AIDS E SÍFILIS: CAMPANHA ‘FIQUE SABENDO’ CONTINUA ATÉ SEXTA-FEIRA

Fique Sabendo 01

Segundo o Diário da Região, edição de hoje, pelo menos 10 pessoas contraem o vírus da AIDS, por mês, em São José do Rio Preto. A mesma matéria diz que, neste ano, 44 pessoas morreram com a doença naquela cidade.

É possível que, entre as pessoas contabilizadas em São José do Rio Preto, tenhamos gente de Jales, uma vez que, em virtude do preconceito que ainda cerca a doença, alguns pacientes preferem buscar tratamento em outras cidades, como Fernandópolis, Votuporanga e Rio Preto.

Mas, vamos à notícia da Secretaria Municipal de Comunicação:

A campanha “Fique Sabendo”, que incentiva o teste de HIV e Sífilis e tem como objetivo a conscientização sobre a importância da realização do exame, continua até a próxima sexta-feira (05) em Jales. De responsabilidade da secretaria municipal de Saúde, por meio do SAI/CTA (Serviço de Atendimento de Infectologia / Centro de Testagem e Aconselhamento), a campanha oferece testes gratuitos em todas as unidades de saúde. 

A iniciativa teve início desde o último sábado, dia 29, na qual dezenas de testes foram realizados durante o período da manhã, na Praça João Mariano de Freitas (Praça do Jacaré). No local também houve a distribuição de preservativos, panfletos informativos, café da manhã para quem foi avaliado e distribuição de brindes. 

A ação tem como objetivo combater o preconceito e o medo do exame que pode identificar precocemente a infecção pelo vírus da AIDS, ajudando a salvar vidas, como também o diagnóstico da Sífilis, uma doença sexualmente transmissível que pode ser curada se tiver tratamento imediato. 

Os exames e resultados são realizados de forma sigilosa e privativa, com orientações antes e depois dos testes e, se necessário, encaminhamento para tratamento. Os resultados dos testes saem em aproximadamente 30 minutos. “Queremos que as pessoas tenham o diagnóstico precoce, para saber da doença antes de adoecer e receber o tratamento adequado”,comentou a Coordenadora da Campanha Fique Sabendo em Jales, Vanessa Ferreira Martins Aparício. 

De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes, “a campanha segue até sexta-feira, período em que focamos com intensidade o incentivo aos exames, mas as unidades de saúde estão sempre de portas abertas para atender a população durante todo ano. Os interessados podem procurar a unidade mais próxima ao bairro no horário de atendimento que vai das 08 às 05 horas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *