PREFEITURA ESCLARECE INFORMAÇÕES SOBRE REPASSE DE RECURSO FEDERAL E ALERTA SOBRE COMPARTILHAMENTO DE FAKE NEWS

Eu não sei o que anda correndo nas redes sociais sobre esse assunto. O post anterior, que trata dos recursos que deverão ser destinados a Jales e a outras cidades da região, foi baseado em informações divulgadas pelo portal oficial do Senado Federal.

Deixando claro, mais uma vez, que o projeto aprovado pelo Senado ainda depende de aprovação pela Câmara Federal. Portanto, não se sabe, ainda, quando esses recursos serão repassados aos municípios.

Vamos, agora, ao release enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação:

Para garantir transparência aos atos da administração municipal, informar a população e evitar a distorção de informações ou a propagação de fake news, a Prefeitura de Jales esclarece informações distorcidas que vem sendo compartilhadas nas redes sociais, confundindo a população e prestando um desserviço.

Com relação ao aporte do Governo Federal, que será disponibilizado como auxílio financeiro aos Estados e Municípios, é importante ressaltar que Jales ainda não recebeu nenhum recurso federal e que não há uma previsão para o recebimento, nem o valor definitivo que será destinado.

O projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados já sofreu alterações e a proposta inicial foi substituída por um novo texto mais abrangente, que foi discutido e aprovado pelo Senado, no último sábado, dia 02 de maio. Com isso, a discussão, agora, volta à Câmara Federal para apreciação.

O que se sabe até o momento é que o repasse não se trata apenas de um valor adicional, mas também de uma compensação aos municípios devido à queda de arrecadação sofrida com a pandemia, além de outros fatores. No entanto, ainda são necessárias as aprovações finais pelos órgãos competentes e o aval do Presidente da República para que os valores e os prazos do repasse a cada município sejam definidos.

A Prefeitura de Jales reforça que prima pela transparência e pede encarecidamente que a população evite compartilhar informações sem antes checar as respectivas fontes e a credibilidade de quem noticiou.

“As fake news estão surgindo a todo o momento nessa Pandemia da Covid-19 e precisamos ficar atentos ao que é noticiado antes de compartilharmos as informações. Esse tipo de falsa notícia ou de informações distorcidas, além de não contribuírem com o bem-estar social, atrapalham os serviços municipais que, neste momento, estão voltados aos cuidados com a população, sempre priorizando a saúde em primeiro lugar”, ressaltou o secretário municipal de Comunicação da Prefeitura de Jales, Douglas Zílio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *