DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE

folha noroeste 20.08.16O jornal Folha Noroeste deste sábado está destacando a disputa eleitoral em Urânia, onde três candidatos a prefeito e 46 candidatos a vereador brigarão pelos votos dos 6.646 eleitores do município. O atual presidente da Câmara,  Odair Bezerra Dias (PPS), o Fião, da coligação “Renovação  Com Responsabilidade”, tem o apoio de dez partidos; o pecuarista Jacinto Nunes Dourado(PDT), da coligação “Urânia Com a Força do Povo”, conta com dois partidos; e o advogado Márcio Arjol Domingues(PSDB), da coligação “Renovação Já”, tem o apoio de cinco partidos.

O jornal destaca, também, a candidatura única do demista Flávio Prandi Franco, que disputará sozinho a Prefeitura de Jales. A coligação “União Por Jales” é integrada por 13 partidos, mas, na realidade, Flá é apoiado por 15 partidos, já que o PT e o PP não integram a coligação majoritária, mas estão no grupo de apoiadores da candidatura única. O jornal lembra, ainda, que Jales terá 95 candidatos a vereador e que cinco dos atuais vereadores não estarão disputando a reeleição.

Na coluna FolhaGeral, o incansável Roberto Carvalho está informando que Aspásia corre o risco de ter apenas uma candidatura a prefeito. O ex-prefeito Elias Roz Canos, o Lia do Bar, registrou sua candidatura para concorrer contra o atual prefeito, Calango, mas, segundo o colunista, pode ser impedido de participar do pleito pela Justiça Eleitoral. Lia teve suas contas de 2012 rejeitadas recentemente pela Câmara Municipal e, por conta dessa pequena mácula em sua ficha, poderá ser apanhado pela Lei da Ficha Limpa.

4 comentários

  • Tudo por amor

    Cardosinho vc poderia fazer uma reportagem sobre candidato Enelegiveis. Populina a ex prefeita teve 2 contas rejeitadas pelo Tcontas e pela câmara de vereadores no jornal nacional falou que quem contas rejeitadas pode ser candidato enquanto no jornal hoje da própria globo falou que não pode ser candidato quem tem contas rejeitada pela câmara de vereadores.

    • Amigo “Tudo por Amor”, nós estamos em um país onde o presidente do TSE é o Gilmar Mendes. Não dá para esperar muita coisa. De qualquer forma, reproduzo abaixo o trecho de uma notícia recente sobre essa questão. Ela deixa claro que somente a rejeição das contas pela Câmara de Vereadores pode tornar um prefeito inelegível. Como você está dizendo que a ex-prefeita teve duas contas rejeitadas pela Câmara, suponho que ela esteja inelegível. Eis a notícia do Consultor Jurídico:

      Só a rejeição das contas do prefeito pelo Poder Legislativo pode torná-lo inelegível. O parecer de Tribunal de Contas não tem o poder de impedir o político de se candidatar, ainda que o prefeito tenha agido como ordenador de gastos, e não como chefe do Executivo. A tese foi definida nesta quarta-feira (10/8) pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal, em dois recursos extraordinários com repercussão geral reconhecida.

      Também foi decidido que, mesmo que as câmaras dos vereadores se omitam em analisar as contas dos prefeitos, o parecer do Tribunal de Contas não pode torná-lo inelegível. Com isso, o Supremo voltou à sua jurisprudência consolidada desde 1992, mas mudada pelo Tribunal Superior Eleitoral por causa da Lei da Ficha Limpa, que alterou a redação da Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64/1990) em 2010.

  • IZADORA PINTO

    ESPECIATO, QUE VERGONHA, QUANTA FALTA DE BOM SENSO AO PARTIDO. SERIA MELHOR ABANDONAR TUDO E ESPERAR A PROXIMA. coligado com abra que foia camara meter a boca contra PT, Dilma etc. fim da picada.

  • ESPECIATO””””QUAL VAI SER SEU EMPREGO? OU PARA QUEM ARRUMOU SERVIÇO? OU O QUE VAIS RECEBER EM TROCA? VOCÊ TEM IDEOLOGIA POLITICA PARTIDÁRIA? OU É DAQUELES, MARIA VEM PRO BOLSO?
    ISSO PARA MIM É FALTA DE ESCRÚPULO, IDEOLOGIA, ETC….. MAS SEMPRE VISANDO O SEU PRÓPRIO BEM, OU DOS ACHEGADOS, QUE TERÃO SEUS EMPREGUINHOS.
    ISSO NÃO SE CHAMA POLITICA, CHAMA-SE SACANAGEM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *