grupo feminino de MPB… quanto ao Poletto.. ah… aquilo é uma figura… kkk
      quando o Wesley entrou na Elite, eu já estava na escola … ele foi p/ minha turma e estudou teatro comigo muito tempo… ele tb estava presente em altas festas em minha casa … rsrs
      Um abraço Cardoso.. minhas considerações…

  • A ELITE não foi simplesmente uma escola livre de teatro onde eu passei bons (ou melhores)momentos da minha vida e eprendi algumas coisas. A ELITE antes de tudo é uma familia, uma familia onde muitas vezes eu me encontrava quando estava perdido, onde eu aprendi a sonhar e aprendi a lutar pelos meus sonhos sem desistir e tendo forças para isso. Aprendi a ser mais eu sem deixar de pensar nos outros. E isso através de uma arte linda que é o TEATRO. As vezes rio sozinho pois antes da minha primeira aula de teatro eu não sabia nada, nada de mim mesmo, não sabia o que queria ser! Não tinha nenhum sonho pra correr atras, mas quando eu sai uma terça-feira a noite com o corpo arrepiado de tanta arte e tanto saber eu tomei a decisão: O que eu quero é o TEATRO!!! E foi essa escola que me deu toda a força para isso… Tirar isso, essa oportunidade de outras pessoas é pior que um crime, é desumano! O importante é saber que não importa, desde que essa FAMILIA continue unida, onde quer que estejamos faremos e seremos TEATRO!
    *****EU SOU DA ELITE*****

    • Anônimo

      O SUBMUNDO DA ELITE ACONTECE BEM POR DETRÁS DAS CORTINAS!
      AH SE TU SOUBESSE, O QUE UM DIA ENSINOU PESSOAS HJ APENAS VISA INTERESSES PESSOAIS!!
      MELHOR REPASSAR PARA QUEM REALMENTE QUER SABER DE TEATRO!!
      PEÇAS QIE GIRAM EM TORNO D MURIÇOCAS E DST/AIDS!!
      E A VERDADEIRA CULTURA TEATRAL?
      MAS TEM QUE ACABAR COM ESTA CORRUPTURA PARA NÃO CUSPIREM MAIS NESTA CULTURA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *