CARTÓRIO DE JALES REGISTROU QUATRO UNIÕES HOMOAFETIVAS EM 2015. E CASAMENTOS CONTINUAM DIMINUINDO

LP_parada_gay_28-850x567

O Cartório do Registro Civil de Jales realizou, segundo apurou o blog, 04 uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, em 2015. Destes, três casais – ou três pares, como quer o urubólogo – são formados por mulheres. O outro casal é formado por dois homens, que, por sinal, não moram em Jales.

O número de uniões homoafetivas – ou casamentos gays, como se diz por aí – está aumentando em Jales, mas ainda é pequeno. Em maio de 2013, dois anos após o STF reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo, Jales registrava apenas um caso. À época, Santa Fé do Sul já contabilizava 07 uniões homoafetivas.

Por seu turno, o casamento tradicional – entre um homem e uma mulher – continua  diminuindo em Jales. No ano passado, foram 337 casamentos registrados no Cartório. Em 2013, tinham sido 399, e, em 2014, foram 362. Em dois anos, a queda no número de casamentos foi de 15,5%.

Se os casamentos estão diminuindo, o número de nascimentos parece estável. Em 2015, o nosso Cartório emitiu 610 certidões de nascimento. Em 2014, tinham sido 607. De outro lado, na nossa Santa Casa, o número de crianças nascidas em 2015 é bem maior: 1.066. A diferença acontece porque o nosso hospital atende toda e região e muitas das crianças que nasceram aqui em Jales, foram registradas nas cidades onde moram.

Por fim, no triste capítulo dos falecimentos, o Cartório de Jales emitiu 764 certidões de óbito no ano passado, ou 99 a mais que os 665 óbitos registrados em 2014. Um aumento considerável, mas não há motivos para os jalesenses ficarem muito preocupados.

Ocorre que, diferentemente do que ocorre com os nascimentos, todas as pessoas que falecem em Jales têm a certidão de óbito emitida, obrigatoriamente, pelo nosso Cartório. Assim, as pessoas que não moram em Jales, mas falecem na nossa Santa Casa ou no Hospital de Câncer, acabam inflando as estatísticas do Cartório.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *