A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

No “Contexto” do Jornal de Jales deste domingo, o jornalista Deonel Rosa Júnior coloca os “pingos nos is” a respeito da festejada performance da educação municipal de Jales no Ideb 2013. Eis um trecho do que ele escreveu:

élida1-peqAs escolas municipais de Jales tiveram média 7,0. Só para estabelecer comparações, a meta estabelecida para o Ensino Fundamental I era de 4,7 e a média nacional foi de 5,2. O desempenho dos jalesenses também superou o índice estadual, que era de 5,8 em 2013.

A performance da rede municipal em 2013, a par de ser motivo de justa comemoração para a atual administração, também encerra uma lição – vale a pena investir em educação e, mais do que isso, não mexer em time que está ganhando.

Como se sabe, se teve um setor onde a administração anterior acertou em cheio foi a educação, sob a batuta da professora mestre Élida Maria Barison da Silva, que comandou a Secretaria por oito anos, obtendo excelentes resultados tanto nas avaliações do Ideb quanto no Saresp.

Élida saiu do governo, mas a equipe ficou, o que desaguou no resultado ora obtido. Também nunca é demais lembrar que os profissionais da rede municipal de educação são os únicos da administração municipal que têm Plano de Cargos e Carreira, conquista obtida através de gestões junto à administração anterior e aos vereadores da legislatura passada. Que este exemplo sirva para os demais setores… 

18 comentários

  • Volta, Elida. Sem o Parini

    Tem setores da “midia” de Jales que sonha com a volta do ex prefeito Parini e aproveita para elogia-lo.
    E’ o caso do jornalista do JJ para lembrar da ex secretaria, esquecendo que e’ obrigaçao do prefeito colocar os melhores nesses cargos de confiança.
    E’ uma pena que o salario nao e’ bom pois o criterio de escolha nao e’ tecnico e sim politico.
    Dizer que a nota 7,0 e’ merito da ex secretaria e’ desvalorizar a atual secretaria.
    Muita pretensao politica

    • De quem vc tá falando??

      Amigão,, sem desmerecer a atual secretária,, mas,,, que é ela?? Já se trocou tantas que nem lembramos !!

      • Processos inesqueciveis

        Acho que o pior nao e’ trocar de secretaria e sim, querer esquecer quem foi o chefe da professora Elida por 8 anos
        Cada vez que eu lembro, vem um processo
        Lembrança cara

  • TONINHA

    D.ELIDA FAZ A DIFERENÇA ,PARABENS DEIXOU SEU LEGADO .

  • Felicidade

    Igual a Dona Èlida Barison como Secretária de Educação Jales nunca mais vai ter. MULHER dedicada, honesta e além de tdo de uma humildade imcomparavél………..saudades de uma Educação e Atendimento de qualidade.

  • Fabiana

    Dona Élida é aquele tipo de professora simplesmente INESQUECÍVEL! Sempre que a encontro, faço questão de lhe abraçar.
    Meu filho começou a estudar na EMEI aos quatro anos de idade, e eu sempre tirei o chapéu para a Educação Municipal. Minha irmã, que sempre lecionou em escolas particulares, quando via o material usado e as tarefinhas, sempre me dizia que não deixava nada a desejar em relação ao ensino particular.
    E agora que meu pequeno está na Escola Estadual posso ver os frutos. Sua alfabetização foi nota dez!
    Minha bebê está na creche, e ouso dizer que seria injustiça chamar de “creche”. Chamo de escolinha. Sinto-me abençoada aqui no bairro. Professoras e cuidadores muito zelosas!
    Parabéns Dona Élida! A árvore que a senhora plantou está dando seus frutos agora.
    Muito obrigada!

  • professora

    Parab´nes á todos e todas, mpois o mérito é de muitos/as, principalmente de nós professores e professoras que durante 200 dias letivos dedicamos todo o nosso esforço, dedicação, paciência e conhecimento aos nossos alunos e alunas, com o objetivo maior que é ensiná-los e não de atender metas e índices. Obrigada.
    A equipe da secretaria permaneceu, mas nós professores e professoras também…e somos nós, professores/as que fazemos a diferença, sempre!!!!
    Pais, alunos, comunidades, todos valorizem nosso trabalho, por favor. Respeite quem mais tem feito para mudar essa sociedade.

  • Tabajara Construções S/A

    Um merecido reconhecimento.
    Parabéns D. Élida e equipe, pois vocês possuem o convívio dos competentes.
    Uma mulher adiante de seu tempo, simples no trato e singular na sabedoria.

  • anônimo

    pois é,não temos como ver estas notas ,pois é…só eles tem a senha ,e é os próprios professores da classe que aplica as provas nas escolas das prefeituras . tem que ter nota alta mesmo.

  • Geraldo da Nóbrega

    ‘Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir.’ A dona Élida sabia pra onde conduzir o barco e sua equipe era (é) excelente e comprometida com os ideais da Educação. Ela engordou a galinha, colheu os ovos de ouro juntamente com os professores, alunos e pais. Mérito de todos. O que não é aceitável é essa ” turminha’ de incapazes metidos a administradores e secretariozinhos quererem recolher os ovos como se fossem eles as próprias galinhas. Não têm cloacas para isso!

  • prof zico

    Dona Élida é sensacional,maravilhosa e competentíssima.

  • Quem participou dos benefícios

    Dona Élida foi imparcial, profissional ímpar. Arregaçou as mangas e foi para dentro das escolas. Se houve avanço na educação de Jales foi devido ao seu esforço, devido acreditar no trabalho do professor. Não foi secretária de gabinete ou puxa saco de escolas elitizadas. Ela pensava nas crianças. Sempre dizia: no dia de amanhã esta criança que é o problema na escola poderá encontrar com você, com teu filho, e o que você terá feito para mudar o futuro Dele?? SAUDADES DONA ÉLIDA!

  • Tonho Toicim

    Dona Élida é show. Admiro muito

  • anonimo

    todos paises desenvolvido investe em educação, aqui se investissimo nesse quesito, BRASIL seria um paraiso.

  • Professora

    Parabéns primeiramente aos professores que encaram as mais diversas situações de pressão todo os dias. Com certeza não trabalham por um índice somente (meta política) mas presam pela verdadeira qualidade educacional. O professor que se envolve cresce com seu aluno e tem a oportunidade de colher seus frutos. A equipe gestora das escolas, secretaria em geral estão presentes sim. Mas reitero: parabéns professores!!!! Não é desmerecendo ninguém, mas os melhores profs do município atuam na rede pública e mesmo assim não são valorizados. Infelizmente! Tem gente gastando dinheiro a toa…

  • Anônimo

    Dona Élida é referência! Parabéns também a todos da equipe e principalmente aos professores como foi dito!

  • Marcio Barison

    A tia Elida foi uma referência para a educação da cidade, pena que os rumos políticos, muitas vezes, são contrários ao que é certo. Isso não é “privilégio” nosso, ocorre em todas as esferas. A política nacional está na contramão das necessidades do seu povo.

  • Estudante/Professor

    Comparar a Dona Élida com a secretaria atual é covardia. Não façam isso. Os fatos comprovam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *