FUNDADOR EUPHLY JALLES FARIA 119 ANOS NESTA QUINTA-FEIRA

O dia 15 de abril não marca apenas o aniversário de Jales ou os aniversários da morte de Abraham Lincoln (1865) e do naufrágio do Titanic (1912). A data marca, também, o aniversário do fundador da nossa cidade, o engenheiro Euphly Jalles.

Se vivo fosse, ele seria uma espécie de Matusalém, já que estaria completando, nesta quinta-feira, 119 anos. Infelizmente, ele não chegou nem aos 70. Quando tinha 63 anos, em outubro de 1965, foi abatido a tiros por um desafeto, em uma loja de materiais de construção – a Loja Lojoba – em São José do Rio Preto.

O desafeto – Líbero Luchesi – teria se assustado ao ver Euplhy enfiar a mão no paletó e, imaginando que ele ia sacar uma arma, tratou de sacar primeiro e atirar. Diz-se, porém, que Euphly estava apenas pegando um lenço.

Nosso fundador era, segundo professora Alaíde Carneiro Dias, esposa do professor Dias, “um homem bonito, de boa estatura, olhos verdes acinzentados e nariz bem feito”. A professora Alaíde era criança quando conheceu Euphly, mas garante que, além de bonito e inteligente (ele falava cinco línguas), era um homem bom, embora existam controvérsias.

O fato é que o nome dele, de origem grega, significa “bom coração”. E por falar em coração, Euphly demorou a se entregar às coisas do amor. Ele só capitulou aos 55 anos, casando-se com a jovem e bela Minerva, quase trinta anos mais nova. O casamento – interrompido pelos tiros de Luchesi – durou apenas oito anos, tempo suficiente para que Euphly e Minerva tivessem quatro filhos.

O fundador teve três irmãos. Eponina (a mãe do nosso amigo Oswaldo Henrique Jalles Rubião Meira), Maria (a dona Mariinha Jalles, nome de avenida em Jales), e Sesostres – isso mesmo, Sesostres! – que era mais novo que Euphly e tinha o sonho de ser músico, mas morreu muito jovem.

Jales não foi a única cidade fundada por Euphly, mas é, seguramente, a que mais cresceu. A nossa vizinha São Francisco, assim como Nova Jales(MS), também foram fundadas por ele. E um pouco antes de morrer, ele se preparava para fundar mais uma, Jales do Norte, na Chapada dos Guimarães(MT). Euphly foi, ainda, o fundador do jornal Diário da Região e ajudou a fundar o América Futebol Clube, ambos de Rio Preto.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *