ESCOLA DOC: DIRETORA ENVIA CORRESPONDÊNCIA E REFUTA APARENTE ABANDONO

A atual diretora da ETEC Jales, Fabíola Aparecida Rondelli Clemente, enviou correspondência a respeito de post onde este aprendiz de blogueiro anuncia matéria de A Tribuna sobre o aparente abandono da antiga Escola Estadual “Deputado Osvaldo Carvalho”, o DOC.

Fabíola rebate a informação de que o prédio estaria sendo subutilizado. E explica que a limpeza do imóvel foi terceirizada a uma empresa privada. Abaixo, o inteiro teor da correspondência:

Prezado Valdir José Cardoso,

A respeito do tópico postado em vosso blog sob o título “QUASE ABANDONO DA ESCOLA DOC PREOCUPA”,cumpre-nos informá-lo de que aquelas dependências encontram-se devidamente ocupadas e em pleno processo de expansão de atendimento.

Em vosso post, é mencionado que o prédio encontra-se subutilizado. Ainda que exista capacidade ociosa para ser atendida no projeto de expansão da ETEC de Jales, cabe informá-lo que funcionam no prédio 5 cursos técnicos e um sexto curso será implantado a partir do próximo dia 04 de fevereiro. De um total de 15 diferentes cursos técnicos ofertados pela Escola Técnica de Jales, mais de um terço já funcionam naquelas instalações, transferidas definitivamente para o Centro Paula Souza há menos de dois anos.

Provavelmente vossos leitores e uma boa parte da população tenham a percepção de um prédio pouco utilizado no período diurno, o que é verdadeiro. Somente no mês de agosto de 2012, conseguimos a instalação do primeiro curso diurno naquele prédio, o de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, que funciona no período da tarde.

Neste início de ano, entra em funcionamento um novo curso, Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, que funcionará no período da manhã. No período da noite, um total de 8 turmas de 4 cursos técnicos utilizam o prédio (Administração, Contabilidade, Secretariado e Comércio), existindo uma única sala ociosa, ainda assim, devidamente mobiliada e periodicamente utilizada na oferta de cursos de qualificação (cursos do programa VIARÁPIDA).

Com a implantação do novo curso neste próximo mês, o prédio passa a ser ocupado nos três períodos. Infelizmente, o atendimento no período noturno continuará a ser significativamente maior que no período diurno, em decorrência da baixa demanda de estudantes dispostos a estudarem durante o dia, o que é sentido por todas as instituições de ensino técnico e superior da cidade de Jales região e mesmo do Estado de São Paulo

Vale esclarecer que embora o prédio tenha enorme valor histórico e sentimental para toda a coletividade Jalesense, o mesmo possui apenas 9 salas de aulas, o restante do espaço destina-se à ocupação de laboratórios (dos quais 2 novos encontram-se em fase de instalação neste período de férias escolares). Além da instalação destes novos laboratórios, existe investimento financeiro significativo em obras internas de adequação (em andamento neste início de janeiro), em tecnologia para oferta de internet e projeção em 100% das salas de aulas.

Outro aspecto que acreditamos tenha contribuído para a percepção que vossa senhoria tenha registrado no blog, diz respeito à aparência do espaço físico. Cumpre-nos informar, que a limpeza das dependências do prédio é realizada por empresa terceirizada, sob contrato com o Centro Paula Souza, que assumiu os serviços naquelas dependências no mês de outubro. Por força de problemas de itens de contrato, a limpeza dos espaços externos deixou de ser realizada após o encerramento das aulas em dezembro. Todavia, está sendo providenciada uma iniciativa para a devida adequação até o dia 31/01/2013.

Grata pela oportunidade do esclarecimento.

Fabíola Aparecida Rondelli Clemente
Diretora de Escola Técnica
ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho

17 comentários

  • Anônimo

    …cumpre-nos informá-lo de que aquelas dependências encontram-se devidamente ocupadas pelo mato e em pleno processo de expansão de atendimento ao mosquito da dengue… só se for ….

  • Cristina

    Cardosinho, essa Fabíola sabe onde é a antiga escola DOC, pois as fotos falam por si só.AAAFFFFFFFF!!!!

  • curioso

    Cardosinho, cadê os esclarecimentos do ex-diretor Luiz Florinao que vc tinha postado? Que estranho isso…

  • Zé Ruela

    De boca vive locutor de rodeio! quero ver a manutenção do DOC se vai ser feita mesmo!! ando cansado de promessas!!

  • Jalesense

    As fotos mostram tudo, o pleno abondono sim! Parece um ambiente assombrado. O setor de limpeza não tem nada haver com mato, é irresponsabilidade da direção da escola. É essa escola que o governo tanto divulga?

  • Indignado

    Contra fatos não existem argumentos. É querer justificar o que não tem justificativa e olha que você não foi no trajeto que eu te falei vá ver o portão da rua doze, vá ver os galhos pendurados e quabrados na rua dez, vá ver o fundo da escola onde jogam futebol, vá ver dentro da escola como é que está, vá ver os galhos de uma arvore na rua dez que já estão mais para a frente que o meio da rua doze e ninguem poda. A diretora vai na escola estamos falando do mesmo lugar.

  • Cidadã...

    Não há como negar o abandono e a falta de gestão neste espaço educacional histórico, público e central da cidade de Jales ( já tão abandonada!), mais grave ainda é a “prestação de contas” dos cursos oferecidos num ambiente visivelmente descuidado! Recordo-me que até a bem pouco tempo a antiga placa da escola DOC ainda estava fixada na fachada central e, após ser retirada, permaneceu durante dias encostada em uma das paredes exteriores. As fotos falam por si, não há o que argumentar, qualquer tentativa, que não o trabalho imediato, é pura demagogia!

  • Bolo de Aniversário

    Olha meu Blogueiro, Vc tem certeza que ai é o DOC, não é o aterro sanitário do municipio, que coisa quem viu e quem vê, acorda Jales. kikikikikik

  • anonimo

    POVO de JALES, esse pessoal que toma conta da ETEC de JALES,constroi sala com ar condicionado para eles, e os aluno naoprecisamos falar está para a população ver.NICE tome providencias.

  • Anônimo

    essa tau de fabiula pegou uma erança maldita do luiz floriano. vai te que trabalha muito pra coloca a casa em ordem quero so ver.

  • ex-aluno 2012 exe

    Isso ai meu caro Cardosinho, sempre as mesmas respostas da diretora, mais as podas das arvores, o mato calçadas e uma boa pintura, ia ficar otimooooooooooooooooooooo, pelo menos a aparencia ia melhorar, vc ja teve a curiosidade de perguntar pra essa diretoria como é contratada essa limpeza? segundos boatos é por metros e ate onde a gente tem conhecimentos o contrato so daria direito da limpeza interna,kkkkkkkk entao a limpeza externa nao seria de responsabilidade da etec, nao precisa de verba do estado , onde é investido o aluguel da cantina a vendas das hortaliças?? Caro anonimo pegar uma herança “maldita” sera??? mais pelo menos limpar a casa da pra trabalhar melhor vc nao acha?? kkkkkk
    E pra vc Cardosinho parabens por divulgar esse absurdo que está essa escola, gostaria que vc nao esquecesse ficasse sempre atento, abraços caso precisar de mais alguma informaçao é so pedir.

  • Indignado

    Alguma coisa acontece……como que por mágica, estão carpindo a frente do D.O.C. Terá sido de livre e espontânea vontade?

  • pedro

    precisa denunciar primeiro para o Diretor do DOC tomar providencia disem que a firma que fazia manutenção tina encerrado suas atividades em dezembro como já foi feito a limpeza do local

  • abandona

    Sabem quem estavam lá reformando o doc?? Os alunos da escola agrícola, menores de idade que moram no alojamento de lá. Batendo cimento, o dia todo… A troco de churrasco. Qto será q a diretoria está economizando com a mão de obra? CT tome providências!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *