ALUNOS DE JALES VENCEM FEIRA DE CIÊNCIAS E VÃO PARA NOVA YORK REPRESENTAR O ESTADO

A notícia é do Diário da Região:

Alunos de Jales venceram o primeiro concurso virtual de Ciências da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e vão para Nova York representar o Estado na Genius Olympiad. Além da esquipe de Jales, também foram consagrados vencedores estudantes da Escola Estadual Afonso Cáfaro, em Fernandópolis.

O projeto campeão foi criado pelos alunos de Jales, Jhonatan Ferreira, Raphael Casagrande, Wigor Ribeiro, e propõe transformar as casas em espaços mais sustentáveis com a ajuda de um desodorante natural. Elaborado a base de carvão, o composto limpa os ambientes sem agredir o ar. Agora o projeto será levado aos Estados Unidos e poderá ser replicado por estudantes de outros países.

A escola de Fernandópolis levou as outras duas equipes finalistas da região na feira de Ciências. Os trabalhos, na área de Biologia, identificaram o potencial da planta conhecida como “comigo-ninguém-pode” no combate ao mosquito da dengue e a curiosa introdução do gafanhoto na merenda escolar, graças à alta taxa de proteína “do bem” do inseto.

Ao longo do ano, os alunos desenvolveram 138 projetos, dos quais 20 chegaram à última etapa do concurso. Os escolhidos passaram por uma banca avaliadora composta por membros de universidades, diretores e presidentes de empresas. Os finalistas também garantiram vagas em importantes encontros científicos nacionais, como a MOP (Mostra Paulista de Ciências e Engenharia), Mostratec (Feira de Ciências e Tecnologia de Novo Hamburgo) e Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

“A feira é o primeiro passo para a entrada desses jovens no mundo científico. Além disso, desperta nos nossos alunos o espírito do empreendedorismo, ao propor ações ou produtos que podem ser comercializados. A expectativa é que no próximo ano mais projetos tenham esse destino”, afirma Dayse Pereira da Silva, organizadora da feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *