PREFEITURA ESTUDA REABERTURA DE FARMÁCIAS DAS UNIDADES DE SAÚDE DO JACB E DO ARAPUÃ

Da assessoria de imprensa da Câmara:

O vereador João Zanetoni (PSB), através de requerimento aprovado em Sessão Ordinária, questionou a Prefeitura se havia previsão para a reabertura da farmácia na Estratégia Saúde da Família (ESF) “Dr. Luís Ernesto Sandi Mori”, no bairro Conjunto Habitacional JACB.

Segundo o vereador, a situação obriga os pacientes do JACB e de vários bairros vizinhos, que necessitam de medicação fornecida pela Prefeitura Municipal, a se deslocar até a Unidade de Saúde no Centro de Jales. Para muitos pacientes, esse deslocamento é difícil e, aparentemente, não há uma justificativa razoável para a farmácia não voltar a funcionar na ESF “Dr. Luís Ernesto Sandi Mori”.

Zanetoni indagou qual seria a previsão para a reabertura da farmácia e, caso a Prefeitura não pretendesse reabrir a farmácia, por qual motivo.

Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, informou que estão sendo adotadas medidas para a reabertura das farmácias nas Unidades de Saúde do JACB e Arapuã.

A reabertura da farmácia na ESF “Dr. Luís Ernesto Sandi Mori” depende da contratação de profissional farmacêutico, pois para o seu funcionamento, o Conselho Regional de Farmácia exige, no mínimo, um farmacêutico e um técnico de farmácia atuando no local.

Foi realizado pela Prefeitura um concurso para o cargo de farmacêutico, com disponibilidade de uma vaga, que já foi ocupada e por isso há a necessidade de criação de mais cargos de farmacêuticos, uma vez que os disponíveis pelo município estão preenchidos.

No mesmo concurso, foi aberta uma vaga para técnico de farmácia, com convocação imediata e uma vaga para cadastro de reserva. A convocação ainda não foi publicada. Assim que for criado e preenchido o cargo de farmacêutico e houver a nomeação do técnico de farmácia, será possível a instalação das duas farmácias, a do JACB e a do Arapuã. As farmácias funcionarão por meio período.

Os requerimentos e suas respostas podem ser conferidos na página da Câmara (www.jales.sp.leg.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *