CINCO CIDADES DO ESTADO ADOTAM MEDIDAS CONTRA QUEM QUISER ESCOLHER VACINA. JALES É UMA DELAS

No estado de São Paulo, ao menos cinco cidades adotaram medidas contra quem se recusar a tomar a vacina disponível no posto de vacinação. Em São Bernardo do Campo e em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, a pessoa irá para o fim da fila de imunização.

Já em Rio Preto, Urupês e Jales, no interior do estado, os chamados “sommeliers de vacina” terão que assinar um “termo de desistência”.

Em Jales, a medida começou a valer a partir desta sexta-feira, 02, quando estão sendo vacinadas as pessoas com 38 anos. A Secretaria Municipal de Saúde de Jales vai passar a exigir a assinatura de um “termo de recusa” das pessoas que se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19 por não aceitar determinada marca do imunizante.

A medida foi comunicada pela secretária da pasta, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, que tomou a decisão após consenso de toda a equipe da secretaria. O objetivo de evitar que as pessoas deixem de se vacinar em função da escolha do fabricante da vacina. Jales já recebeu doses da CoronaVac/Butantan, Oxford/AstraZeneca, Pfizer e, nesta semana, da Janssen.

De acordo com a secretária Nilva, será um termo simples, constatando que a Secretaria de Saúde ofereceu a vacina, dentro do calendário, mas a pessoa se recusou a tomar. “No termo não iremos colocar o nome da vacina, mesmo porque nem devemos. Vamos nos resguardar apenas para ter como comprovar, se necessário, que a pessoa se recusou a receber a vacina que nós tínhamos no momento em que foi se vacinar”.

A enfermeira Renata Forti Rachieli, responsável pela imunização em Jales, frisou que “cada recebimento de grade de vacina vem determinado para qual grupo de pessoas deve ser aplicado. Não podemos fazer reservas. Somente as gestantes e puérperas têm o direito de tomar uma vacina específica, já que elas podem se imunizar apenas com a CoronaVac ou Pfizer”.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *