ACIJ ALERTA SOBRE GOLPES NO PAGAMENTO DE BOLETOS EM JALES

A notícia é da assessoria de imprensa da ACIJ:

A ação de golpistas virtuais, especializados em fraudar boletos bancários, tem se tornado cada vez mais comuns no país. Esses criminosos já fizeram milhares de vítimas e o prejuízo é enorme, causando ônus em diversos setores da economia, empresas, clientes e instituições bancárias.

Recentemente, empresários de Jales, Sorocaba e outras cidades do estado registraram boletins de ocorrência depois de serem vítimas de estelionatários.

Os golpistas enviam e-mails falsos, contendo malwares (códigos maliciosos) em formato de anexos, fotos, avisos de cobrança e links para despertar a curiosidade. Quando o internauta abre e clica num desses conteúdos, seu computador é imediatamente infectado. Uma vez instalado, o vírus passa a monitorar o computador à distância.

A fraude acontece quando o vírus corrompe e altera o código de barras durante a geração/impressão do boleto, modificando o bloco de números que representa a conta corrente do favorecido e, sem que o usuário perceba, o pagamento é desviado para as contas bancárias dos fraudadores. Somente após finalizada a operação é que se descobre a fraude e o desvio do pagamento para uma conta desconhecida.

A Associação Comercial e Industrial de Jales alerta para os cuidados que devem ser tomados para evitar possíveis fraudes:

– Tenha sempre instalado um bom antivírus em seus computadores, tablets, smartphones e proceda sempre às atualizações de versão, pois todos os dias surgem novos vírus e tipos de golpes;

– Ao receber e-mails, não abra mensagens de origem desconhecida ou duvidosa, contendo links para atualização de dados cadastrais ou bancários, boletos, supostas fotos curiosas ou qualquer outro tipo de material anexo. Apenas descarte;

– Os sites dos bancos geralmente são seguros para pagamentos eletrônicos, desde que o seu computador não esteja infectado;

– Proteja seu patrimônio e mantenha-se informado.

Em caso de dúvidas ou de notar alguma suspeita de golpe em seu computador ou aparelho utilizado, procure ajuda de um especialista em TI, ou de uma empresa do ramo. Se for vítima da fraude, registre um boletim de ocorrência.

3 comentários

  • Roberto

    Du, você és um excelente jornalista, porque você foi sair de uma afiliada da rede globo pra entrar na ACIJ? Será que foi maus conselhos de Jalesense dor de cotovelo?

  • Observador

    Roberto.
    A CBN em Jales fechou,ficou Rio Preto só.

  • sukodilaranja@hotmail.com

    Os fraudadores enviam emails com códigos de barras falso em nome dos fornecedores, afirmando estar corrigindo os valores e dando descontos. Felizmente o sistema bancário em cada pagamento de boleto identifica quem está pagando e quem vai receber a grana. Mas quem está pagando tem que prestar atenção, senão passa batido. Levar o malote de títulos e deixar no banco ou lotérica nem pensar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *