CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR ‘GUARDA MIRIM’

A Câmara Municipal realizou, agora à noite, uma audiência pública onde se discutiu o fim do projeto Educando/Aprendiz (“Guarda Mirim”), da Casa da Criança de Jales. Como se pode ver pela foto acima, o assunto – apesar da importância – atraiu pouca gente.

Além da diretoria da Casa da Criança e de alguns vereadores, apenas o presidente da ACIJ, um representante do Poder Judiciário e um ex-guardinha – hoje empresário – deram-se ao trabalho de ir até a Câmara. Se o convite fosse para ver alguma dupla sertaneja se esgoelando, certamente que o recinto seria pequeno, mas, como o assunto é sério…

Recentemente, matéria de A Tribuna destacou que a chamada “Guardinha” contribuiu para a formação moral, ética e profissional de cerca de 5.000 adolescentes, em 35 anos de existência. Não é pouco. O vereador Rivelino Rodrigues e a própria assistente social da Casa da Criança, a Bia – que aparecem na foto – foram “guardinhas”.

O primeiro coordenador da Guarda Mirim foi esse jovem advogado da foto ao lado, Juarez Canato. Durante nove anos, de 1977 a 1986, ele foi o responsável pela “Guardinha”.

Canato nos contou que, nesses nove anos, “cerca de 2.000 adolescentes passaram pelo aprendizado da Casa da Criança e, deles todos, apenas dois acabaram se envolvendo em ocorrências criminais”.

Como se vê, o assunto merecia um pouco mais de atenção.   

12 comentários

  • Onde está o povo?

    É Cardosinho, o povo é bom pra cobrar, mas muitas vezes deixa de fazer o seu papel…….o brasileiro é asim, senta no sofá de casa e fica esperando cair as coisas na cabeça, por isso queo Brasil está desse jeito!!

  • Juliano Matos

    Cardosinho, é triste ver o final de um projeto que beneficiou tantas famílias em nossa cidade. Esse projeto tinha peso social muito forte, pois tirava os jovens das ruas e colocava-os em ambientes saudáveis, e também auxiliava muitas famílias na complementação de suas rendas com as remunerações recebidas pelos jovens. Eu, particularmente, pertenci ao quadro da Guarda-mirim por quase três anos, dos 12 aos 15 anos, na oportunidade onde trabalhei com já falecida D. Célia e o grande Facholi na Zona Azul.

    Infelizmente a legislação atual engessou esse projeto e o fim é o que nós estamos vendo hoje. Tomara que não termine. Abraços!

  • Cadê ?!

    O pouco interesse é geral. Cadê os representantes do Executivo e do Fórum da Cidadania? Cadê os eleitos que nos governarão a partir de 2013? E por falar nisso não identificamos todos os vereadores nessa reunião.

  • Anonimo

    Caros amigos o que nós simples mortais podemos fazer contra Lei que tem que ser cumprida.
    Vai acabar e Ponto, Infelizmente.

  • Anonimo

    Os nossos governantes não tem interesse em ter bons projetos tipo este da casa da criança, isto educa o povo, socializa, isto para Politico não serve quanto mais burro melhor para ser manobrado na epoca de eleição, com o seu voto. Isto e Jales e Brasil.

  • Chiclete

    Ele voltou!!! Juju esta de volta.

  • Pedro

    Fui guarda mirim com muito orgulho no início dos anos 80 com apenas 14 anos de idade. Trabalhava em um escritório de arquitetura de segunda à sábado, ia nas reuniões em frente à catedral todos os sábados a tarde, para cantar o hino nacional, marchar e tomar orientações do Sr Canato.Usávamos farda estilo militar, e graças à esse inicio profissional,no qual pra ser guarda mirim era obrigado a estudar e ser bom aluno mesmo no período noturno, hoje posso dizer que sou um cidadão realizado, na vida pessoal e profissional. A guarda mirim ajudou muito na formação do caráter de muitos jovens. Aquele regime implantado pelo Sr Canato era de fato bem rígido, mas funcionava. Quem dera hoje os jovens tivessem esse tipo de qualificação que tínhamos na época.

  • Fabiana

    Fico impressionada mesmo em ver o interesse coletivo quando o assunto é serio! Como você bem escreveu Cardosinho, se fosse para ver algum cantor famoso, faltaria espaço.
    Há cerca de três anos atrás, quando uma das responsáveis pela Casa da Criança conversou comigo, foi numa noite às vésperas do Natal, onde levei as crianças do Coral Mirim para fazerem algumas apresentações.
    Ela desabafou sobre as dificuldades que a Casa da Criança passava, e eu disse prá ela que tantas idéias poderiam ajudar: um show beneficente, um jantar, quermesse, sei lá. Como as minhas crianças cantam músicas que eu escrevo, eu lhe disse que poderia até se pensar na idéia de um CD gravado por crianças, cuja renda fosse totalmente revertida ao projeto.
    Ela ficou encantada com a idéia, mas disse, com certa emoção, que lamentava muito a “falta de apoio”.
    Infelizmente, o que vemos hoje é cada vez mais o aumento do envolvimento de adolescentes em crimes e roubos, justamente porque parece que TUDO é permitido ao jovem, menos trabalhar…
    Uma pena que as boas idéias nunca são ouvidas ou valorizadas.

  • GABRIEL

    AMIGOS,QUANDO A CASA DA CRIANÇA PROCUROU O EXECUTIVO PARA QUE AJUDASSE A RESPOSTAS…

  • Anonimo

    Gabriel, a prefeitura é obrigada a cumprir a lei e ponto final. A Guarda Mirim, da forma que era, NÃO pode mais. Entendeu?

    • GABRIEL

      A FEBRAEDA esta fazendo uma mobilização nacional para, tentar modificar esta lei. E as entidades estão indo nas Câmara Municipais exigindo nota de repúdio.A FEBAREDA e as entidades vão para Brasilia em uma audiência com o ministro Carlos Lupi.ENTENDEU

  • Anônimo

    pois é quando as crianças podia começar a trabalhar com 12 anos nao tinha tanta marginalidades por ai, todos as crianças aprendia ter responssabilidade logo cedo hoje tem tanta vontade e nao pode quando faz 16 anos a vontade de trabalhar já passou, pois ja aprendeu como ganhar dinheiro do jeito mais facil, que é roubando ou vendendo drogas, tem que mudar isso gente e ninguem faz nada só pensa em asfalto buraco na rua enfeite de natal. se esquecem que as crianças sao o futuro do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *