ARTIGO: “IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA?”

O amigo Wellington Lima Assunção enviou interessante e indignado artigo, onde lança uma porção de questionamentos a respeito da atuação da administração municipal. Vamos ao que ele escreveu:

Sou nascido em Jales/SP, tenho 20 anos, casado e estudante de Engenharia Civil. Atualmente faço estágio em uma construtora no ramo de edificações de prédios residenciais. Já trabalhei também em uma empresa multinacional na área de consultoria em engenharia e planejamento. E o mais relevante para os meus questionamentos é o fato de já ter feito estágio na Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação de Jales e já possuir alguns conhecimentos técnicos e administrativos na esfera de Obras e Planejamento no Poder Público.

Gostaria de esclarecimentos das seguintes questões:

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? – A lei do Plano Diretor do Município de Jales não passa por reformulação a quase 20 anos. A lei federal estabelece o prazo máximo de 10 anos.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? – A necessidade de execução de galerias em diversos pontos da cidade. Ex: Av. João Amadeu (Próximo ao Supermecado Proença). Existem máquinas novas (PAC-2), mão de obra e materiais de sobra, pois o mesmo está sendo utilizado de forma incorreta na obstrução da passagem de veículos em vias da cidade. Desculpas nesse sentido não podem ser aceitas.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? – ROTATÓRIAS!!! TODOS os projetos de trânsito devem possuir Responsáveis Técnicos que exclusivamente são: Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros de Trânsito ou Engenheiros Urbanos. Além disso, possuir RRT (Arquitetos e Urbanistas) ou ART (Engenheiros), pois existem muitas vidas que podem ser afetadas com projetos sem responsáveis técnicos. Se por mal do destino acontecer acidentes nessas rotatórias, de quem será a responsabilidade do projeto mal dimensionado?

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? – Existe algum laudo assinado por um responsável técnico que constata a necessidade da poda realizada nas árvores das avenidas? Podemos sair podando árvores à vontade?

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? – A empresa de São Carlos contratada emergencialmente para a varreção e coleta de lixo na cidade está aparentemente utilizando um imóvel no Distrito Industrial I. Existe a Lei Municipal do PRODIJAL de Jales – LEI MUNICIPAL Nº 3.162, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2.006 – Política de Fomento ao Desenvolvimento Econômico do Município de Jales –  que cita que todas as vendas e alugueis dos imóveis nos terrenos de distritos industriais doados, como é o caso do Distrito Industrial I, devem ter a Anuência da Prefeitura de Jales. Será que estão fiscalizando isso? O município possui Fiscal de Posturas para tal fiscalização.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? – Existe a concessão de Portarias de Diretores de Divisão e Chefes de Setores a funcionários não efetivados? Isto é, não possuem 05 anos de carreira na Prefeitura depois de assumir a vaga em concurso.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? – Existe desvio de funções dos funcionários? Isso é legal perante a lei? E os termos dos editais de concurso?

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? – Aumentar a taxa da Iluminação Pública sendo que as vias públicas estão sem manutenção e substituição de lâmpadas queimadas? Ex.: Av. João Amadeu (Próximo ao Jales Clube).

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? – Entregar comunicados a respeito de limpeza de terrenos particulares, alertando que se os mesmos não forem mantidos limpos os proprietários serão notificados e multados sendo que os da Prefeitura Municipal estão sem limpeza e manutenção? Como pode cobrar limpeza das pessoas sendo que nem os terrenos públicos estão limpos?

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? – Como pode lançar agendamento de consultas nos postos de saúde sendo que nem as contas de telefones são pagas em dia?

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? – Quais são as obras de engenharia que foram conquistadas, licitadas e realizadas nos últimos tempos?

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? – Pode existir o preenchimento do cargo de Chefe de Gabinete sem o preenchimento do cargo de Secretário? O Chefe de Gabinete vai assessorar qual Secretário? Pode ter Chefe de Gabinete do Prefeito, sem Prefeito?

Temos o direito de saber o currículo dos Secretários e Chefes de Gabinetes das Secretarias de Planejamento, Trânsito e Desenvolvimento Econômico; Obras, Serviços Públicos e Habitação; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente; Administração. Afinal, quem paga o salário tem o direito de saber quem está sendo contratado.

Essas são algumas das perguntas que me faço quase todos os dias e que gostaria de respostas por parte do poder público de Jales, pois pago os meus impostos em dia e tenho o direito e dever como cidadão de me manter informado.

27 comentários

  • nita

    Cardosinho, depois quando se fala que o povo gosta de pão e circo muitos se sentem ofendidos, apesar do abaixo assinado do moradores e boa parte da população que pediram para não funcionar mais o forro aqui no bairro São Jorge, a nossa dignissima prefeita não só autorizou mas se fez presente com seus famosos beijinhos, confirmado o que fala o Beto Mariano uma vela para Deus e outra para o DIABO, a mesma terceira idade que frequenta o Cievi e a mesma que frequenta o do São Jorge com uma diferença o Cievi ainda tem uma programação esportiva, e esse aqui é só para putaria.

  • Cidadão

    Qual zé mané escreve nesse blog se achando. Improbidade é muito além do que uma ART, hipocrisia pura desse sujeito.

  • Betto Mariano

    Permita-me responder algumas perguntas: Primeiro amigo acho que o trânsito devemos perguntar ao Capitão da PM em Jales que é o principal articulador das mudanças no trânsito. Segundo quanto a você saber qual o currículo do Secretário de Trânsito de Jales é fácil, ele passou a maior parte da sua vida transportando cortadores de cana, ou pessoal de mão de obra na panha de laranja,acho que tem o segundo grau completo e dizem que ele tem curso técnico de contabilidade. Resumindo uma pessoa como você por exemplo com toda experiência não serviria para esta administração, a não ser que esteja disposto a entregar adversários e passar o dia no gabinete da prefeita fazendo fofocas, contando a ela quem fala mal ou quem não votou nela, portanto amigo nossa cidade está ferrada e mal paga !!

  • Betto Mariano

    Ah me esqueci quanto as habilidades do Secretário de Planejamento, ele ainda não sabe a diferença do BEM COMUM para o BEM INCOMUM….

  • somos contra os politicos

    Quero perguntar ao “Betto Mariano” se ele e’ aquele que puxou o saco da Nice, durante anos e depois nao conseguiu mamar nas tetas da prefeitura?
    Sendo que ficou ameaçando a contar tudo o que sabia e nao virou nada.
    Talvez as qualidades do secretario tem, a prefeita conhece
    e nao viu em vc.
    Falei

  • Cidadã

    seu curriculo deixa claro: só entende de engenharia. estude politica administrativa e se limite a falar de birigui onde mora

  • BACHAREL EM DIREITO

    KKKKK MUITO BOA BETTO!!! E DEPOIS A PREFEITA E O BEM INCOMUM SAEM POR AÍ PERSEGUINDO OS POBRES DOS FUNCIONÁRIOS. CADÊ O FLÁ, SOCORRE ESTA CIDADE POR FAVOR!

  • anônima

    è wellington,peço perdão por ter colocado vc e a sua geração na situação atual,quando tinha a sua idade nós tivemos um sonho,ter um país melhor,pois tinhamos um país grande é rico,estavamos de mãos atadas e sem força de expressão, a sede de liberdade era muito grande, fomos as ruas é tiramos os militares… sei que conhece a história.só que a pressa era muito ,a vontade de beneficiar o povo brasileiro era grande, começamos errado ,começamos com o assistencialismo,dando o que comer a este povo,é deixamos e acreditamos nos movimentos socias , que colocamos nas mãos de pessoas que tinha carismas ,fala facil para que o povo entendesse que podiamos crescer ,e deixamos de lado sem olhar o carater das pessoas,a índole,a formação familiar e social… e com isso foi infiltrado pessoas de mau carater nas lideranças políticas, gente que tinha muita ganância de dinheiro e poder.hoje pagamos cara por isso! tem muita coisa a ser feita,fixa limpa;maioridade penal;investimento na educação;moralidade … chegamos a um ponto que pra cobrar que uma lei seja cumprida temos que colocar nosso nome é enfrentar prerceguição ,difamação,desmoralização… mesmo que vc seja uma pessoa de bem.Sabe willington não estou tentando acabar com os seus sonhos de um país melhor .só estou desabafando .

  • Definitivamente, este mandato está perdido para essa cidade!
    Não vamos perder tempo em ficar trocando acusações sobre isso ou aquilo, a verdade, é que temos que trocar todos os políticos que aí estão, porque estamos quase no meio do mandato, e infelizmente, só vimos brigas, perseguições, mandos e desmandos. E a Casa da Criança? A população já esqueceu?

  • Carlos Alberto

    O PIOR DE TUDO É QUE OS VEREADORES NÃO SABEM DISSO,VOCÊ COMO CIDADÃO PODE FAZER ESTA DENÚNCIA NA CÂMARA, LEVE TODOS ESTES DIZERES E PROTOCOLE NA CÂMARA. PEDINDO A IMPROBIDADE. SE NÃO DER EM NADA A PIZZA MANDAMOS PARA OS VEREADORES.

  • Anônimo

    É, estude política! E português.

  • Ex Guarda Mirim

    [email protected], o R.P e os que prestaram serviços para a festa ummmmmmmmmmmmm acho que a IMPERATRIZ vai ter muita dor de cabeça, e ela não vai ter saída a hora do FURACÃO esta chegando.
    Aguardem…

  • Ex Guarda Mirim

    Nenhum supos decreto que teria sido feito, vai isenta-la da sua co autoria e responsabilidade(MUITAS TESTEMUNHAS) sobre o evento EXPO.
    Como vc diz fontes palacianas garantem que os assessores da IMPERATRIZ estariam de cabelos em pé, os que tem…

  • Anônimo

    O jovem engenheiro, para ser pouco menos leviano, podeia elencar os supostos atos de improbidade fazendo referencia ao descrito na lei 8429 (que provavelmente deve conhecer né?). Será que faz sentido esse título? Ou foi somente para ser tendencioso?
    E o blogeiro, publica qqer coisa? Filtra informações, tira dúvidas, pesquisa antes, ou também escreve só pra enganar a maioria como toda mídia? “Formadores de opnião” deveriam ser mais cautelosos…

  • Nossa quanto bate boca, quanta palavras jogadas fora, a verdade è uma sò os politicos de Jales merecem nota ZERO.VOLTA PARINI.

  • Eguiberto

    Gentemmmm… este anônimo é o bruninho
    Kkkkkkkkkk
    Recebe para isso, fica o dia inteiro com a pagina do blog aberta.
    Não é queridăo…

  • Wellington

    Caros leitores, não estou afirmando absolutamente nada. Prestem atenção no que está escrito. São questionamento e não afirmações. Saber ler não é apenas juntar sílabas! Estou apenas querendo saber se os responsáveis por fiscalizar estão por dentro desses assuntos. E só para responder um comentário, a falta de uma ART não é característica de improbidade acredito eu. O problema é fazer tudo sem responsabilidades técnicas e planejamento. A Cidadã deve conhecer muito de política pública e saber que a que está sendo feita em Jales é o Anarquismo. E não sou engenheiro ainda. SOU APENAS UM CIDADÃO QUE QUER RESPOSTAS COMO A MAIORIA DOS JALESENSES!!!

    • Anônimo

      A falta de ART, e praticament e nenhuma questão levantada são atos de improbidade. Foi leviano, percebeu né? Acabou de usar outro termo, será que sabe o que é anarquismo? Erros devem ser corrigidos, o povo deve cobrar respostas e ações da administração mas faça da maneira correta jovem.

  • @@@@@@@@

    Conheço o Wellington. Com apenas 20 anos já faz todas essas reflexões, imaginem com mais maturidade que, com o passar dos anos, é consequência natural!!!. Se algum dos itens está equivocado, merece discussão sadia e com propriedade. Assim, todos nós aprendemos! É de jovens assim que Jales e todo Brasil precisa!!! Estão aprendendo na faculdade e entendendo a aplicação no meio em que vivem!!Parabéns menino! sempre achei que ia longe rsrsr

  • @@@@@@@@

    só mais uma observação, Wellington. Leia mais sobre Anarquismo!! Vai se apaixonar pela ideia. O que está acontecendo aqui na nossa terra,com certeza é outra coisa, menos Anarquismo. Jorge Amado e a esposa eram Anarquistas e diziam “graças a Deus”
    rsrsrs

  • Balanga beiço

    Depois que Judiciarizaram tudo na Política e na administração pública, principalmente nas Prefeituras, fica impossível governar. Caro Wellington, vc descreve em termos de indagação, más podemos afirmar, tudo pode ser Improbidade Administrativa, dependendo da interpretação de “Promotores”. Então, em 2016 candidate ao cargo máximo de seu município, para colocar em prática a sua visão de “Administração Pública”.

    • Anônimo

      Impossível governar se nao souber governar. Tem muita gente fazendo bons trabalhos .
      Tudo no mundo tem lei, tem regulamentação, e todas leis servem para organizar a nossas vidas e garantir direitos iguais, alem de evitar roubalheira. Nao estamos no velho oeste. Ate uma aldeia tem suas leis. Qual é sua motivo de vc nao querer a interferência do poder judiciário na política? Boa coisa nao é, nao é mesmo gente?

  • Anonimo 2

    Nossa caro colega Balanga beiço; estamos em um país democrático, expressar as opiniões e indagações é um direito, aliás poucos tem a coragem de fazer o que Wellington fez, todos falam mas ninguém dá a cara a tapa. Você está de parabéns Wellington, isso demonstra que você tem conhecimento na sua área que já é o bastante, poucos tem essa sabedoria e nem sabe nada disso.

  • Anônimo

    Cardosinho cadê meu comentário que mandava este imbecil pra PQP?Se não deu mando agora vá. Pra PQP seu FDP.

  • pelamor

    Pelamordedeus Wellinton!!!

    Que pergunta mais difícil !!!

    Pula para outra…

    Esta vai ficar sem resposta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *