GUERRA DE PANFLETOS EM 1956

genesio-Provocaçã..

Em toda eleição sempre aparecem os tais panfletos apócrifos, aqueles que são jogados nas ruas na calada da noite. Em 2008, por exemplo,  Jales foi invadida por um dos panfletos mais grosseiros que já se viu, com ofensas à então candidata Nice e ao seu vice, Gilbertão, além de ataques aos irmãos Macetão e aos pais deles.

Passadas as eleições em que Parini se reelegeu, um amigo nosso – tido como suspeito – teve que passar algumas horas na Polícia Federal respondendo uma série de perguntas. Mais tarde, descobriu-se quem foram os autores do tal panfleto, mas ficou por isso mesmo.

A prática de soltar panfletos não é nova. A diferença é que, antigamente, eles eram mais criativos e menos ofensivos. Aqui em Jales, nas eleições de 1956, o nosso fundador, Euphly Jalles, disputou o cargo de prefeito tendo como adversário Guilherme Soncini, avô do advogado Guilherme Soncini da Costa.

genesio-provocação respostaUm certo dia, a cidade foi invadida por uma grande quantidade de panfletos, onde se podia ler que Votar em Euphly é criar cobra. A resposta não demorou: no dia seguinte, um teco-teco sobrevoava a cidade jogando pacotes de panfletos dizendo que Votar em Euphly é criar cobra mussurana para comer as cascavéis que andam soltas por ahi.

A cobra mussurana – ou muçurana – é conhecida como a cobra-do-bem porque mata e come outras cobras, inclusive as venenosas, e, de outro lado, é inofensiva para o homem. O prato predileto da mussurana são as jararacas, as urutus e as cascavéis. A única peçonhenta com quem a mussurana não se mete a besta é a cobra coral.

7 comentários

  • Manoel

    cardoso, afinal quem foi que distribuiu os tais panfletos? se descobriu mesmo? não houve punição?

    • Parece que não houve muito interesse em chegar aos autores. Uma das pessoas que distribuíram os tais panfletos contou a alguns dos ofendidos, em todos os detalhes, quem mandou fazer e como foram feitos.

  • @@@@@@@@@@

    ENTÃO ESTA COBRA MUSSURANA OU MUÇURANA NÃO IA SER DE GRANDE VALIA AKI.

  • Anônimo

    Foi a dama de ferro do mulher do estadista junto com a secretaria do estadista e o moço dos computadores, tudo na calada da noite, gente pequena e inferior sem escrúpulos!

  • su

    por falar em cobra na semana passada uma tal de rosa andou comentando de um bingo aqui em jales, ontem o senhor sanches cantador dos bingo estava comentando que ia matar a cobra no ninho estava falando que ligou para um delegado de santa fe e o delegado vai investigar que colocou na net sanches se vc não sabe aqui tem delegacia não e necessário vc ir para santa fe . a cobra maior que tem nos bingo e vc agora sou eu que vou denunciar e vc sabe quem eu sou agarde cobra

  • Anônimo

    nao entendi nada…..

  • Vereadora REBECA

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKVou averiguar isto na minha função de fiscalização, não posso fazer leis!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *