AGÊNCIA DE PUBLICIDADE ‘PREVIEW LTDA’ ASSINA CONTRATO COM PREFEITURA

O amigo Saulo Nunes da Silva, meu ex-professor de flauta, enviou correspondência comunicando que, após ganhar a licitação aberta pela municipalidade, assinou o contrato pelo qual a sua agência, a Preview Marketing e Publicidade Ltda, cuidará da publicidade institucional da Prefeitura de Jales.

Saulo aproveitou para esclarecer alguns pontos. Eis o que ele escreveu: 

São José do Rio Preto, 09 de agosto de 2013.

Ao Amigo Cardosinho,

Acabo de assinar o contrato da publicidade com a Prefeitura. Uma licitação de modalidade essencialmente técnica, que além da criatividade, exige muito conhecimento em planejamento estratégico. Dos 100 pontos possíveis, a Preview obteve 99.

O preço também é parte integrante da licitação, mas regulamentado por lei: as comissões que a agência faz jus são pagas pelos veículos e fornecedores e a criação é tabelada pelo sindicato estadual, com um desconto máximo permitido, que a Preview ofereceu no processo.

Licitação para publicidade nos órgãos públicos foi regulamentada pela lei federal 12.232, de 2010, editada pelo ex-presidente Lula. A agência é um gerenciador do contrato, com vistas na racionalidade, economicidade e eficiência dos investimentos feitos e atende a todas as secretarias da administração. A verba anual (no caso de Jales 300 mil reais) é uma espécie de previsão orçamentária, que poderá ou não ser aplicada, dependendo da necessidade e segue um detalhado planejamento anual.

Os meios utilizados vão desde um simples folheto, uma faixa, um carro de som no bairro, passando por jornais, rádio, outdoor, internet, etc…até televisão, quando necessário.

Ao contrário do que se possa imaginar, inicialmente e pejorativamente, não se trata de uma forma reduzida de “propaganda política”, o trabalho é muito mais amplo. As campanhas podem ser do tipo: pontuais (vacinações, matrículas, convocações, tributos, convites, utilidade pública, defesa civil, trânsito, etc..); educativas, com vistas a assegurar o bem estar das futuras gerações ( como coleta seletiva de lixo, preservação do meio ambiente, etc…); institucionais (divulgação das potencialidades do município em outras regiões com vistas a atrair investidores); e as campanhas de prestação de contas, pelas quais o gestor público dá ciência dos seus atos à população, das realizações concretas, para que o cidadão ao se informar possa interagir com a administração, de forma consciente e construtiva.

Os veículos de comunicação são empresas que vendem informação e entretenimento e, portanto, não têm a obrigação de fazer isso gratuitamente à administração pública. Cada um tem também sua linha editorial, com o que devemos conviver democraticamente.

Como prestador de serviços contratado terei muito trabalho pela frente, pois sei da determinação da Prefeita Nice e do seu sonho em promover o desenvolvimento da cidade.

Por fim, sinto-me muito feliz em voltar a trabalhar em Jales, esta cidade que amo. Nela vivi minha adolescência, juventude e iniciei minha carreira de publicitário, tendo sido o primeiro profissional desta área na sua história. Transitei por várias alas, prestei serviços a grandes lideranças como Masaru, Viola, Guisso, Garça, Flá, Rollemberg, Soler, Pedro Pupim, entre outros, tendo recebido reconhecimento e respeito de todos. Aqui nasceram meus filhos e aqui os criei. Em Jales ainda tenho parentes e grandes amigos, muitos, graças a Deus.

Atenciosamente,

Saulo Nunes

12 comentários

  • Pit Bull

    Parabéns amigo Saulo.

    Sua preocupação profissional em esclarecer, deixa claro a sua envolvente capacidade no que faz. Entendo, ser uma qualidade associada ao seu honroso trabalho.

    Vamos aos interesses –

    Particularmente ou para grande parte da população jalesense, pairam dúvidas, como :
    – É o momento de referida contratação, levando-se em conta as dificuldades financeiras da prefeitura ?
    – A quem efetivamente contempla referida divulgação ? Ao povo me parece de pouca importância, pois a melhor propaganda são as realizações de interesse público e que até o momento não as vejo.
    – Diante do trabalho de comunicação “terceirizado” , qual o papel da Secretaria de Comunicação ?
    A manutenção da mesma trará custos duplicados, a não ser que a mantenha para tiragem de fotos dos incompetentes mandatários com o fim exclusivo de auto promoção em “colunas sociais”.
    – Não somos tão ignorantes; para deixarmos passar que o valor previsto não seja utilizados em sua totalidade ou quiça com suplementação – isto vai muito do momento político – o cotidiano nos mostra o descaso e a irresponsabilidade com o erário público.

    Alerta aos nobres vereadores, MP e JE para que este instrumento institucional não se tranforme em propaganda eleitoreira e partidária paga com o dinheiro do contribuinte que pouco tem sido convertido em bem estar da população.

  • Pica - Pau do PARAGUAI

    CARDOSINHO, MANDA UM TAMBOR DE 200 LITROS DE ÓLEO DE PEROBA PRA ELE.
    SÓ ISTO QUE TENHO A DECLARAR.

  • eleitor indignado

    esta empresa é aquela das pesquisas furadas, que dava 52% pra nice/calado e 17% pro frá/garça. e é a mesma empresa que agora tá sendo contratada através de licitação. quanta transparência né dr. pedro calado !!!

  • SAULINHO (PAZ E AMOR)

    PARABÉNS PIT BULL, MEU VOTO JÁ É SEU.

  • Larinha

    POis é ,né eleitor indignado, eu também acho que ele (Saulo) deveria ter sido ético ,na época da campanha, e nos tentar explicar esses “dados”,que todo mundo sabe como surgiram……assim como está agora, tentando explicar essa licitação ganha……..acredito que grande parte do povo de Jales, entre eles muitos dos seus amigos ou, ex, sei lá,agradeceriam…

  • Rebelde

    Pit bul vc e tao bom de discurso
    so precisa sair do anonimato… num acha

  • Pit Bull

    Caro(a) Rebelde

    Não faço discurso – coisa de político – escrevo o que penso e acho correto.

    Respeito os argumentos racionais que contrapõem os meus, portanto o anonimato é secundário.

    Agradeço sua sugestão, espero não estar incomodando.

  • putz

    Alguém por acaso tinha alguma dúvida?Faz-me rir esse povo,ainda tem a pachorra de esclarecer….
    Muito esclarecedor,mas nós todos sabíamos quem sairia vencedor dessa licitação.Se é que ouve alguma.
    Esse povo adora testar nossos neurônios por achar que somos burros.

  • gaguinho

    Saulo Parabens por sua conquista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk com muita luta e suor.

  • Anônimo

    E o pior é que nós sabemos como é feito este tipo de contratação, inclusive na maioria das vezes o Edital já vem pronto e preparado pela propria empresa ganhadora, com é claro, as exigencias que só o interessado pode cumprir.

  • GARNIZÉ

    Meu voto é do Pit Bull também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *