CÂMARA DE JALES JÁ ENTREGOU 85 TÍTULOS DE CIDADÃO JALESENSE E 50 MEDALHAS XV DE ABRIL

O Título de Cidadão Jalesense é a principal honraria concedida pela Câmara Municipal a pessoas que não nasceram em Jales mas prestaram relevantes serviços à cidade. Além do Título, a Câmara tem outras duas honrarias para homenagear nossos cidadãos: a Medalha XV de Abril e a Medalha Ecológica Municipal.

Desde julho de 1970, quando concedeu o primeiro Título de Cidadão Jalesense ao então bispo diocesano dom Arthur Horsthuis, a Câmara já entregou outros 84 títulos. O último deles foi entregue ao historiador Genésio Mendes Seixas (foto).

Entre os que receberam a honraria estão os ex-prefeitos Edson Freitas de Oliveira, Honório Amadeu, Pedro Nogueira, José Antonio Caparroz e Roberto Vale Rollemberg, além de alguns ex-vice-prefeitos e vários ex-vereadores. O ex-prefeito Pedro Callado também recebeu, quando ainda era juiz.

A Medalha XV de Abril foi instituída em 1995 e os primeiros homenageados foram a professora e ex-vereadora Esmarlei Henrique de Carvalho Melfi e o ex-delegado de Ensino Eteocles Arnoni. Outras 48 medalhas já foram entregues, incluindo o jornalista Deonel Rosa Júnior e o empresário Fabrício Fuga, os únicos a receberem a medalha e também o título de cidadão.

A terceira honraria, a Medalha Ecológica Municipal foi instituída em 2006, por iniciativa da vereadora Aracy de Oliveira Murari, a Tatinha, com o objetivo de homenagear pessoas ou instituições que tenham prestado relevantes serviços à ecologia e ao meio ambiente. A primeira e única homenageada com a Medalha Ecológica, até aqui, foi a professora Gema Aparecida Prandi Rosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *