DIREÇÃO DA ÁGUA MINERAL YANNI EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE CASO DE VOTUPORANGA

A notícia veiculada pelo site da Prefeitura de Votuporanga e reproduzida aqui no blog motivou uma Nota de Esclarecimento enviada pelos responsáveis da empresa que comercializa a água mineral Yanni.

Ressalte-se que toda a confusão foi gerada, segundo informações da empresa, por três ou quatro pacotes de um lote fiscalizado pela vigilância sanitária de Votuporanga, tratando-se de um caso raríssimo nos 45 anos em que a Empresa de Mineração Jales desenvolve suas atividades. Vamos à Nota da empresa:

NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO  

Produto Água Mineral Yanni – Embalagens de 1,5L – Lote fabricado em 14/05/2013. 

A EMPRESA DE MINERAÇÃO JALES LTDA EPP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 50.574.698/0001-27 e Inscrição Estadual nº 396.110.463.110, com sede na Estrada Municipal Jales – Paranapuã, Km 5,5, em Jales/SP, CEP 15700-971, empresa engarrafadora do produto ÁGUA MINERAL YANNI, através do seu Técnico Químico Ricardo Samartino Albino, inscrito no Conselho Federal de Química, sob nº CFQ IV:077252, vem a público esclarecer que foi notificada por apresentar produto em desacordo com a legislação vigente, com a presença  Pseudomonas Aeruginosa, acima do limite permitido, para o Lote fabricado em 14/05/2013, produto este denominado “Água Mineral Natural Yanni”, embalagem de 1,5 Litros, coletada para Modalidade de Amostra Fiscal, do programa Paulista de Análise Fiscal de Alimentos – PP 2013, através do termo de coleta de amostra, TCA nº 64 de 20/06/2013, descumprindo o Item 3 e seguintes do Regulamento Técnico de características microbiológicas para Água Mineral Natural e Água Natural, Aprovado pela Resolução da Diretoria Colegiada RDC 275, de 22/09/2005.

Destaca-se que este descumprimento foi constatado pelo resultado do Laudo de Análise nº 4965.00/2013, emitido no dia 28/06/2013, tendo a Empresa tomado ciência dos fatos, no dia 22/07/2013, através de Notificação emitida pela Secretária de Saúde do Município de Jales, Equipe Municipal de Vigilância Sanitária. 

Desta feita, logo após o recebimento da Notificação acima descrita, a empresa procedeu com o rastreamento do Produto Água Mineral Natural Yanni, embalagem de 1,5 Litros do lote fabricado em 14/05/2013, nos pontos de

revenda e, imediatamente procedeu com o recolhimento dos produtos encontrados do lote acima descrito, para que este fosse retirado de circulação e não fosse comercializado.

Salienta-se que após o recolhimento do Produto “Água Mineral Yanni” embalagem de 1,5 Litros fabricado em 14/05/2013, o Técnico Químico responsável pelo Laboratório da empresa e setor de qualidade, procedeu com a destruição e descartes dos produtos já recolhidos anteriormente.

Cumpre destacar que a Empresa de Mineração Jales Ltda – EPP, responsável pelo engarrafamento do Produto “Água Mineral Yanni”, desenvolve suas atividades há mais de 45 Anos e sempre seguiu com rigor obstinado todas as Normas Sanitárias Municipais, Estaduais e Federais, mantendo o amplo controle sobre a qualidade, sanidade e aspectos de todos os produtos expostos à venda.

Pondere-se que, a Empresa sempre realizou diariamente desinfecção e assepsia nos equipamentos de envase do produto “Água Mineral Yanni”, visando garantir a qualidade de seus produtos.

Ademais, após a notificação, a Empresa submeteu o ponto de Captação da Água Mineral (Análise de Orientação B-6952 – Anexo I), a Tubulação (Análise de Orientação B-6951 – Anexo II), o Reservatório 02 (Análise de Orientação B-6950 – Anexo III), o Reservatório 03 (Análise de Orientação B-6949 – Anexo IV) e o Produto envasado de 1,5 Litros Água Mineral Yanni, Fonte Samartino – Lote 02/08/2013 (Análise de Orientação B-6954 – Anexo V) e Produto envasado de 10 Litros de Água Mineral Yanni, Fonte Samartino – Lote 02/08/2013 (Análise de Orientação B-6953 – Anexo VI) à novas análises de qualidade, internos, além de análise no Laboratório Oficial do Estado, Instituto Adolfo Lutz – Centro de Laboratório Regional de São José do Rio Preto – X da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, que resultaram em laudos de conclusão satisfatória, nos padrões fixados pela Resolução RDC 275 de 22/09/2005 da Anvisa, que certificaram a total qualidade do Produto “Água Mineral Yanni”. 

Ainda é bom salientar que a Empresa possui laboratório próprio e realiza análises diárias de acordo com a Portaria 374 do DNPM e, análise de certificação em Laboratório Oficial, bem como suas análises e procedimentos adotados a fim de garantir a qualidade do produto pode ser acompanhados por qualquer pessoa que houver interesse. 

Salientamos ainda que o Laudo de Análise nº 4965.00/2013 condenou tão somente o Lote fabricado em 14/05/2013, do produto “Água Mineral Natural Yanni”, embalagem de 1,5 Litros, já retirado de circulação e, que os demais lotes de todos os produtos da Empresa encontram-se dentro dos padrões de consumo.

Eventuais esclarecimentos e solicitação de Laudos de Análise dos Produtos comercializados poderão ser requeridos através do e-mail [email protected] ou pelos telefones 17-3632-1954 ou 17-99704-1954. 

 Jales, 04 de outubro de 2013.  

 Empresa de Mineração Jales Ltda EPP

Djalma Jesus Albino – Proprietário 

Ricardo Samartino Albino – Técnico Químico- CFQ IV: 077252 

5 comentários

  • Além deste lote que apresentou problema, quantos outros mais passaram despercebidos?
    Que a fiscalização fique em cima, para que seja garantida a qualidade dos produtos e a empresa “aperte” seu controle de qualidade, para que isso não ocorra novamente.

  • Ricardo

    [email protected] sobre sua pergunta, posso garantir que não se trata lotes fabricados pela empresa passarem por despercebidos, e infelizmente só notícias negativas tem circulação. A vigilância municipal de Jales condenou todo lote por 4 garrafas das 6 analisadas apresentarem desacordo com legislação, acreditamos que se trata-se de uma contaminação na Água todas as embalagens analisadas apresentariao desacordo, pois a empresa tem capacidade de armazenamento de 100 mil litros de água e nesta data específica 14/05 foram produzidas 2100 garrafas de 1, 5 litros e além de outros produtos do mix de venda da empresa, essa notícia foi publicada no dia 02/10 muito tempo depois que a empresa e a vigilância sanitaria municipal tomaram conhecimento do fato. Na data da divulgacao da noticia a empresa já havia recolhido e retirado de circulação para proceder descarte do lote . A empresa após o problema é fiscalizada a cada novo lote que produz para o produto de 1, 5 l e aumentou o rigor no seu controle de qualidade, além de fazer um investimento de cerca de 20 mil reais no setor de desinfecção e assepsia das embalagens. Como foi sitado no início notícias boas não circulao mas a empresa após isso foi fiscalizada 5 vezes e não mas apresentou problema. Tudo isso que foi explicado possuímos documentos que comprovam, além de análises de certificação da qualidade do produto, que podem ser solicitados pelo SAC 17 3632 1954 ou 17 99704 1954 ou pelo email: [email protected]

  • EVANDRO COSTA

    ISSO ACONTECE, ATÉ A COCA COLA MULTINACIONAL UMA DAS MAIS FORTES DO PLANETA DEIXOU ESCAPAR UM RATO NA GARRAFA… NÃO VAMOS BITOLAR E VAMOS CONTINUAR TOMANDO YANNI EMPRESA JALESENSE Q LEVA O NOME DE JALES PRA REGIAO TODA E GERA UM MONTE DE EMPREGOS P/ ESSA CIDADE Q FALTA EMPREGO

  • JOÃO FEREIRA

    Que injustiça essa divulgação, Sou membro de uma entidade de Jales e sempre que Realizamos eventos procuramos a Água Yanni pra pedir Doação, em 5 anos que estou nessa entidade nunca vi a Água Yanni negar uma Doação, sempre Fez doação da água pra todos nossos eventos (sem Custo algum)e até onde eu sei, faz doação pra todas entidades de jales. Nunca Vi nenhuma entidade vim aqui ou em qualquer outro meio de comunicação agradecer essa empresa, e as pessoas que tem a cara de pau de pedir doação nem sei se são consumidores da marca, agora pra falar mal aparece um monte. Sou consumidor vou sempre ser, acredito na empresa e na qualidade. Já visitei a fonte, visitem e tire suas conclusões.

  • gilmar

    Não sei porque tanto comentário, essa agua é horrível de se beber, além de ph baixissimo. Melhor beber agua de poço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *