COM COVID, JOVEM DE JALES FICA UMA SEMANA ISOLADO EM BANHEIRO DA FUNDAÇÃO CASA, EM RIO PRETO

A notícia é do Diário da Região:

Um jovem de 15 anos ficou isolado por uma semana em um banheiro da Fundação Casa, em Rio Preto, após ser diagnosticado com Covid-19. O menor é de Jales e foi apreendido com histórico de envolvimento com tráfico de drogas. A Fundação Casa informou que vai abrir sindicância para apurar as circunstâncias em que o adolescente foi mantido em isolamento.

O juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, vai solicitar à Secretaria Municipal de Saúde que sejam testados todos os internos e funcionários da Fundação Casa de Rio Preto. Segundo ele, este é o primeiro caso positivo de coronavírus na unidade.

Em nota, a Fundação Casa reconheceu que o jovem foi mantido em condições inadequadas e que, assim que tomou conhecimento do fato, instaurou sindicância, por meio da Corregedoria Geral da Instituição, para cumprir a medida. “Hoje as oitivas e diligências estão sendo realizadas”, diz a nota emitida nesta terça-feira, 16.

A instituição disse que se mantém atenta e prima pela transparência e pelo aperfeiçoamento dos procedimentos adotados diante da pandemia e apurará com rigor eventuais falhas. “Todo adolescente que entra no sistema socioeducativo, tendo ou não sintomas de Covid-19, é colocado em isolamento, em local provisório, recebendo orientações quanto à higienização, distanciamento e uso de máscaras, protocolos de saúde usados pela Fundação visando evitar a disseminação entre os demais jovens e servidores”, informou a Fundação.

No caso do adolescente em questão, quando foi apreendido pela polícia, apresentou sintomas da doença e chegou a ser atendido pelo serviço de saúde local. Como foi submetido ao teste rápido e teve resultado positivo, foi colocado em isolamento ao dar entrada na unidade de Rio Preto. “A família do jovem e o judiciário foram informados sobre sua situação de saúde”, informou a nota.

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *