DEPUTADA ESTADUAL PROPÕE MOÇÃO DE APLAUSOS AO BISPO DE JALES, DOM REGINALDO ANDRIETTA

A deputada estadual Márcia Lia(PT), que tem base eleitoral em Araraquara, protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo, uma proposta de Moção de Aplausos ao bispo diocesano de Jales, dom Reginaldo Andrietta, por conta do comunicado divulgado por ele na semana passada, sob o título “Convite à reflexão e à ação em defesa da vida”.

O comunicado do bispo lamenta as 500 mil mortes causadas pela covid e pergunta se poderíamos ter evitado essa catástrofe. Ele mesmo responde: “Sim, com certeza. A responsabilidade é de todos. No entanto, pesa sobre o poder público responsabilidade maior, especialmente o governo federal, que continua negligenciando medidas adequadas”.

Segue dom Reginaldo: “Causa-nos indignação: o desprezo, sobretudo do executivo federal, à comunidade científica e às orientações da Organização Mundial da Saúde; os poucos recursos para o Sistema Único de Saúde; e as iniciativas insuficientes de educação, prevenção e vigilância sanitárias”.

Disse alguma inverdade o bispo? Claro que não! Mas, segundo a deputada que está propondo a Moção, o comunicado despertou a ira de algumas pessoas. Eis o que ela está dizendo na justificativa de sua proposta de aplausos ao bispo:

Em decorrência da divulgação deste comunicado, alguns, de forma grosseira e desrespeitosa estão atacando Dom Reginaldo. Não podemos, em hipótese alguma compactuar com tais ofensas, portanto, neste sentido, queremos de forma efusiva exaltar todo nosso apoio e solidariedade àqueles que buscam promover a defesa da vida, ciência, dignidade e solidariedade.

Em tempo, queremos de forma muito respeitosa aplaudir a sabedoria e discernimento do Bispo Dom Reginaldo Andrietta, que, a exemplo de Jesus, sai em defesa da vida e da dignidade humana e conclama seu povo a testemunhar o amor ao próximo e sua predileção aos pobres.

Enquanto isso, aqui em Jales, um grupo que se autodenomina “Igreja sem partido” divulgou uma nota de repúdio em que acusa o bispo de transformar as suas homilias em palanque político.

Apesar de se dizerem sem partido, é possível depreender que os integrantes do grupo são bolsonaristas que não querem ouvir a verdade. São os tartufos que vão à missa no domingo pedir que um torturado – ou o Pai dele – perdoe seus pecados e, durante o resto da semana, cuidam de exaltar um sujeito que defende a tortura e tem um torturador como ídolo. 

Em um trecho da nota eles dizem saber qual a real intenção do bispo: “tentar desmoralizar e até criminalizar o governo federal para defender políticos corruptos que durante 16 anos levaram nosso país às traças”.

Eles se esquecem de que, durante esses 16 anos, o Brasil chegou a ser a 6ª economia do mundo e o desemprego desceu a menos de 5%. Graças a Bolsonaro, caímos para a 12ª economia, com chance de cair mais uma ou duas posições neste ano. E o desemprego está chegando a 15%. De outro lado, passamos a ser, nesta semana, o país com mais mortes por milhão de habitantes, entre os países com população acima de 100 milhões.

Como se nota, o empoderamento da ignorância nos trouxe como consequência o bolsonarismo e grupos que, para fugir de suas culpas, se dizem acima da política e de partidos. Só nos resta torcer para que dom Reginaldo não desista. 

17 comentários

  • Sr. Conjuntura

    Uma piada de mal gosto estas pessoas, olhando o cenário Brasileiro, além do artigo ter sido algo muito realista, os contrários, defendem bolsonaro e pelos compartilhamentos que andei vendo, além de serem cegos, são uma parte evangélicos. Engraçado! Que quando pastores como Silas e sua trupe fazem o puxa saquismo presidencial, isso pode. Ao contrário, jamais!

    Esse governo negacionista esta acabando, deixou de comprar vacina até conseguir montar um esquema de corrupção.

  • Gilson Moreira

    Correto o posicionamento do bispo. Só lamento que tanta gente bolsonarista seja ignorante a ponto de não entender a defesa que o bispo faz d vida e da saúde.

  • Maria Rita

    Esses bolsominions estão cegos pelo mito deles que ta se afundando e afundando o país junto com ele. Sei bem que tipo de católico ta fazendo esses ataques.

  • Pintinho

    “Não é possível ser homem de bem sem prudência, nem prudente sem virtude moral “, dizia Aristóteles

  • CAMARADA MARTINI

    Quero parabeniza-lo Dom Reginaldo pela coragem!!!!!

    Estou na frente da vacinação do Covid 19 e vendo desespero da população.

    Quantas vidas perdidas por 1 dólar e quanto vale sua vida nesse governo .

    Quantos Dons Reginaldos precisava nesse pais na luta pelo direito vida nesse momento.

  • Alessandro Martins Prado

    A história registra que são pessoas, grandes seres humanos, como Dom Reinaldo , que fazem toda diferença para a humanidade em monentos sombrios e cruciais como o que vivemos. Dom Reginaldo representa luz, esperança, civilidade e um futuro com dignidade para a humanidade.

  • Carlos Mello

    Corretíssimo o posicionamento do Bispo!
    Parabéns pela lucidez!!

  • Eu não tenho político de estimação!

    E quem um dia poderia imaginar que ao se defender a vida, estaríamos ofendendo as pessoas? Que seria considerado um “insulto”??!!
    O brasileiro anda cada vez mais com seus valores invertidos, ou seria, perdidos??!!
    Vivemos uma pandemia de desumanidade…

  • Grace Keller Lopes de Moura

    Ao Bispo dom Reginaldo, toda a minha solidariedade, por ser uma pessoa tão dígna, tão justa, com um enorme senso do coletivo, do social, e acima de tudo empática!

  • Observador da Capital

    Segundo Dante Alighieri, “No inferno, os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise”.
    O bom bispo sabe bem disso e se posiciona, de forma correta e corajosa, do lado do povo, do povo de Cristo.
    Parabéns Dom Reginaldo!

  • Sukodilaranja

    Não sou católico, mas o Bispo está com toda a razão. Quando vejo a Boiada ir contra o Bispo, me lembro daquele antigo adágio popular
    ” Estão querendo ensinar o Padre Nosso pro Vigário, aliás, pro Bispo”.

  • jalesexburacosp

    Nossa diocese deu azar!

  • Rogério S.

    Gostaria de manifestar minha solidariedade e apoio ao bispo Dom Reginaldo. Como bom pastor guia o povo de Deus ao caminho da verdade e da vida. Devemos nos unir a ele e não nos calar sobre injustiças que acontecem em nosso país. Acima de tudo vidas foram perdidas, o país está em colapso, devemos sim dar nome aos bois, político não é Deus, não é perfeito.

  • Eleitor do Ailton do suco

    Força dom Reginaldo, quem defende a classe menos favorecidas sempre é apedrejado, Deus está contigo irmão.

    • Thiago

      E onde ele estava enquanto o Brasil era saqueado pela esquerda ?, dormindo ?.

      Agora, falar que a igreja católica se preocupa com os pobres é forçar um pouco a barra, se realmente houvesse essa preocupação o patrimônio dessa instituição seria usado para fazer do mundo um lugar mais digno, o que, sabemos, não acontece

  • Thiago

    Bispo defendendo ideias comunistas (lembrando que o comunismo trás consigo diversos pontos absolutamente incompatíveis com a fé cristã) é o fim da picada.

  • Só o gado mesmo pra achar que vacinar as pessoas é ideia comunista.
    Sem comentários. Devem achar que o bozo é um exemplo para o Cristianismo.
    O cara já está no terceiro casamento, fala palavrão o tempo todo, é a favor da tortura, foi o presidente que mais aprovou leis contra os trabalhadores e aposentados, a família toda envolvida em rachadinha e milícia, fora as compras superfaturadas e o gado vem aqui dizer que o Bispo tem que apoia-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *