ESCOLA ‘DOM ARTUR’ INTEGRARÁ PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL A PARTIR DE 2020

O Governador João Doria e o Secretário da Educação Rossieli Soares anunciaram na sexta-feira (13), o que eles estão chamando de “a maior expansão do ensino integral da história de São Paulo”. Segundo o que está sendo noticiado, mais 247 escolas estaduais estarão no Programa de Ensino Integral (PEI), a partir do ano que vem, juntando-se às 417 que já funcionam nessa modalidade.

Até este ano de 2019, apenas uma escola da Diretoria Regional de Ensino de Jales funcionava no regime de tempo integral: a EE “Carlos Arnaldo Silva”, no Jardim América, que aderiu ao programa em 2014. A partir de 2020, pelo menos outras 08 escolas vinculadas à Diretoria Regional de Jales integrarão o Programa de Ensino Integral.

Uma delas é a EE “Dom Artur Horsthuis”, aqui de Jales. As outras são das cidades de Mesópolis, Santa Clara D’Oeste, Marinópolis, Dolcinópolis, Aparecida D’Oeste, Santa Rita D’Oeste e Dirce Reis. Na região de Fernandópolis, são 11 as escolas que integrarão o PEI, enquanto na região de Votuporanga serão 07.

Nas escolas de ensino integral, a carga horária é de até nove horas e meia, enquanto nas demais escolas da rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Os alunos terão direito a três refeições diárias. E os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações.

Tem, porém, um porém. Os professores das escolas de ensino integral são obrigados a aderir ao regime de dedicação exclusiva de 40 horas semanais em uma única escola. Ou seja, os professores da “Dom Artur” – como já acontece com os professores da “Carlos Arnaldo” – não poderão dar aulas em outra escola, durante o dia.

Segundo o governador, estudos apontam que o ensino integral melhora a aprendizagem dos alunos e aumenta a empregabilidade e renda dos egressos. Os alunos do ensino médio das escolas do PEI tiveram desempenho 1,2 ponto maior no último Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) em relação a estudantes das escolas regulares.

1 comentário

  • Sr Conjuntura

    Cardosinho, já estava sabendo desta expansão integral e do reflexo também, poderia fazer uma entrevista e procura de aumento da procura de matrícula escolar em outras escolas, fiquei sabendo que o Euphly Jalles é a bola da vez pela grande procura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *