SAÚDE MUNICIPAL PROMOVE ‘NOVEMBRO’ AZUL PARA PREVENIR CÂNCER DE PRÓSTATA

novembro-azul

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura de Jales, através da Secretaria de Saúde vai realizar uma campanha de prevenção em todas as ESF (Estratégia de Saúde da Família) do município. O trabalho será realizado do dia 11 ao dia 27 de novembro. 

De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes e a chefe de gabinete da pasta, Celma Crepaldi, a campanha pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeterem a exames preventivos. 

novembro azul tabelaEm alusão ao Novembro Azul, todas as ESFs vão abrir, uma vez nesse mês, no período noturno. O início da campanha será na segunda-feira, 11, na ESF Francisco Xavier Rego, no Jardim Paraíso, a partir das 18 horas.

“Os horários variam, mas podem ser conferidos na tabela anexa. Todas as ESFs vão promover orientações através de palestras que alertam sobre a prevenção do câncer de próstata ao público alvo que são homens com idade acima dos 40 anos. Queremos atingir os homens que nunca fizeram exames e não estavam atentos para a necessidade de realizá-los”, disse a coordenadora das ESFs Gisele Murta. 

CÂNCER DE PRÓSTATA – Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que em 2012 foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. 

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. De acordo com o Instituto, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *