COMÉRCIO DE JALES VAI ABRIR ATÉ ÀS 22 HORAS PARA VENDAS DE NATAL

A notícia é da assessoria de imprensa da ACIJ:

A Associação Comercial e Industrial de Jales divulgou nesta sexta-feira, 11 de dezembro, que o comércio da cidade poderá funcionar até às 22h para as vendas de natal. A decisão veio depois de reuniões entre os sindicatos Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Jales) e Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Jales), com a participação da ACIJ e Prefeitura.

Nos dias 16, 17, 18, 21, 22 e 23, o comércio de Jales deverá funcionar até às 22h. Já nos sábados, dias 12 e 19, o horário de funcionamento será das 09h às 16h, enquanto nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro de 2021, abre das 9h às 13h. Já na véspera do natal, dia 24, quinta-feira, o comércio abre das 9h às 18h. No dia 31 de dezembro, o comércio também terá expediente normal, das 8h às 18h.

O horário especial foi regulamentado pelo Decreto nº. 8.298 publicado no Diário Oficial de Jales pelo prefeito Flávio Prandi Franco na última quinta-feira, dia 10. De acordo com o documento, fica permitida, no âmbito do Município de Jales, a abertura do comércio até as 22h00, a partir do dia 16 de dezembro, seguindo as regras já vigentes de prevenção ao coronavírus, como uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento, além de reduzir a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento para 40% da capacidade. O Decreto já está valendo desde a data da publicação.

Durante reunião realizada na sala de treinamentos da ACIJ, na manhã de sexta-feira (11), com a presença de diretores da entidade e outros comerciantes, o presidente, Leandro Rocca, se mostrou otimista com a decisão. “Não medimos esforços junto aos sindicatos e a Prefeitura para garantir o horário especial de funcionamento do comércio. Temos que evitar aglomerações, por isso defendemos que o comércio fique aberto por um período maior, para os consumidores”, argumentou.

Logo após a reunião na ACIJ, o governador de São Paulo, João Dória, também anunciou mudanças no Plano SP de flexibilização da quarentena, como a ampliação do horário de funcionamento do comércio no estado de 10 para 12 horas a partir deste sábado, dia 12. Outra alteração é sobre os bares, que antes podiam funcionar até as 22h, e agora deverão fechar às 20h. Os restaurantes e lojas de conveniência poderão continuar abertos até 22h, mas deverão parar de servir bebidas alcoólicas às 20h.

As mudanças do Plano SP são reflexo dos números da pandemia no estado e da tendência de alta nas mortes por Covid-19 há sete dias seguidos. Nesta sexta-feira (11), o número total de mortes no estado chegou a 43.802, e o de casos confirmados, a 1.325.162. Já as novas internações por suspeita ou confirmação de Covid-19 também continuam aumentando. A taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 64,4% na Grande São Paulo e a 58,4% no estado.

Na Santa Casa de Jales, que atende 16 municípios, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 81,8%, sendo nove, dos 11 leitos, ocupados. Na enfermaria, a taxa é de 85% de ocupação, sendo 17 pessoas internadas e apenas três leitos vagos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *