A TRIBUNA: PROPORCIONALMENTE, JALES TEM MAIS ÓBITOS POR COVID QUE FERNANDÓPOLIS, VOTUPORANGA E RIO PRETO

No jornal A Tribuna deste final de semana, a principal manchete destaca a marca de 100 óbitos por covid, atingida por Jales desde o início da pandemia do coronavírus. A cidade começou a semana com 97 óbitos e contabilizou mais três – todos idosos – chegando a uma centena de mortes. Por conta dessa triste marca, o prefeito Luís Henrique decretou luto oficial por três dias no município. Na Santa Casa de Jales, o índice de ocupação da UTI-Covid era de 66,67% na quinta-feira, com 08 dos 12 leitos ocupados. Na enfermaria, a lotação era de 60%, com 12 dos 20 leitos ocupados. O jornal constatou, ainda, que Jales é a cidade da região onde as pessoas correm mais risco de morte por Covid. Proporcionalmente, o número de óbitos ocorridos em Jales supera Fernandópolis, Votuporanga e São José do Rio Preto.

Ainda sobre a novela envolvendo o rompimento dos convênios para fornecimento de merenda e transporte aos alunos das escolas estaduais, o jornal está noticiando que o município paga 55% das despesas com a alimentação escolar servidas nas escolas do estado. Segundo a matéria, a Prefeitura gastou quase R$ 1,6 milhão com essas escolas em 2019 e, para este ano de 2021, a projeção da equipe do prefeito Luís Henrique indicava um aumento substancial nos gastos com a alimentação e o transporte escolar.

O andamento do processo sobre a construção do conjunto “Honório Amadeu”, que aguarda uma perícia judicial; a visita do prefeito e do presidente da Associação Comercial de Macaubal à nossa ACIJ; a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, que teve 36 indicações e 11 requerimentos; a decisão da Justiça de Jales, que vai permitir que a Prefeitura utilize duas ambulâncias que estavam paradas por questões burocráticas; os questionamentos dos vereadores Carol Amador(MDB) e Hilton Marques(PT) a respeito dos gastos da Prefeitura com aluguéis; e as melhorias providenciadas pela nova administração em unidades de saúde do município, são outros assuntos de A Tribuna

Na coluna Enfoque, informações sobre as nomeações de dois Bigottos – os primos Leandro e Renato Bigotto – para cargos de segundo escalão da Secretaria Municipal de Esportes. Renato, que é servidor de carreira, demonstrou ter mais prestígio que o primo Leandro, que foi candidato a vereador e ficou na suplência, apesar de ter sido o sétimo mais votado. A coluna está informando, também, que o prefeito Luís Henrique publicou decreto que proíbe a realização de horas extras pelos servidores municipais. As únicas exceções são para os casos de calamidade e de emergência, além dos serviços essenciais de saúde. A medida é para evitar que a Prefeitura ultrapasse os limites estabelecidos em lei para os gastos com pessoal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *