A TRIBUNA: FORMAS GRAVES DA COVID ATINGEM CADA VEZ MAIS OS JOVENS. SANTA CASA TEM INTUBADOS COM IDADE A PARTIR DE 20 ANOS

No jornal A Tribuna deste final de semana, a manchete principal destaca o novo decreto do prefeito Luís Henrique, publicado na sexta-feira, no qual o município revoga medidas restritivas mais duras – que fechavam inclusive supermercados – e adota as medidas estabelecidas pela fase emergencial do Plano SP do governo estadual, que autoriza o funcionamento normal de supermercados e afins. A fase emergencial foi anunciada pelo governador João Dória na quinta-feira, 11, e impõe restrições a algumas atividades, incluindo parte das atividades classificadas como essenciais, que deverão obedecer novas regras a partir da próxima segunda-feira, 15, e até o dia 30 de março. 

Outro destaque é a matéria do repórter Alexandre Ribeiro, o Carioca, sobre uma tendência que está se cristalizando em todo o Brasil e também aqui em Jales: a média de idade das vítimas da covid que estão sendo internadas em hospitais está ficando cada vez menor e, em contrapartida, o tempo de internação de cada paciente está ficando cada vez maior. Segundo a matéria, na Santa Casa de Jales há a percepção de que a faixa etária dos internados por covid está diminuindo a cada dia e, o que é pior, pessoas jovens estão chegando ao hospital em estado grave. Atualmente, a UTI da Santa Casa tem pacientes intubados com idade a partir de 20 anos.

A campanha da Santa Casa e da rádio Antena 102 que arrecadou recursos para aquisição de capacetes que ajudarão no tratamento de pacientes da covid; a reunião de prefeitos realizada na ACIJ também visando a obtenção de recursos para a Santa Casa comprar equipamentos; a denúncia do MPF contra a ex-prefeita Nice Mistilides, acusada de dispensar licitação para a concessão do aeroporto a uma escola de aviação; as mortes de pelo menos duas mulheres com covid, que não conseguiram vaga na UTI da Santa Casa; e a campanha da ACIJ visando incentivar consumidores a fazer compras no comércio de Jales, são outros assuntos de A Tribuna.

Na coluna Enfoque, comentário sobre o imbroglio envolvendo o vereador Elder Mansueli que, a propósito de causar nas redes sociais, gravou e divulgou um vídeo escrachando algumas fiscais da vigilância sanitária, além de homenagear o prefeito Luís Henrique e um assessor com adjetivos pouco lisonjeiros, como “vagabundo” e “moleque”. O colunista diz que o vereador poderia ter tratado o assunto de forma mais civilizada, mas refuta as pressões que estariam ocorrendo nos bastidores, pregando uma possível cassação de Elder. A coluna lembra que, em 71 anos de história, a Câmara de Jales cassou apenas dois vereadores – Sílvio Cintra e André Macetão – e por motivos bem mais graves.      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *