COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR FALA DAS DESVANTAGENS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

O tenente coronel Edson Fávero, comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar do Interior, esteve em Jales na terça-feira, 02, para participar da Audiência Pública que discutiu a criação da Guarda Civil Municipal. Ele mesmo confessou que veio a Jales para evitar algum desgaste para o comandante da PM local, capitão Tominaga, uma vez que a Polícia Militar é, aparentemente, contra a criação da Guarda.

O tenente deixou claro que a decisão sobre a criação ou não cabe exclusivamente à Prefeitura e à Câmara, mas fez questão de mencionar algumas desvantagens da Guarda, fazendo o contraponto aos representantes do Executivo e a alguns vereadores, que falaram apenas das supostas vantagens.

O secretário de Fazenda, Ademir Maschio, por exemplo, falou que a simples presença das viaturas e dos guardas municipais nas ruas já irá proporcionar uma sensação maior de segurança à população. Em seu discurso, Fávero rebateu esse argumento. Para ele, o que irá melhorar a sensação de segurança não são os guardas, mas o fim – ou, pelo menos, a redução – da impunidade.

Ele citou exemplos de marginais que são presos pela Polícia Militar e confessam seus crimes mas, mesmo assim, são postos em liberdade nas audiências de custódia. Fávero garantiu que, em cidades onde existe a guarda municipal, a criminalidade continua existindo e sugeriu que o município deveria investir em tecnologia, ou seja, em câmeras de monitoramento.

Por fim, o tenente coronel também falou das vantagens da Atividade Delegada, que disponibiliza policiais militares treinados para ajudar no policiamento das ruas, mediante convênios com as prefeituras. No caso de Jales, se entendi bem, já tivemos seis policiais na Atividade Delegada, número que baixou para quatro depois que houve um reajuste nos valores pagos pela Prefeitura.

“Na Atividade Delegada, o município não tem que gastar com armamento, viaturas, combustíveis, nem com recolhimentos previdenciários. É tudo por conta do Estado. Além disso, se o policial cometer algum excesso, é o Estado que é processado judicialmente”, exemplificou Fávero.  

7 comentários

  • Comerciante Zangado

    Atividade Delegada é o famoso bico legalizado, porém sem dúvida alguma é muito importante para o comércio de Jales, até hoje todos nossos soldados atenderam bem e prontamente todos os chamados.

    O melhor as e fazer era ter mais Policias Militares armados nas ruas exercendo a Atividade Delegada.

    Porque não aumenta a atividade delegada ? É tão difícil assim querer melhorar isso na cidade?
    Jales até estes dias estava na sombra da dívida da família Jales, de repente, esta a todo vapor para se endividar. Cadê as grandes obras ? Cadê os asfalto ?

    Só lorota e lorota!

  • Cidadão de bem

    A Polícia Militar é contra a Guarda Municipal e a favor da atividade delegada porque recebe um grande reforço nos seus salários. A atividade delegada a bem da verdade em nada contribui para a cidade pois os policiais militares não a cumprem como deveria cumprir.
    A população deveria abrir o olho e exigir a Guarda Municipal e pedir para acabar com está tal de atividade delegada.

  • O óbvio precisa ser dito

    Entendo o ponto do tenente, criar um “cabidário” de empregos, chamado de guarda municipal, não resolverá nada, além de aumentar os gastos do município. Colocar câmeras de vigilância, radares e outros recursos tecnológicos seriam anos-luz mais efetivos. Isso sem falar do porte de arma, dependendo o pamonha que for o guarda é mais fácil os infratores tomar a arma do guardinha.

  • rachadinha raspadinha

    Sem falar que o STJ , decidiu que guarda municipal, só pode cuidar do patrimônio público, NÃO tem poder de polícia, nem armas dvem ter.

  • Mane

    Atividade delegada??? Larga mão…horário de folga do policial é pra descansar e não pra fazer bico legalizado…

  • Leandro

    A Polícia Militar não consegue dar um salário justo e quer que município arque.
    Crie a GM e a PM que se vire para dar melhor condições de salário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *