EM 13 ANOS, CRESCIMENTO POPULACIONAL DE JALES FOI O MENOR ENTRE CIDADES DA REGIÃO

DSC00559-ed

Uma matéria sobre o encolhimento populacional de algumas cidades brasileiras, publicada hoje pelo G1, mostra que Jales, com um suposto crescimento de 5,5%, foi a cidade da região – entre as principais – que apresentou menor evolução no número de habitantes.

O levantamento do G1 foi feito com base no Censo de 2000 e nas estimativas do IBGE relativas a 2013. Em treze anos, a população de Jales teria saltado de 46.186 habitantes para 48.724.

Entre as principais vizinhas, o menor crescimento foi de Fernandópolis  (9,6%), seguida por Tanabi (11,6%), Santa Fé do Sul (16,4%), Votuporanga (18,6%) e Rio Preto (21,1%).

Como se vê, estamos perdendo até para Tanabi. E não é para menos: até o nosso historiador – Genésio Mendes Seixas – nos abandonou e se mudou com sua Marina para Tanabi.

Se isso serve de consolo, nós ficamos à frente de Urânia, cuja população teria crescido apenas 3,4% entre 2000 e 2013. Mas perdemos para Vitória Brasil (8%), Paranapuã (9,7%) e Santa Salete (9,6%). Iturama(MG) e Aparecida do Taboado(MS) cresceram quase 30%.

Acho, porém, que o quadro pode ser pior. O levantamento, como já se disse, foi feito com base em estimativas do IBGE para 2013. E as estimativas do IBGE, pelo menos com relação a Jales, não são lá muito confiáveis.

Em 2009, por exemplo, o IBGE estimava que Jales já tinha 49.996 habitantes. Faltavam, supostamente, apenas quatro almas para chegarmos à marca dos 50.000.

A contagem feita em 2010, no entanto, contabilizou apenas 47.012 habitantes em Jales. Ou quase três mil cidadãos a menos do que tinha sido estimado. Portanto, é melhor desconfiarmos desse suposto crescimento de 5,5%. 

15 comentários

  • Lesbica

    Depois que o Rolemberg morreu não surgiu nenhum líder político em Jales.Quem está surgindo? Ninguem.lllll Estamos ferrados .

  • Infelizmente

    Pois e’ infelizmente pra nos que gostamos de Jales, esta e’ a nossa dura realidade.
    Pode estra certo que boa parte da culpa vem da incopetencia dos ultimos administradores, inclusive da atual, cuja preocupacao maior tem sido comprar automovel de luxo e celulares ultimo tipo para seu proprio deleite.

  • SR APOLO

    quem se arrisca a comprar alguma coisa em uma cidade sem desenvolvimento,sem qualidade de vida,investir aqui é uma tremenda furada,e qdo acontece de algum empresário querer investir os outros que se julgam donos do mercado mata a intenção ou fazem ate ameaças.

  • Jales já era,daqui pouco tempo aqui só vai ter aposentado do inss, funcionário público e político ladrão,os políticos ja tem so´falta o povo ir abadonando,o que já está acontecendo há muito tempo, não vai ter nem médicos pra cuidar dos velhos,só se for médico cubano pqque médico que precisa ganhar dinheiro n vai ficar aqui trabalhando de graça pro sus,ainda bem que o ano que vem eu tbem to vazando,quem sair por último apague a luz e feche a porta !!!

  • demógrafo

    Só mesmo um idiota desconhecedor da realidade populacional mundial pode associar estes dados com desenvolvimento econômico. Tenho tudo para não gostar da atual administração. Daí, ser superficial ao ponto de ligar uma coisa com outra é burrice demais.

  • Anônimo

    O problema está justamente no fato do povo ficar à espera de “um grande líder”. Esse é um pensamento ultrapassado e que só favorece os “coronéis”. Jales está na UTI há muito tempo e por culpa não dos últimos prefeitos, mas por culpa do povo, culpa nossa mesmo que ficamos sentados em nossas poltronas espera do que um líder, um super herói venha nos salvar. Não precisamos de um líder, precisamos é de uma sociedade civil organizada e forte, com coragem e disposição de ir em busca das conquistas necessárias e tbem disposição para combater os desmandos dos pseudo coronéis que aqui tem se instalados.Temos em Jales grupos fortes e importantes, alguns já conhecidos e outros nem tao conhecidos, como o Forum da Cidadania, a Comissão da OAB, recém formada, temos uma Associação Comercial, Associação dos Comerciários, o forum permanente de cultura, além de muita gente competente que se dispõe a trabalhar para o progresso democrático dessa urbe que vivemos, o que falta é a consciência de um trabalho coletivo e organizado com um foco comum. Paremos de clamar por um líder e façamos a nossa parte, só assim vamos tirar Jales da UTI.

  • Adriano

    Em 1991 Jales tinha uma população de 45.956 mil habitantes aproximadamente uma população 100% maior que a de Santa fé do Sul que na época tinha 23.110 mil habitantes, Segundo dados do IBGE em 2013 a população de Jales esta em 48.724 mil habitantes ou seja aproximadamente 50% maior que a população de Santa fé do Sul que ficou em 30.872 mil habitantes. Se levarmos estes dados como base, em 22 anos a diferença de população entre as duas cidades diminuiu em 50% o que nos mostra que em 22 anos Santa fé do Sul pode alcançar a população de jales, o que não é um tempo muito longo!!!

    • Marcio

      Não se esqueça que nos gráficos financeiros de 2009 do IBGE a receita de Jales é de 64 milhões de reais e de Santa Fé do Sul é de 75 milhões de reais. Ou seja tem menos $ aqui para cada pessoa. Santa Fé está muito pra frente? Não! Jales é que teve a desgraça de sucessivas administrações desastrosas.

  • Movimentos Migratórios

    Boa Adriano, essa é pro Demografo voltar pra escola e entender o que é a realidade mundial. Como não da pra desenhar aqui, solicito ao citado demógrafo que nos apresente os números do crescimento comparativos entre por exemplo Jales e Maringá, nós últimos 40 anos! Daí talvez ele perceba melhor quem está sendo superficial.

  • O Esclarecedor

    O Demógrafo tem razão. Crescimento economico e crescimento populacional são coisas bem diferentes.E tem mais: Jales perdeu dois distritos, Pontalinda e Vitoria Brasil, daí a queda brusca na sua população.

  • Adriano

    A populacao de uma cidade só cresce se a sua economia crescer, se a cidade oferece boas opções de emprego logicamente a sua economia aumenta e a imigração para aquela cidade também aumenta e eleva a sua população, nossa capital é um exemplo mundial disso. Se a cidade não tem nada a oferecer ele tende a desaparecer pois seus filhos vão procurar melhores condições de vida em cidades mais desenvolvidas e economicamente forte!!!

  • Adriano

    Sim jales perdeu dois distritos. Mas isso já faz quase 70anos !!!

  • Profeta

    Se continuarmos assim com esse desleixo com nossa cidade realmente daqui alguns anos teremos cada vez menos habitantes. Uma cidade so cresce quando há industrias, campus universitário, um planejamento voltado para o futuro. O que se sente é que estamos muito longe disso. É uma pena porque Jales nao merecia isso.

  • pelamor

    Pelamordedeus!!!
    Vamos importar urgente estes 04 habitantes para chegarmos a honrosa, extrordinária, fantástica e perseguida marca dos 50 000 habitantes !!!
    E ninguém tem permisão para morrer , caso contrário …

  • Marcos

    tambem 8 anos de PT em Jales “Parini”,é dificil uma cidade que PT administra desenvolver

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *