EM 12 MESES, FROTA DE VEÍCULOS CRESCEU 3,5% EM JALES. E O REPASSE DO IPVA AUMENTOU 8,3%

DSC00016-ed

Segundo números do portal do Denatran, a frota de veículos de Jales – ou seja, dos veículos emplacados em Jales – cresceu 3,5% entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016. No total, passou de 40.171 veículos para 41.603. Em Fernandópolis, o crescimento foi de 3,2% no mesmo período. Em Votuporanga, 3,0%.

Claro que uma parte desses veículos já não circula mais, pois muitos deles foram fabricados há mais de 40 anos. O mais antigo, segundo a estatística do Denatran, é de 1928. Além disso, basta dar um olhada no pátio da Ciretran, lá no Distrito Industrial II, para notar que muitos desses veículos, principalmente motos, estão, por algum motivo, fora de circulação.

Ainda de acordo com os números do Denatran, Jales tem 19.866 automóveis, 4.107 caminhonetes e 13.898 motos e motonetas. Na região, Jales é uma das cidades que, proporcionalmente, possui mais motos/motonetas por habitante: uma para cada 3,5 habitantes. Em Santa Fé do Sul, por exemplo, é uma moto para cada 5 habitantes. Em Fernandópolis, uma para cada 4.

Por outro lado, a arrecadação de Jales com o IPVA cobrado dos donos desses veículos cresceu 8,3% no primeiro bimestre de 2016, em relação ao mesmo período de 2015. Em janeiro/fevereiro deste ano, o IPVA rendeu 4 milhões e 848 mil reais, segundo o portal da Secretaria Estadual de Fazenda. No ano passado, foi pouco menos de R$ 4,5 milhões. 

8 comentários

  • Anônimo

    ENQUANTO ISSO PREFEITURA VOLTA AO CADIN …

  • Taxa de Limpeza Urbana

    Poderia ser um pouquinho melhor se….
    Os dois veículos na garagem da casa do Vereador Gilbertão da Cesp fossem licenciados em Jales.
    Mas apesar de receber o salário de vereador em Jales … os veículos da família são licenciados no Mato Grosso, talvez seja uma homenagem ao seu grande amigo e braço direito Lauro!
    Pode até ser legal mas… certamente é IMORAL!

  • Anônimo

    Isso significa que quanto mais se arrecada com o IPVA , mais intransitáveis se tornam as ruas? Usar crise como desculpa não procede porque numa crise arrecadações aumentam?

  • nao ta tranquilo e nao favoravel

    cade meu asfalto callado? vai continuar callado

  • Meu asfalto, minha suspensão, meus pneus, meu carro

    E mais se arrecada, desmentindo a tese de que a arrecadação está caindo e uma pergunta que não calla: CADÊ A OPERAÇÃO TAPA BURACOS E OS RECAPEAMENTOS?

  • deva

    parabéns pela reportagem cardosinho, é isso que precisamos, ficar por dentro do que é arrecadado e onde será investido na nossa cidade, afinal são impostos que nòs pagamos para melhoria da nossa cidade.

    se possivel cardosinho, vê como esta aquela história que o prefeito iria entrar com a reintegração de posse em cima dos terrenos doados pela prefeitura no distrito industrial II e que ate agora só rendeu alguma coisa a especuladores….

    grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *