PREFEITURA E PARCEIROS PROMOVEM AÇÕES EDUCATIVAS NA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

Cartaz TrânsitoNeste mês de setembro, de 18 a 25, acontece a Semana Nacional do Trânsito, e a Administração Municipal de Jales, através da Secretaria de Planejamento e Trânsito, confirmou a realização de várias ações educativas e de conscientização da população. 

As ações serão realizadas seguindo o tema “Cidade Para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” definido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e contarão com o apoio das demais secretarias municipais, Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Associação Comercial e Industrial de Jales e Associação Off Road. 

A programação inclui um concurso de redação nas escolas municipais, com premiações para o primeiro, segundo e terceiro lugar, além da distribuição de panfletos educativos com cruzadinhas; pedágios com orientações da forma correta de utilizar o trânsito com segurança; colocação de faixas informativas pela cidade; distribuição de cartazes no comércio e também uma mini cidade do trânsito informando as crianças sobre a travessia de pedestres, uso de celular o volante, uso de capacete, semáforos e outras atividades. 

Um levantamento realizado pelo IBGE em 2014 estima que é de 1,25 o número de veículos por habitantes em Jales, totalizando 39.049 veículos em uma população de 48.825 habitantes. Já os números de acidentes registrados este ano somam 291 ocorrências e 74 inquéritos policiais instaurados por embriaguez no volante. 

 “Estamos nos unindo com parceiros para aliarmos forças a fim de discutir a temática do trânsito e estimular as pessoas, por meio destas ações, a serem partícipes no processo de alteração de comportamento coletivo no trânsito, proporcionando mais segurança e tranquilidade a todos. Nosso maior foco está nas crianças, que são a melhor ferramenta para essa conscientização, pois elas são multiplicadoras de boas ações, influenciando seus familiares e a comunidade a respeito da importância de cada um no trânsito, cobrando práticas para evitar possíveis transtornos”, comentou a Prefeita Eunice Mistilides Silva- Nice. 

O secretário de Planejamento e Trânsito, Aldo José Nunes de Sá, ressaltou que o pedestre é o tema da campanha deste ano, por esse motivo as ações serão voltadas para esse público. “Vamos chamar a atenção para que todos que fazem parte do trânsito tenham uma conduta mais segura, visando proteger o pedestre, que é o personagem mais frágil no trânsito”.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *