DIOCESE DE JALES SUSPENDE CELEBRAÇÕES COM PÚBLICO E FARÁ TRANSMISSÃO DE MISSAS POR RÁDIO E INTERNET

Deu no Diário da Região:

A Diocese de Jales decretou nesta quinta-feira, 19, que as celebrações com participação pública de fiéis sejam suspensas a partir de sexta-feira, 20. Conforme a publicação, os padres devem celebrar as eucaristias somente com Equipes de Celebração, transmitindo-as por rádio e internet. O decreto atende as medidas preventivas para evitar a disseminação de coronavírus. Até quarta-feira, 18, Jales tinha nove casos suspeitos em investigação.

De acordo com o decreto assinado pelo bispo Dom José Reginaldo Andrietta e pelo padre Valter Lucato Campano Junior, a medida vale para as Celebrações Eucarísticas, da Palavra, de Batismo, de Crisma, de Matrimônio e Penitenciais. Além disso, as chamadas Celebrações de Exéquias, ou seja, fúnebres, deverão ser realizadas exclusivamente pelo ministro ordenado ou um ministro leigo ou leiga, de forma breve, com participação reduzida de pessoas.

A Diocese determina ainda que não se realizem reuniões de grupos, retiros, encontros de catequese, de formação e pastorais, bem como festas, podendo ser realizadas somente reuniões breves de Conselhos de Comunidades e Paróquias, e de Coordenações de Pastorais e Movimentos, em caso de extrema necessidade, com participação reduzida de pessoas.

As entidades e projetos sociais da Diocese deverão suspender, imediatamente, suas atividades, exceto os  serviços de assistência emergencial e de orientação sobre doenças infecciosas.

A Diocese orienta ainda que as visitas a doentes sejam feitas com “especial cuidado sanitário”, somente por padres ou um ministro leigo ou leiga, em caso de extrema necessidade, com a autorização de familiares e, se estiverem internados, em conformidade com as normas hospitalares e sanitárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *