PREFEITURA LANÇA PROJETO “COLHENDO FRUTOS” E PRAÇAS COMEÇAM A GANHAR ÁRVORES FRUTÍFERAS

Da Secretaria Municipal de Comunicação:

A Prefeitura de Jales, por meio de sua Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente iniciou a semana colocando em prática um delicioso projeto. O “Colhendo Frutos” vai levar o plantio de árvores frutíferas para as praças da cidade.

O objetivo é plantar árvores frutíferas em áreas públicas como bosque e praças para conectar as pessoas e a natureza. A secretária da pasta, Sandra Gigante e sua equipe, iniciaram o plantio na manhã desta segunda-feira, 18, pela Praça “Olga Belão Pêgolo”, no Jardim Pêgolo.

De acordo com a secretária, é feito um levantamento para definir o tipo de árvore frutífera que se adapta a cada espaço público antes de serem plantadas. “Primeiramente definimos que tipo de espécie será plantada em cada local. Precisam ser plantas com maior resistência às doenças. Observamos que crianças e idosos costumam frequentar nossas praças, essas árvores frutíferas mexem com nossa memória afetiva resgatando sabores e aromas. Além disso, nosso objetivo é que a população tenha acesso a esses produtos”, ressaltou Sandra.

A praça do Jardim Pêgolo recebeu duas espécies de goiabeiras, cajueiros, amoreiras, coqueiros baianos e jabuticabeiras e uma espécie de árvores que produzem cajá-manga e macadâmia, respectivamente. Vale lembrar que todas as mudas são produzidas no Viveiro Municipal.

“Vai ser muito bonito para as comunidades de cada bairro observarem as mudas ganhando formas e tamanhos, se transformando em árvores, produzindo frutos, proporcionando cores e sabores variados. Elas ainda vão esbanjar beleza e oferecer conforto para quem quiser descansar debaixo da sombra que vão oferecer. Queremos fazer os adultos e idoso lembrarem de suas infâncias e resgatar o costumo de colher frutas no pé e proporcionar às crianças esse prazer”, ressaltou Sandra Gigante.

Para o prefeito Luís Henrique Moreira, “o projeto Colhendo Frutos, que consiste no plantio de árvores frutíferas nas praças de Jales, vai garantir que nossa população tenha a oportunidade de um contato mais próximo com a natureza e tenha o prazer o a satisfação de conhecer o sabor das frutas colhidas no pé, livre de agrotóxicos. É uma ação de bem estar e saúde pública proporcionada por nossa Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Um projeto muito bonito que vai deixar Jales mais colorida e agradável”.

Presidentes de associações de moradores dos bairros de Jales que se interessarem pelo projeto Colhendo Frutos e pelo plantio de árvores frutíferas em seus bairros podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (17) 3621 6688.

11 comentários

  • jalesense desanimado

    putz , nem acredito nisso. parabens para quem teve a ideia.

  • Futuro verde

    Uma coisa tão simples e até agora ng tinha feito. Que venham mais projetos voltados ao meio ambiente.
    Seria legal um “disk árvore” como tem em algumas cidades da região.

  • Cidadã

    A Sandra tem tudo pra ser uma ótima Secretaria.

    Eu adorei a ideia. Vai dar uma cara nova pras nossas praças.

  • Eu

    Precisa fazer uma poda de árvores da praça João Mariano(por pessoas especializada).

  • Grobo

    Planta uma árvore tira fotos imagina o dia que ligo farol do viaduto… vai aparecer no Fantástico kkkk

  • Anônimo

    Parabéns a ideia. As avenidas de Brasília/DF tem difundido a ideia. O simples parece grandioso.
    Espero que os cuidados das praças sejam constantes (poda, roçagem, etc).

    Ao secretário de comunicação, é o secretário de “notinhas”. Nunca vi uma entrevista com o sujeito.
    Será que ele sabe falar frente as câmeras e microfones?

    • Da saúde

      Estes rapazes da comunicação estão se superando, Estes dias vi o anúncio de um veto que tira garantias dos profissionais de saúde na linha de frente do COVID com uma foto do prefeito como se fosse algo de outro mundo? Será que o sindicato e os vereadores vão se posicionar sobre o tema? Estou de olho na minha vereadora Carol! Vamos ver se não se confunde desta vez pois não vai colar mais esta desculpa!

  • brasil

    6 na foto e dois plantando vai Jales e Brasil planta uma amora e foto macadamia quero ver quem vai comer

  • Lula lá!!!

    Ta ai um ótimo motivo de não ter tido candidatura única em Jales mais uma vez. Quem leu os planos de governo do Luis Henrique e do Especiato viram que o do Especiato tinha muitas ideias inovadoras pra Jales.

    O plantio de árvores frutíferas era uma dessas ideias do Especiato e não do LH.

    Que bom que a Sandra pegou o plano do PT pra pegar umas boas ideias que faltavam no plano do LH.
    Kkkkkkkk

  • Ailton

    Kkkkkkkk!!!! Boaaaaa!!!! O duro que é vdd. Kkkk

  • JALES MERECE MAIS

    E SÓ PRA COMPLETAR……TEM QUE JOGAR ÁGUA NA SECA…..PQ FAZER O PLANTIO É FÁCIL….QUERO VER MANTER….ESTAMOS DE OLHOOOO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *