PREFEITURA DE JALES MANIFESTA INTERESSE EM COMPRAR 45 MIL DOSES DA VACINA RUSSA SPUTNIK V

Assim como a vacina chinesa, a vacina russa foi alvo de piadas de bolsonaristas. E agora ela é uma das opções que sobraram ao Brasil.

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

Com o objetivo de preservar a saúde da população jalesense contra o novo coronavírus, o prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira, protocolou no dia 25 de janeiro, em Brasília, ofício ao Diplomata e Chefe da Representação Comercial da Rússia no Brasil, Sr. Viktor Vadimovich Sheremetker, que declara a intenção de compra da vacina contra a Covid-19, “Sputnik V”, de origem russa, produzida pelo Gamaleya National Center of Epidemiology and Micribiology, financiada pela Russian Direct Investment Fund.

O documento elaborado em Língua Portuguesa e em Inglês manifesta interesse na compra de aproximadamente 45 mil doses da vacina, que está em fase de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O objetivo é ampliar a imunização que já está sendo realizada no município com as vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca.

“Confirmamos com total responsabilidade que estamos dispostos e aptos a celebrar contrato para a compra da vacina Sputnik V e que o financiamento está disponível. Adicionalmente, estamos cientes de que a aprovação da vacina pela ANVISA será condição precedente para a efetivação da transação”, diz trecho do ofício assinado pelo prefeito Luis Henrique.

“Não podemos ficar só na espera, estamos buscando alternativas para ampliar a vacinação e imunizar o quanto antes pessoas com comorbidades, professores e outros profissionais. Recebemos pouco mais de 2.500 doses das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca, que é de extrema importância, mas ainda é pouco. Nossa expectativa é de que esse volume possa ser ampliado”, frisou o prefeito de Jales.

Luis Henrique disse ainda que, com a aprovação da ANVISA, independentemente do fornecedor ou país de origem dos imunizantes, o importante é adquirir o maior número de vacinas para a população jalesense. “Nosso objetivo é garantir saúde para as pessoas, proteção contra a Covid-19, porque somente dessa forma, poderemos voltar ao nosso normal e também iniciarmos o processo de recuperação da economia. Se a ANVISA aprovar a vacina russa, Jales está pronta para adquirir essas doses que podem salvar vidas”.

3 comentários

  • Falta vacina! Cade o Bolsonaro?

    No Brasil, em geral, a vacinação no território nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde, que adquire e distribui os imunizantes por meio do Programa Nacional de Imunização, desde 1973. Mas, os estados também podem comprar vacinas.
    Na pandemia, as gestões estaduais e municipais alegam demora por parte do Bolsonaro e seu ministro em fechar acordos para compra de imunizantes,
    Por isso, estados e prefeituras têm se mobilizado para negociar de forma independente.
    Dória correu primeiro que Bolsonaro e comprou vacinas chinesas. Posteriormente Bolsonaro tomou dele.
    Se o prefeito vai comprar as vacinas certamente terá que pedir ir à Câmara de Vereadores.
    Parece que cada dose custa 10 dólares ou quase R$60. Será que ele vai ter dinheiro para isso?

  • Sérgio

    Pelo jeito o novo prefeito ama a população Jalesense que o elegeu. Primeiro, a vacina sequer foi submetida a terceira fase de testes, segundo, o laboratório União Química, para quem é do ramo da saúde, sabe que nunca foi um laboratório confiável em fabricar remédios. Prefiro a Coronavac, mil vezes.

  • Anônimo

    Elas nunca chegarão. Pq? Fizeram o pedido em língua portuguesa e em inglês.
    Deveriam pedir em russo, oras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *