FALECE EM CUIABÁ, AOS 91 ANOS, O EX-PREFEITO DE JALES E EX-GOVERNADOR DE MATO GROSSO, EDSON FREITAS DE OLIVEIRA

Em 1968, em plena ditadura militar, quando a Arena era o partido do governo, o doutor Edson – um médico muito querido em Jales – foi um dos três prefeitos eleitos pelo MDB no estado de São Paulo, derrotando o arenista José Antônio Caparroz.

Os outros dois prefeitos “manda-brasa” eleitos no estado foram Orestes Quércia, de Campinas, e Laerte Mendes, de Matão. O mandato do doutor Edison foi de 1969 a 1973. No final dos anos 70, ele se mudou para o Mato Grosso, mas continuou na política.

Em 1987, foi eleito vice-governador de Mato Grosso e acabou assumindo o governo, em abril de 1990, com a renúncia do governador Carlos Bezerra, que saiu para disputar uma vaga no Senado. Em fevereiro de 1991, a 45 dias de encerrar seu mandato como governador, o doutor Edison sofreu um acidente de ultraleve.

Foi do doutor Edison a iniciativa de construir um recinto de exposições e realizar uma Feira Agropecuária para comemorar o aniversário da cidade. Antes da Facip, Jales realizava um “Festival de Montarias”, em setembro de cada ano, no antigo campo de beisebol localizado ao lado do Estádio Municipal.

Sua esposa, Maria Cândida, é filha de um dos primeiros moradores de Jales, o conhecido Duquinha (Aristóphano Brasileiro de Souza), tio do fundador Euphly Jalles.

A notícia é do portal MidiaNews:

Morreu no início da tarde desta terça-feira (13) o ex-governador de Mato Grosso Edison Freitas de Oliveira, de 91 anos.

Ele estava internado no Hospital São Mateus há cerca de duas semanas em razão de um quadro de anemia.

A família chegou a fazer uma corrente pedindo doações de sangue para o ex-governador, considerado uma figura histórica no MDB.

Edson Freitas de Oliveira, que era médico, foi eleito vice-governador de Mato Grosso em 1986 na chapa encabeçada por Carlos Bezerra.

Em 2 de abril de 1990 ele assumiu o comando do governo estadual no lugar de Bezerra – que renunciou para se candidatar ao Senado -, ficando até 15 de março do ano seguinte.  

Além de ex-governador do Estado, foi presidente estadual do MDB e prefeito do Município de Jales (SP).

Freitas nasceu em Aparecida do Taboado (MS), então em Mato Grosso, no dia 27 de abril de 1930.

Formou-se em medicina na Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1957.

O ex-governador deixa a viúva Maria Cândida e três filhos – Ajax, Rondon e Jussara -, além de netos.

 

7 comentários

  • jalesense desanimado

    se eu não estiver enganado, foi na sua gestão a construção do pontilhão antonio amaro

  • Thiago

    Vocês não devem estar sabendo mas, em Cuba (paraíso comunista), o pau está quebrando hein, não sei se já ouviram falar, parece que a população se revoltou contra o sistema e o sistema (socialista) diz que a culpa é de um tal pais (capitalista), por conta de alguns embargos ou coisa assim.

    Ou seja, o comunismo quer acabar com o capitalismo (sendo assim, são inimigos), mas a culpa é do capitalismo que impõe embargos… enfim !

    Acho que tem gente até morrendo lá, não que vocês se importem, só quis avisar mesmo

    • so jumento votou no bozo

      AQUI TA MARAVILHOSO NE? GADOMUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUVAI RACHADINHA DE ITU

    • Bolsominion fã de Alexandre Garcia motociclista

      No Brasil já morreram mais de 539 mil pessoas em decorrência do Covid-19 é o presidente fica andando de moto pra cima é pra baixo, acho que tem um monte de gente que não se importa mesmo, começando pelo presidente e aquele que o seguem chamando ele de Mito!O anta ligado fala em medidas sanitárias e depois toca Alexandre Garcia, acho que os Minions piram com isso!!

    • Que bom que no Brasil não morre ninguém, graças ao nosso bom governo capitalista.

    • so jumento votou no bozo

      O nível cultural do gado é estarrecedor, só sabe falar Cuba e Venezuela. não tem o mínimo de leitura. Analfabeto funcional. toca o berrante seu moço, que eu vou atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *