COMENTÁRIO DE UM LEITOR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA UPA

De vez em quando, chegam comentários sobre posts que, por já não estarem mais na primeira página do blog, acabam passando despercebidos à maioria dos leitores.

É o caso do comentário abaixo, que o visitante “Jorge Pimentel” (trata-se, evidentemente, de um pseudônimo, já que os tempos andam perigosos) enviou há alguns dias para um post sobre a nossa UPA, publicado no dia 21/02.

Somente hoje percebi que, por um problema “técnico”, o comentário não havia sido liberado. Por interessante, reproduzo o comentário, na íntegra, aí embaixo. Ele é um pouco extenso, mas vale a pena ser lido. Só lembrando, mais uma vez, que o local da UPA foi escolhido pelo ex-prefeito Humberto Parini.

Jorge Pimentel
02 março 2013 às 16:51 editar

Morador de Jales, fico triste de ver situações como essa. Costumava transitar por esse lado da cidade e observei em uma placa de obra, algum tempo atrás dizeres a respeito da Upa. Procurei saber o que seria isso, e notei que se tratava de uma unidade muito parecida com um hospital.

A primeira idéia que me veio à cabeça foi, um hospital significa ter pessoas internadas, e um trem passando ao lado, isso não é legal. Depois, passando por este mesmo local, percebi movimentações de terra, na verdade, uma cratera aberta na terra onde máquinas da prefeitura estavam colocando aqueles tubos de concreto. Essas mesmas máquinas empurraram depois a terra sobre esses mesmos tubos. Logo depois começaram a fazer o prédio.

Me recordo de uma época em que a obra estava à ponto de pintura, e pensava comigo: como vamos adentrar na unidade, pois na época, de frente a porta de entrada, havia apenas uma faixa de passagem de 1m no máximo, e em seguida um barranco enorme de mais de 3m de altura. Não sou engenheiro, mas percebi que isso não era algo correto, alí, não havia muro de arrimo nem nenhum mecanismo para contenção daquilo, que me recordo ter esbarrancado em épocas de chuva.

Em uma outra situação passei novamente por este local, e vi alí funcionários da prefeitura trabalhando em algo que me parecia um muro de arrimo, situação que parei e conversei com um senhor, um mestre de obras da prefeitura, e ele me disse que o engenheiro, então novo secretário de obras da prefeitura havia assumido o posto e com muita preocupação com a situação da obra, havia conseguido verba pra fazer o muro, depois de muito suar a camisa (conforme foi me passado pelo senhor da prefeitura).

A única coisa que me pergunto é, será que o antigo secretário de obras não viu essa necessidade?? Ou será que ele nem se preocupava com as situações da obra?? Ou será que ele não era qualificado para o cargo?? Enfim, há alguns dias fui visitar a unidade, já em uso, e ao adentrar na unidade, vi os banheiros interditados. Como morador de Jales, fiquei ainda mais triste, pois um prédio com menos de um ano de uso se encontra nessa situação lastimável.

Por fim, vejo críticas a empresa que executou a obra, e me pergunto: Se foi a prefeitura quem fez o muro de arrimo, é sinal que a empresa não recebia pra isto, e se o laudo que irão fazer concluir que foi devido a este muro, que culpa tem a empresa, senão as do atrasos da obra? Agora precisamos ouvir soluções, e ao Secretário de obras que teve a preocupação de fazer esse muro de arrimo, como cidadão de bem, eu o agradeço, pois se ele não tivesse essa preocupação, o prédio da Upa hoje, poderia estar todo em ruínas.

À nova gestão política, só peço que ao invés de ficar colocando culpa em empresa executora ou em antigo secretário de obras, procure assumir a culpa da própria prefeitura e resolva logo esse problema, pois o mesmo banheiro que está interditado, é o único de uso para deficientes físicos…..#SOLUÇÕESJÁ!!!!

13 comentários

  • CAMARADA MARTINI

    TENHO NOTADO MUITAS PESSOAS QUE NÃO VOTARAM NA NICE,

    TORCENDO PRA QUE TUDO DER ERRADO EM SUA ADMINISTRAÇÃO.

    EU JÁ CONTRARIO NÃO VOTEI NELA, MAS ESTOU TORCENDO

    PRA QUE TUDO DER CERTO EM SEU GOVERNO.

    CLARO QUE ESTOU VENDO DESLIZE EM SEU INICIO DE GOVERNO,

    MAS O MALANDRO MAU INTENCIONADO É IGUAL CARUNCHO NO

    FEIJÃO, A HORA DE COLOCAR NO MOLHO D’ÁGUA ELE VEM A

    TONA.

    EM CASO SEU GOVERNO FOR PÉSSIMO, NÃO SE ESQUECER DO

    GOVERNO PASSADO, E MELHORAR NOSSA HORTA COM MELHORES

    ESTERCO.

    É ASSIM QUE PENSO E JÁ FALEI ISTO PARA OS VEREADORES

    DA OPOSIÇÃO, INCLUSIVE PARA GILBERTÃO, QUE CONCORDOU

    COM MINHA OPINIÃO.

    ESPERO QUE NOSSA PREFEITA REFLITA BEM, E QUE O MEU

    AMIGO BRUNO MOSTRE ESTA MENSAGEM A ELA. O PODER É

    IGUAL UMA BOLHA, A QUALQUER MOMENTO DA VIDA ELA SE

    VAI.

  • Anônimo

    Quando o secretário Manoel assumiu a putrefada secretaria obras, a UPA ja estava licitada e salvo engano, ja estava sendo executada, portanto o ônus da escolha do local, deve-se tudo ao desplanejamento (Shimomura, Parini, Marli, Miranda e outros sem noção). E digo mais, oremos para não sentirmos saudades desses trapalhões.

  • SEI NÃO

    A PREFEITURA PODERIA APROVEITAR E COLOCAR SINALIZAÇÃO PARA ENCONTRAR O REFERIDO UPA,… POIS QUEM NÃO SABE ONDE FICA…FICA SEM SABER ONDE É…E ISSO É UM PERIGO ;A PREFEITURA CORRE O RISCO DE TER QUE RESPONDER NA JUSTIÇA, SE ACONTECER ALGUMA COISA .

  • CAMARADA MARTINI

    QUERO CUMPRIMENTAR O COMENTÁRIO SOBRE NOSSA UPA,

    UMA DIVIDA QUE SOBROU PARA PREFEITA.

  • Fênix 5.0

    COMENTÁRIO SENSATO CAMARADA MARTINI! SÁBIAS PALAVRAS SEMPRE, PARABÉNS QUERIDO!

  • Pit Bull

    Estimado Camarada Martini.

    Também não votei nela, nem por isso estou torcendo para que sua administração não dê certo. Pois está aquí tudo que consegui com uma luta de trabalho.

    Fiz vários elogios nas iniciativas produtivas e de interesse popular, entretanto, vários equívocos surgiram, caracterizado não pela ignorância do assunto e sim pela falta de sensatez e pelo excesso de arrogância e predominação do poder – ATITUDES.

    Procurei entender as sua frases paradoxais, não tenho certeza se consegui captar a sua mensagem , meu caro “guru”. Na minha interpretação você acendeu uma “vela para o anjo outra para o capeta”.

    ABRAÇOS !!!!

  • A

    É totalmente incorreto colocar a culpa no Secretário se o Projeto e o Local da Construção foi escolha do Parini bem antes desse Secretario assumir, apesar de todas as informações técnicas contrárias e avisos. E, se conheço o Parini, ninguem foi capaz de faze-lo mudar de ideia durante seu mandato, nem que fosse para melhor. Infelizmente ele mandava mais que o Secretario.

  • VISITE JALES ANTES QUE ACABE

    BOA NOITE ME FALA PRAQUE SERVE AQUELE PORTAO ELETRONICO LA NA ENTRADA DO FUNDO DO UPA JUSTO NA ENTRADA DE EMERGENCIA QUE ELE VIVER MAIS ABERTO DOQUE FUNCIONANDO ,PEQUISA AI QUE DEVE TER SUPER FATURAMENTO NAQUELE PORTAO E OLTRA SABE PORQUE O PREDIO TA CAINDO FALTOL CIMENTO E FERRAGEM E AI O DIM DIM DO MATERIAL BOM MATERIAL FOI GANSTO NUMA PORCARIA DE UM PORTAO QUE NAO TEM NEM UMA UTILIDADE NEM UMA JUSTO NA ENTRADA DE EMERGENCIA DO SAMU VISITE JALES ANTES QUE ACABE APOS SAIR CUIDADO CAIR NO BURACOS E OLTRA APAGUE A LUZ

  • Paulo

    Todos os Blogueiros.. e Leitores.. Deveriam saber sobre palavras com CAPSLOCK –> Assim como em qualquer lugar onde existe comunicação, existem algumas regras de conduta que nos ajudam a manter a comunicação de forma organizada.
    Uma das convenções mundiais sobre a escrita na Internet é em relação a utilização de palavras com todas as letras maiúsculas ou de caixa alto (ASSIM Ó) que é utilizado por muitas pessoas em comentários, em títulos (inclusive por mim) e em debates e salas de chat. A convenção é que ao escrever palavras e frases desta forma você está na verdade GRITANDO !!!

    Intao leitores sejam civilizados.. (kkkk)

    Voltando ao Assunto: o Texto do Jorge.. humm fantastico.. eu como cidadão pensso igual ele..
    nao se deve ficar procurando culpado.. e sim resolver o problema…. ate onde sei.. a UPA é algo distindo do PRONTO SOCORRO… e deveria existir os dois, ja que a UPA eh Gerida com recursos do ESTADO, e o Pronto Socorro seria com recursos do CONSIRJ

  • Caro VISITE JALES ANTES QUE ACABE eu tambem tive a mesma curiosidade que você, mas não me contendo perguntei a um funcionario que la estava, o porque de ter trocado aquéla pórta que mais parecia de bar do vélho oeste pelo novo portão eletronico.
    O mesmo me disse que por varios motivos.
    Primeiro, porque o antigo não dava segurança alguma as pessoas que ali se consultavão.
    Segundo, porque é para melhor atender a população que é permitido apenas 1 acompanhante para menóres ou acima de 60 anos, assim sendo para melhor atender a população e evitar tumultos.
    Mas os acompanhantes a mais que não entravão pela recepção estarião dando a volta e permanescendo,entrando e saindo pela antiga pórta de emergencia gerando congestionamento logo ali na pórta esclusiva de emergencia, dando trabalho para o resgate e o samu entrarem com seus pacientes.
    E por ultimo para controlar melhór o fluxo das possoas porque muitas entravão por ali as veses com problemas não tão graves, e querião ser atendidas na frente de outros pacientes mais graves, e sem passar pela triagem, que é muito importante, pois a classificação de risco que é feita na triagem da preferencia para os casos mais graves.
    Por isso eu digo, não acho que tenha havido superfaturação no portão.
    E eu acatei bem a esplicação sendo que o portão eletronico é uma ótima ferramenta de controle.
    Perguntei quem abre o portão em caso de emergencia , o mesmo disse que três pessoas tem o controle durante os plantões ao mesmo tempo.
    E se chegar alguma emergencia que não for dos bombeiros ou do samu é só apertar o interfone que o portão é abérto.

  • TO LOCO

    ROGERIO…..SE ALGUEM CHEGAR LÁ INFARTANDO E NÃO CONSEGUIR APERTAR O INTERFONE, MORRE EM FRENTE AO PORTÃO……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *