CASO RAFAEL GOES: LAUDO RESPONSABILIZA CONDUTORES DE MÁQUINAS

“Cumpre finalmente consignar que, deu causa ao acidente os condutores das máquinas pá carregadeiras, que trafegavam pela marginal Izaura Berto Venturini, e tentavam cruzar a Avenida João Amadeu, parando no meio da manobra, interditando o trânsito totalmente na via sentido Bairro – Centro, culminando no acidente em questão”.

Essa é a conclusão laudo pericial 529.456/2012, do Instituto de Criminalística, que já está de posse da Polícia Civil. Ele responsabiliza os condutores das máquinas pá carregadeiras pelo acidente ocorrido na tarde do dia 19 de novembro do ano passado, que vitimou o jovem Rafael Góes Luiz.

De acordo com o laudo elaborado pelo perito criminal Marcos Pêgolo Peres, que examinou o local do acidente e as condições em que ele aconteceu, o cabo de aço de 3cm de diâmetro e 5 metros de comprimento estava tensionado a uma altura pouco acima de 1,15m, no momento do acidente.

Ainda segundo o laudo pericial, “a manobra de travessia das máquinas pela Avenida João Amadeu deveria ter sido feita com batedor ou outro meio de sinalização para parar o trânsito nos cruzamentos”.    

O laudo registrou, também, que as condições de visibilidade eram normais, mas a visualização do cabo de aço esticado entre as duas máquinas dependeria exclusivamente da acuidade visual do condutor da moto, uma vez que não havia nenhuma sinalização (pano, sacola, ou outros de coloração atrativa) e o cabo tinha a tonalidade da cor do asfalto. 

Post Scriptum: Eu me esqueci de dizer que ainda faltam os resultados de dois exames, também importantes: um deles é do Instituto Médico Legal e o outro é o exame de teor alcoólico que está sendo feito com o sangue da vítima. Além disso, a polícia está ouvindo testemunhas. 

Portanto, não creio que seja o caso de apontarmos culpados, nem de fazermos julgamentos prematuros. Isso caberá a quem entende do assunto. A intenção do blog é apenas mostrar que os fatos estão sendo apurados. 

21 comentários

  • João

    Pra quem na época ainda achava que a culpa era do motoqueiro…..

  • Dunha

    Sera que a ideia, a ordem, de levar uma maquina daquele tamanho guinchada por outra em um cabo de aço pela vias movimentas da cidade partiu dos dois motoristas?
    Sera que eles nao receberam ordens de superiores para o serviço?…..srsrsrrsr
    E a lei….permite que veiculos motorizados trafegue guinchados por cabos, cordas e assim por diante?
    éeeeeeeeeeeee….. srsrsrsrsrss

  • EP

    Parabéns ao consagrado blogueiro, gostei do seu post scriptum, isto é ser imparcial

  • Lei Falha

    Com certeza tem que responsabilizar os chefes imediatos e o prefeito, e tbm deveria ter sido feito o exame de teor alcoolico no motorista das maquinas, por que ser feito só no rapaz? Deveria sim ter sido colhido sangue dos motoristas.

  • zezao

    PRA DIZER A VERDADE A RESPONSABILIDADE É DE AMBAS AS PARTES DOS MAQUINISTAS DA PREFEITURA POR ESTAR TRAFEGANDO SEM BATEDORES E O MOTOQUEIRO QUE ESTAVA EM ALTA VELOCIDADE. PORQUE TINHA CARRO ESPERANDO AS MAQUINAS PASSAREM.NA VERDADE CARDOSINHO O TRANSITO DE JALES ESTA MESMO PERIGOSO NINGUEM ESTA RESPEITANDO MAIS NADA PRINCIPALMENTE AS 6 HORAS DA MANHÃ E AS 18HORAS APÓS O FECHAMENTO DO COMÉRCIO,NÃO TEM PARE E SEMAFOROS PRA NINGUEM. EU MESMO QUE TRABALHO NESSES HORARIO JÁ PASSEI POR 5 SITUAÇÕES DIFICEIS.ESSES DIAS ATRAS EU LIGUEI EM UMA EMISSORA DE RADIO LOCAL, CUJO JORNALISMO COMEÇA AS 7HORAS DA MANHÃ PARA RECLAMAR TAL ACONTECIMENTO E NÃO QUIZERAM RECEBER MINHA RECLAMAÇÃO POIS ESTAVAM ESPERANDO LIGAÇÕES DE POLITICOS.RESUMINDO SABADO PASSADO DIA 26 AS 6HORAS DA MANHÃ ACONTECEU UM ACIDENTE NA AVENIDA FRANCISCO JALES COM A RUA 4 E A VITIMA ENCONTRA-SE NA UTI JUSTAMENTE POR NÃO RESPEITAREM O SEMAFORO.ESTAVA ATRASADA.

    • Preclaro Zezão, acho precipitado dizer que o rapaz estava em alta velocidade. Segundo informações extraoficiais, ainda não houve nenhum depoimento de alguma testemunha que garanta isso. E a perícia, aparentemente, não diz nada sobre a velocidade do motociclista. De qualquer forma, você tem razão quanto à falta de respeito às normas de trânsito. E essa falta de respeito é de todo mundo, não apenas de motociclistas. Ontem mesmo, tivemos três acidentes envolvendo motos. E, em pelo menos um deles, foi o carro que invadiu a preferencial.

    • daiane

      engraçado que nem a família tem ainda informações sobre a velocidade em que o rafael trafegava e esse tal de zezao sabe.Não importa á que velocidade ele estava o que importa é que ele se foi e nós que amavamos ele nào podemos ao menos dar um ultimo abraço.Muita gente diz muita coisa,mais sabe e conhece muito pouco da vida.Não gostei do seu comentário zezao e tenho todo direito pois o Rafael é MEU irmào.Pode até ser que eu estivesse em aalta velocidade mas se o cabo de aço não estivesse lá talvez meu irmão estivesse aqui comigo agora.

    • Concordo com vc em algumas partes
      Se ele tava em alta velocidade vc sabe se tava mesmo? 2° e PROIBIDO ESSE TIPO DE DE COISA CABO DE AÇO OU CORDA E NAO TINHA NENHUMA SINALIZAÇÃO
      AGORA VEM FALA PRA MIM QUE VC SEGUE TODAS AS PLACAS E NORMAS DO TRANSITO

  • funcionária tbm

    NINGUEM FAZ NADA NA PREFEITURA SEM UMA ORDEM,.. SE ERA PARA OS MOTORISTAS IREM REBOCAR ESTA OUTRA MÁQUINA, QUEM DEU A ORDEM DEVERIA TER PROVIDENCIADO TODA A SEGURANÇA, TANTO PARA OS MOTORISTAS COMO PARA A POPULAÇÃO, MAS NÃO FOI ASSIM……NA PREFEITURA SE UM FUNCIONÁRIO NÃO CUMPRE UMA ORDEM PODE ATÉ SOFRER UMA SINDICÂNCIA…ENTÃO COMO FICA?..A RESPONSABILIDADE TEM QUE SEU REPARTIDA, OU NÃO??????????OU NÃO ?????????????????? OU NÃO?????????????????

  • Cristina

    Caro Cardosinho gostaria de deixar aqui um manifesto,ou uma grande preocupação,ontem mais um acidente provocado por um motorista da prefeitura,fiquei indignada com a falta de preparo de alguns desses.O caminhão Muk da P.M ia descendo a rua João Amadeu e sem mais nem menos resolveu dar ré e pegou uma ronda biz, a piloto da moto pulou e deixou a moto onde o mesmo continuou a dar ré e só parou quando um outro motorista avisou que ele estava passando por cima da moto.O mesmo ainda desceu achando que estava certo.Tenho certeza que se faz necessário uma reciclagem urgente para estes motoristas.

  • Bolo de Aniversário

    Eu acho que a responsabilidade deve ser compartilhada com o seu Superior, pois ninguem sai porai puxando máquinas sem as devidas cautelas, a não ser por determinação superior.

  • avisei

    ALGUÉM TINHA ALGUMA DÚVIDA QUE A RESPONSABILIDADE IRIA CAIR NOS DOIS,NO BRASIL É SEMPRE ASSIM,QD A VÍTIMA NÃO É A CULPADA,SEMPRE SOBRA P/ OS COITADOS QUE RECEBEM ORDENS DE PESSOAS QUE NÃO ESTÃO NEM AI P/ NINGUÉM,COITADO DE QUEM FOR ATROPELADO POR VEÍCULOS DO PODER PÚBLICO,SE MORRER,A GENTE ENTERRA,SENÃO,FICA A VIDA INTEIRA ESPERANDO UMA INDENIZAÇÃO QUE NUNCA VEM…..AFFFFFF,DESÂNIMO COM FALTA DE LEIS SEVERAS NESSE PAÍS.

  • jessica

    Embriagado ? Alta velocidade ?
    PARA DE PALHAÇADA, SÓ QUEM CONHECIA, SÓ QUEM PERDEU ALGUÉM COMO O RAFAEL SABE O QUANTO ELE ERA BOM, O QUANTO ELE FOI VITIMA DESSE HORROR!

  • zezao

    CARA JESSICA, CONCORDO COM SUA OPINIÃO. EU TAMBEM CONHECIA O RAFAEL E SABIA DOS OBJETIVOS DELE.NINGUEM DISSE EMBRIAGADO!MAS PELA FORMA QUE FOI O ACIDENTE EU TENHO QUASE SERTEZA QUE DEVAGAR ELE NÃO ESTAVA SEGUNDO INFORMAÇÕES. QUERIA VER O RESULTADO DA PERICIA.POR ISSO NÃO PASSO A MÃO NA CABEÇA DE NINGUEM NEM DOS MEUS FILHOS TA ERRADO TA ERRADO ALGUEM TEM QUE SER PUNIDO!

  • pati

    Afinal, ninguem sabe ao certo o que aconteceu, naquele exato momento, o jovem poderia estar em alta velocidade sim ou nao, mais a prefeitura deveria estar sinalizando o local, pois se ele visse alguma placa, ou algo do tipo provavelmente, iria ver! Mas infelizmente o transito de jales, esta muito perigoso mesmo, as pessoas nao respeitam mas, e a cada dia novas vitimas, estão morrendo por irresponsabilidade de certos condutors, que jamais deveriam ter uma habilitaçãonas mãos, enfim o que nos restam é pedir a proteção divina ao sair de casa, porque nao saberemos se voltares vivos!

  • daiane

    é assim em Jales como é tbém em Santa Maria-RS,peixe pequeno pagando no lugar dos tubarões…

  • motoqueiro

    para quem sempre passa por ali, sabe que alguns metros antes tem um quebra-molas e para ganhar velocidade, só ali por perto do mercado Proença! eu mesmo já fiz esse teste com a moto, e sei o que estou falando. Qualquer cidadão vá lá e faça o teste prá ver. O menino não devia tá nem a 50 por hora, gente da boca grande.

  • zezao

    caro motoqueiro não concordo com vç não, ali ganha velocidade sim eu tambem tenho moto na verdade nos jalesenses não respeitamos nosso transito. não temos paciencia tem pessoas que ficam buzinando na traseira de carroças de traçao animal para que saiam da frente em lugar que não passa dois veiculos. ta com pressa levanta mais cedo. na verdade se a velocidade de nosso transito fosse 5 ou 10km por hora teria acidente mesma coisa tanta falta de educação nossa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *