E A FILA CONTINUA…

DSC03400-ed

A incursão que alguns vereadores fizeram aos postos do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), há cerca de 15 dias, parece não ter surtido muito efeito na unidade do conjunto habitacional “Roque Viola”.

A foto acima mostra como estava a fila para conseguir consultas na tarde desta sexta-feira. O atendimento para quem necessita marcar uma consulta começa às 16:00 horas e a foto foi feita meia hora depois, quando a fila já tinha diminuído um pouco.

Algumas pessoas aproveitaram a presença do aprendiz de blogueiro para reclamar. Uma senhora, cujo nome não convém citar, disse que chegou ao posto por volta das 13:00 horas e já tinha outras oito pessoas na fila.

Ela precisava de duas guias de consulta – uma para si mesma e outra para um aparentado com mais de 80 anos – mas, apesar de ter chegado com três horas de antecedência, teve que, depois de obter a primeira guia, pegar novamente o final da fila para tentar conseguir a segunda consulta.

Uma coisa, porém, a fila tem de positivo: o pessoal aproveita para colocar as conversas em dia. 

21 comentários

  • CRIDÃO DO ROQUE VIOLA

    E eu achando que as filas acabariam por aqui. Simplesmente mudou o período de espera.

  • popó

    INFELIZMENTE ESTA É A REALIDADE DA SAUDE BO BRASIL.NÃO É SÓ JALES NÃO.

  • alguem

    não posso reclamar pois no esf do municipal o agendamento são todos os dias a partir das 7h e vai ate as 17 h geralmente costuma sobrar vagas

  • Fabiana

    Como trabalhadora da Saúde, posso afirmar uma grande verdade que tem sido confirmada ao longo dos anos: na saúde pública, pelo menos no Brasil, nunca haverá um dia em que não se “haverá filas”. Isso é utopia minha gente. Certa vez, no meu trabalho, um médico disse que mesmo que se duplicassem os números de ESFs em cada bairro, as filas continuariam. Isso é fato! Eu mesma que acreditei que teria meus problemas resolvidos pagando plano privado, encontrei dificuldades maiores ainda do que no SUS. Para marcar um US gestacional, dia desses, tive que ligar para mais de 3 médicos, e acreditem vocês ou não, num determinado consultório, a secretário me falou em claras palavras que “sendo a primeira consulta, eu deveria pagar uma diferença de R$ 150.00” Quando desliguei o telefone, minha indignação era tanta que eu disse a mim mesma: “será que vale a pena pagar plano de saúde?” Se eu tivesse dinheiro, o US sairia naquele dia! Como me deixa triste essa situação! Mas é a realidade, e contra ela, pelo menos eu, sei que não posso fazer absolutamente nada, a não ser aceitar. Gostaria de ter um salário digno, (não só prá mim, mas prá muitos trabalhadores que sofrem nesse país) suficiente para que eu pudesse pagar todas as vezes que eu procurasse um médico… A sensação que tenho é que estou mendigando do plano de saúde um direito meu, que pago 10 dias antes do vencimento a fatura que chega sempre no dia certinho. Isso é Brasil!

  • nita

    Cardosinho, estive hoje acompanhado uma pessoa no UPA, e fiquei hororizada com a falta de postura de certas enfermeiras, na sala de observação onde a pessoa chega e não esta nada bem e muitas vezes tem de ser removida para a Santa Casa, deveria ser uma sala silenciosa, uma sala sem telefone, onde a pessoa esta para ver se se recupera ou se nescessita de mais algum procedimento, e hoje o que vi la foi uma total falta de respeito, postura e principalmente educação, a atendende alem de atender celular em pleno atendimento, ainda do nada soltou um grito para chamar a a miga que passava pelo corredor, as bandejas de medicamento eram postas no balcão e eram batidas fazendo soar um som istridente, enfim Sr Prefeita da uma incerta por la, afinal é um setor que segundo a propria Sr ‘ meninas dos olhos” mas acho que seus olhos estão um pouco tortos.

  • Elizabeth Lima

    Juro que não entendo o problema dessa fila.
    No meu PSF ( JACB ) existe agendamento. Faz tempo que não vejo fila, lá.E o que eu uso, não é pouco. Lá sabem até o nome da minha cachorra,kkk. Obrigada, meninas do PSF do JACB.

  • Elizabeth Lima

    Agora o assunto é sério: Ontem estive no UPA de Jales, por volta das 19h. Havia um alvoroço nos corredores. Entendi o que se passava na sala de medicação. Apenas TRÊS pacientes. Só posso afirmar pelo meu caso mas, APARENTEMENTE, tratava-se do atendimento a TRÊS dependentes químicos. Eram esposas, pais ( meu caso) e filhos ajudando os profissionais da Saúde a manter a ordem.
    Pensei na situação do meu filho e dos dois senhores que estavam em atendimento e no que poderia ter levados ao vício. Só posso responder por mim: FALTA DEUS EM NOSSAS VIDAS. Fui, literalmente, obrigada a frequentar uma igreja evangélica, apanhava quando não queria ir, talvez por isso não ensinei meus filhos a frequentar nenhuma igreja. Fiz mal. Obrigada mamãe!
    Queria pedir favor a alguns amigos: passem meus agradecimentos a seus colegas, Edirlene Postigo, ao UPA;Adriana e Andreia Luisa, ao SAMU; Zilda Rodrigues, à Saúde Mental; Pe Valdair Rodrigues à Pastoral da Sobriedade e aos irmãos católicos, Geb Maria Dolores aos irmãos espíritas aos meus irmãos da Assembléia de Deus. Não pulo de galho em galho como possa parecer, apenas acredito num único caminho, DEUS, e em todos esses lugares sinto SUA PRESENÇA. OBRIGADA pelo apoio de TODOS.
    Como a maioria dos meus amigos têm idade de serem meus filhos, um conselho: façam como minha mãe, obriguem seus filhos a frequentarem uma igreja, penso ser uma forma, arbitrária talvez, de apresentar DEUS a seus filhos.

    • Acertou Elizabeth Lima, precisamos da ciência para nossas dores físicas, mas a ciência não cura o espírito, e a doença mais grave é a doença espiritual, o povo está mais doente da alma do que fisicamente,não adianta procurar médico se não tivermos Deus em nossos corações, o ser humano está mais preocupados com a matéria do que com o espírito,quando na verdade deveria ser o contrário, a ansiedade da alma está levando o ser humano ao consumismo desenfreado ,à vaidade exagerada,quantos estão morrendo por vaidade,infelizmente não há governo nem prefeito que pode fazer nada por esse povo,só Deus, mas para que ele nos ajude é preciso que procuremos por ele e sejamos o mais humilde possível, espero que muitos leiam e concordem e pensem em Deus em favor dessas pessoas que tanto precisam de Deus e aina não se deram conta disso BOA TARDE!!!!!

  • Elizabeth Lima

    OBS, isso aconteceu na última quarta-feria.

  • SOU JALES DE CORAÇAO

    isso acontece todas as sexta feira venha conferir elizabeth lima vc deve ser uma puxa saco da ungida né eu moro do lado do postinho do dercilio nao fale uque vc nao sabe elizabeth

    • Elizabeth Lima

      Procuro respeitar o direito dos outros, cumpro os meus deveres MAS sei cobrar os meus direitos.
      Participei das últimas conferências Municipal e Regional da Saúde que foi no mandato anterior. Foi do meu bairro, o JACB, que sairam as principais propostas aprovadas na Conferência Regional.
      Um dos frutos dessa Conferência,está prestes a sair do papel, o CAPS.

    • JACB

      SOU JALES DE CORAÇÃO, a Elizabeth é uma pessoa super envolvida na nossa comunidade, e na conferência da saúde ela teve uma participação ativa e decisiva. E você, o que tem feito para ajudar? Comece se identificando. E outra coisa, julgar as pessoas e apelid´-las de coisas que não são, sem conhecê-las é um defeito horrível e vergonhoso.

  • marcos

    Nao sei pq tem fila ai no roque viol. Aqui no psf do arapua o agendamento de consulta é o dia todo e nao tem fila e o atendimento é otimo.

  • Anônimo

    Caro colegas, esta fila existe na saúde pública no Brasil não é apenas no ESF Roque Viola, mas cabe argumentar que o número da população do Roque Viola é bem maior que nos outros ESF. A realidade é que mesmo em clinicas particulares existe a demora no atendimento. Sei que é preciso de muitas mudanças na sáude pública, mas de momento o que precisa ser feito é a contratação de um novo médico para atender a população…

    • Você tem alguma razão! Na semana passada, um professor amigo meu – por sinal um sujeito muito chato – teve que esperar umas três horas em um consultório para ser atendido. E não reclamou. Se tivesse que esperar esse tempo em um posto de saúde para ser atendido “de graça”, ele – chato como é – teria feito um escândalo.

  • É que o Arapuã ainda é um bairro sarado,só tem uns nóias mas como eles ainda estão em fase de crescimento,se alimenta bem anida não estão indo no postinho mas aguardem mais uns anos ,só vai dar nóias na fila e vão passar na frente de todo mundo pque eles são considerados especiaiskkkk

  • euuuuuuuuuuuu

    pois entao é preciso ver pois tambem tenho um encaminhamento lá de pedido de ultraçao a quase 3 meses lá nesse mesmo posto da foto e me disserão que vai demorar mais …nao se sabe quanto tempo (menina dos olhos)cadêeeeee puliticos

    no mandato do outro prefeito fiz o mesmo exame e nao demorou nem 15 dias após o pedido….que saudade

  • anônimo

    Tenho saudades do INPS, onde a gente levantava de madrugada, ficava na fila, mas tinha uma vantagem, conseguia a consulta para o mesmo dia e para o especialista solicitado. Eramos felizes e não sabíamos pois, Hoje ao procurar uma unidade do ESF passamos por médicos que apenas receitam os mesmos medicamentos ou preenchem encaminhamentos, estes por sinal demoram tanto que muitas vezes o paciente já melhorou ou morreu. O AME veio para solucionar o problema, mas atende toda a região e cada ESF tem uma cota para exames e consultas, portanto vem se acumulando encaminhamentos. Um exemplo são os encaminhamentos para ortopedista, no ESF do Roque Viola tem mais de 200 encaminhamentos, no ESF do São Jorge tenho uma amiga esperando a 5 meses e está com problema sério no joelho. Será que o paciente que está aguardo o encaminhamento para cirurgia vai conseguir esperar. E muito se fala que a saúde vai bem e é prioridade.

  • anonimo

    onde está esta prefeita de jales que não acorda para a saúde de JALES sp sim nice quantos mais teram que morrer naquela upa que não é upa é upm por só ter um medico que por sinal é um ótimo médico e tambem a enfermeira que lá estava(unidade de pronta morte)só existe um médico para a populaçâo toda onde tinha em média 30 pessoas para ser atendida, cadê os médicos que prometeu para nossa cidade (meu caso é simples Suspeita de dengue onnde eu não sabia se aguardava minha ves ou faria o que fis (vim em bora após esperar em média 40 minutos poi tambem estava lá mais um sintomas da dengue a diarréia ai não consegui esperar, tive que correr para casa onde a diarréia pegou feio assim como meu voto vc não pega mais ok.e mais se acontecer algo comigo vai ser em casa não aguardando em uma cadeira dura onde só de pensar em sentar com as dores que sinto dói.mas é como disem o poder já subiu a cabeça onde fontes seguras me disseram que bate no peito e dis eu fui eleita ,eu sou pref. eu mando aqui.Más vamos ver até quando ou quando seu enpitiman sair que é o que mais quero agora chaaaaauuu…

  • IRENE

    na minha opiniao eu acho que essa cidade ja deu que tinha que dar a saude esta uma porcaria as ruas nem se fala nao temos mais esperança de ter uma cidade melhor essa e minha opiniao ja briguei muito com a secretaria da saude ate consegui alguma coisa como medicamento na farmacia do postao fui marcar consulta fiquei mais de 3 horas no sol sem contar que fiquei uma semana para o atendimento medico como eu dizia das ruas nossas casas sao cuidadas contra a dengue e a rua com bastante buraco e agua parada ja vi ate mosquito da dengue num buraco da rua sem falar que asfaltaram um pedacinho da rua que moro depois nao terminaram porque a maquina disseram que quebrou me engana que eu gosto esse tapa buraco e gasto dinheiro publico porque nao faz uma coisa que presta que dure mais tempo colocam esse monte de merda na rua sujamos nossos calçado depois chove sai tudo e claro fazem porcaria depois que paga e nos mesmo por isso eu digo jales esta falidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *