EM CINCO DIAS, CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE SOBEM 50%

Hoje, logo pela manhã, uma equipe de controle da dengue – capitaneada pelo elétrico João Grilo – desembarcou aqui no meu bairro, para fazer aquela nebulização do veneno contra o Aedes aegypti. Como sou moço razoavelmente perspicaz, logo desconfiei que algum vizinho havia sido picado pelo temível mosquito.

Aliás, acho que o pessoal da dengue – incluindo a eficiente Vanessa Luzia – já deve ter ligado o sinal de alerta. Afinal, na quinta-feira, quando eu escrevia matéria para A Tribuna, sobre a dengue, a cidade tinha 17 casos confirmados, dos quais, 11 autóctones e 06 importados.

Nesta segunda-feira, os números já haviam subido para 25 casos confirmados, sendo 18 autóctones – isto é, causados por mosquitos nascidos, criados e infectados em nossa pacata urbe – e 07 casos importados.

Ou seja, em apenas cinco dias, um crescimento de quase 50% no número de casos confirmados. Por outro lado, sempre é bom lembrar que, no ano passado inteiro, foram registrados somente 09 casos, refletindo o bom trabalho da equipe de combate à dengue.

A Prefeitura alega, com alguma razão, que o crescimento deste ano tem a ver com o caráter cíclico da doença. Com efeito, na dinâmica da dengue, as epidemias da doença se repetem a cada três ou quatro anos. Isso vale para todas as cidades. 

Em Jales, tivemos 306 casos em 2010, 186 casos em 2011 e, como já dito, apenas 09 casos no ano passado. Portanto, considerando o ciclo da dengue, já era esperável  um recrudescimento da doença em 2013. Em Jales e em todo o Estado de São Paulo.

Apesar do citado caráter cíclico, não se pode desconsiderar, no entanto, que a sujeira e a falta de cuidados com a cidade – além da falta de cooperação da própria população – também estão colaborando com o crescimento da dengue.     

5 comentários

  • APONTADOR

    E a Sec de Comunicação se vangloriando que Jales participará, somente e tão somente da segunda fase no projeto Cidade Limpa? BORA MATAR MOSQUITOS COM AS MÃO ENTÃO ATÉ AGOSTO, E ORAR CLARO PRA DEUS NOS MANTER LIVRE DA DENGUE E LEISHIMANIOSE

  • AG

    Preocupante para todos

  • Pit Bull

    A SC ou a quem de direito.

    A matéria sobre a visita do Diretor Executivo da TV Tem, ao meu ver, ficou na generalidade do assunto – CIDADE LIMPA. Diante da matéria acima, entendo que a visita não foi totalmente explorada, para que Jales fosse incluida ,ainda , nesta primeira fase; ou seja, não foi trabalhado com ênfase ou priorização que o caso requer .

    Logo penso ! Será que não foi priorizado a FACIP , em detrimento a Saúde Pública, dado as necessidades, no período, dos recursos humanos e veículos ?.

    Vejamos :

    A TV TEM uma emissora que busca a parceria com a região de sua cobertura e que desenvolve uma Campanha de estímulo a Cidadania. Entendo que no seu papel de coordenação e não de execução , esta de responsabilidade das prefeituras; não haveria razão de não inserir e divulgar JALES.

    Prefiro estar enganado no meu raciocínio, pois na certeza, estariam substimando a inteligência do povo. Aí não teria receio de errar – ” O CIRCO CHEGOU”

    Sugiro que em matéria de interesse público, seja explicitado os “verdadeiros motivos” não deixando margem a dúbia interpretação, evitando-se desgastes à todos.

  • Ag de vetores

    Mesmo com nosso salario baixo como esta, nos estamos fazendo nosso trabalho, mesmo embaixo de sol quente e sem material pra trabalhar, nem protetor solar tem, e muito menos nossas bolsa q tao todas rasgadas e sem condições de carregar o material d trabalho…..sera q alguém sabe onde é a base onde nos agente fica quando se tem bloqueio ou saímos pra campo quando nos estamos no nosso setores?!?

  • Anonimo

    Enquanto não sai os R$ 2,3 milhões para a Facip a dengue explode na cidade. Questão de prioridade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *