DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE

No jornal Folha Noroeste, edição digital deste sábado, destaque para a programação preparada pela Prefeitura de Jales para comemorar o Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro. Segundo a matéria, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vai promover uma semana de ações e atividades para comemorar a data. A primeira ação já teve início, com o lançamento do concurso que escolherá a árvore símbolo do município. Para participar, basta acessar a página da Prefeitura de Jales no Facebook e votar na sua árvore preferida. Estão concorrendo Ipês, Jacarandá Mimoso e Quaresmeira. A votação vai até 20 de setembro e o resultado será divulgado no dia 21. A árvore mais votada será oficializada através de decreto municipal.

Destaque, igualmente, para a participação dos alunos das escolas municipais de Jales na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA 2022. A Secretaria Municipal de Educação recebeu comunicado dando conta de que dos alunos do 4°e 5° anos que participaram da Olimpíada, realizada no mês de maio, 39 deles ganharam medalhas, sendo 7 de ouro, 8 de prata e 24 de bronze. Para auxiliar na participação, as escolas contaram com a colaboração do astrônomo jalesense Paulo César da Silva, que ministrou palestras a todos os alunos.

Na coluna FolhaGeral, o paisagístico redator-chefe Roberto Carvalho, o Pestinha, está informando que, na enquete da Prefeitura de Jales, visando a escolha da árvore símbolo do Município, o Ipê domina a preferência. Segundo o colunista, na língua tupi-guarani, Ipê significa “árvore de casca grossa”. De acordo com Roberto, quando o ex-prefeito Humberto Parini implantou a chamada calçada ecológica e replantou árvores no canteiro central, falou-se em optar pelos Ipês pela beleza das suas floradas. O colunista relembra que à época, pessoas contrárias argumentaram que os Ipês fazem muita sujeira e é trabalhoso limpar o chão. “Uma das belezas produzidas pelos Ipês é sua florada esparramada pelo chão. Isso não é sujeira”, concluiu o colunista. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *