COM MAIOR ÍNDICE DE LETALIDADE DA REGIÃO, JALES CHEGA A 200 ÓBITOS POR COVID

O boletim do coronavírus divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira registra preocupantes 44 novos casos positivos de infecção pela covid no município. Registra, também, o 200º óbito por covid em Jales. A vítima foi uma mulher de 80 anos, que faleceu na tarde de sexta-feira, 22, na Santa Casa.

O primeiro óbito de um morador de Jales, por covid, ocorreu no dia 14 de junho do ano passado. Quase oito meses depois, a edição do Jornal de Jales do dia 07 de fevereiro deste ano trazia como principal manchete o registro da 100ª morte por covid em Jales.

Para ser mais exato, o 100º óbito foi registrado 236 dias depois do primeiro. Já o 200º óbito foi registrado exatamente 106 dias depois do centésimo. Resumindo, a velocidade com que a covid vem fazendo vítimas em Jales mais que dobrou nos últimos três meses.

E a pacata população jalesense tem pelo menos um outro motivo para se preocupar. Segundo dados tabulados pelo pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa, disponibilizados pelo portal G1, Jales apresenta o maior índice de letalidade por covid, entre as principais cidades da região.

O índice de letalidade é o percentual de pessoas oficialmente infectadas, que vão a óbito. No caso de Jales, o índice é de 3,6%. Ou seja, de cada 1.000 pessoas infectadas, 36 morrem. O índice é bem menor nas demais cidades mais populosas da região: Fernandópolis (2,6%), Votuporanga (2,8%), Santa Fé do Sul (2,5%), Mirassol (2,7%) e São José do Rio Preto (2,9%). Todas as cidades estão acima da média nacional, que é de 2,4%.

Já entre os pequenos municípios da região, o maior índice é o de São Francisco (4,8%), seguido por Paranapuã (4,4%) e Vitória Brasil (3,9%). De outro lado, Mesópolis possui o menor índice (1,7%), seguida por Estrela D’Oeste (2,3%) e Palmeira D’Oeste (2,4%).

9 comentários

  • Eu

    E nessa madrugada 25/5 irresponsáveis fazendo festa em chacara.

  • Euripedes

    Bom dia Cardosinho, ontem estive de manhã na prefeitura de Jales, e o sr. Ricardo Junqueira, estava despachando de seus assentos. Cardosinho esse sr. está trabalhando normalmente ? mesmo depois de ser preso e condenado como traficante? Obrigado .

    • HELIO

      Boa tarde Cardosinho quero deixar aqui se você me permitir os sentimentos a família do Júnior que trabalhou na Pegolo e prestou serviços na Prefeitura.
      Descanse em paz amigo que Deus conforte sua alma e sua família

      • Pois é, morreu jovem o Júnior, que eu conhecia desde os tempos da Pêgolo. Durante muito tempo ele trabalhou na Secretaria de Planejamento e, aparentemente, era muito competente e respeitado pelos colegas.

  • Figurante da prefeitura pensante

    Estudos comprovam onde o Mito Bozo Motociclista teve mais votos a mortalidade e maior! Mais votos, menos vida! Jales não poderia ser diferente! Cidade que elege Elder Mansueli, Bruno de Paula, Ricardo Gouveia entre outras figurinhas ilustre era de se esperar isto! https://projetocolabora.com.br/ods3/mais-votos-menos-vidas/?amp=1

  • Mane

    Enquanto a prefeitura não fiscalizar bares, lanchonetes, restaurantes e festas….vai continuar esse caos…..
    Maioria das lanchonetes da av. Estão lotadas…

  • Dr. Carlos Biazothi - Advogado

    Boa tarde seu Eurípedes, o Sr Ricardo Junqueira foi condenado porém o Douto Juiz concedeu o direito de recorrer em liberdade e não aplicou nenhuma restrição, desta forma enquanto a Ação Penal não transitar em julgado, ou seja, esgotar todos os recursos e instâncias superiores o Sr. Ricardo Junqueira não tem o nome lançado no Rol de culpados, assim o Ricardo Junqueira neste momento é inocente, tudo fundamentado na Constituição Federal. Art. 5, n LVII, “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória” e ademais o crime ora em tese praticado pelo Sr. Junqueira não tem nenhuma relação com o seu cargo/função na Prefeitura, tanto é verdade que na época dos fatos o Sr. Ricardo Junqueira estava de licença/afastamento, difícilmente perderá o cargo.
    Espero ter esclarecido suas dúvidas Sr. Eurípedes.

  • Jalão do bozo

    Esse título de cidade mais letal não veio à toa. Aqui é um antro de bolsominions, e uma matéria de hj do jornal valor demonstrou a relação proporcional da votação do bozo com a taxa de contaminação pelo coronavírus (a matéria é para assinantes, mas os dados estão aqui: https://twitter.com/gduvivier/status/1397235092553076738 ).
    E tenho certeza que a prescrição de cloroquina e ivermectina pelos médicos da secretaria municipal de saúde está ajudando a cidade a atingir esses números lamentáveis.

  • jalesense desanimado.

    pelo jeito , falta de respeito e responsabilidade de muitos, agora é cada um por si, fé e torcida pra não pegar essa desgraça.,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *