HOMENAGEM A NOBUO SUZUKI, UM ARTISTA JALESENSE

O meu colega de ginasial Augusto Massayuki Tsutiya, que está afastado de Jales há algum tempo mas não esquece suas raízes, enviou texto sobre a homenagem prestada, aqui em Jales, ao escultor jalesense Nobuo Suzuki.

O Augusto era um dos melhores alunos da nossa classe, a 1ª “F”. Não por acaso, ele é procurador federal do INSS e leciona  Direito Previdenciário nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Taubaté. Ele é, também, autor do livro “Curso de Direito da Seguridade Social”, da Livraria Saraiva.

O texto enviado pelo Augusto joga luz sobre o significado da escultura da foto acima, que, durante muito tempo, fez parte da paisagem da Praça “João Mariano de Freitas”, a conhecida “Praça do Jacaré”, sem que se soubesse, inclusive, quem era o autor daquela obra. A escultura está, agora, na entrada da UPA. E o texto do Augusto está logo abaixo:  

Aquela escultura da linda menina com seu cão alocada na Praça do Jacaré, encantou gerações de Jalesenses.

Uma pergunta que nunca quis calar: Quem é o autor?  O que significa?

Conheci o Autor- o Sr. Nobuo Suzuki. Tratava-se de pessoa muito culta e um grande artista plástico. Ele, acima de tudo, amava nossa terra, com a qual se identificava – sentimento que era e é comum a muitos descendentes de japoneses – como já havia observado outro grande Jalesense, o saudoso Dr. Massaru Kitayama, em sua pesquisa entitulada a identidade do brasileiro.

Além dessa escultura, outras foram concebidas pelo Sr. Suzuki. Por exemplo, as duas mãos entrelaçadas do Rotary Internacional que se encontrava na entrada de Jales, além de quadros e figuras esculpidas em saibro.

O que incomodava o Sr. Suzuki é que a escultura exposta na praça não tinha identificação e nem o seu autor. É o que, por uma questão de justiça, a municipalidade realiza neste momento.

Aquela escultura que encantou gerações de Jalesenses, trata-se da figura maiúscula de Florence Nightingale, oriunda da nobreza inglesa, que enfrentando todos os preconceitos da época, passou a atender os feridos da Guerra da Criméia. Tornou-se a patrona da Enfermagem, inaugurando, assim, uma nova concepção dessa profissão – o atendimento ao lado do leito do doente.

Lutas empreendidas por pessoas como FLORENCE propiciou na Inglaterra, o surgimento do Estado Bem Estar Social (Welfare State), que se baseia no princípio de que o Estado Democrático tem o dever de assegurar a cada cidadão um nível de vida suficientemente digno e colocar acima de tudo o bem estar social. Na feliz colocação do ex-Presidente LULA: o casamento da democracia política com a Democracia Social.

O Sr. Suzuki tinha grande admiração por FLORENCE NIGHTINGALE.

Esta obra de arte do Sr. Suzuki força-nos a refletir sobre a solidariedade que deve existir entre as pessoas, entre as gerações, sem a qual não há como conceber o WELFARE STATE. Isto é absolutamente necessário, com o fito de quebrar a inexorável trajetória da sociedade brasileira, como bem observou Gilberto Freyre: em que os habitantes da casagrande passaram habitar os sobrados, enquanto que habitantes da senzala passaram a habitar os mucambos (favelas). Até na morte ocorre a diferenciação: aos senhores da casagrande- os mausoléus, aos moradores das senzalas- as covas rasas.

O Sr. Suzuki foi um homem bem a frente de seu tempo. Após tantos anos, esta reflexão ainda se faz necessária. A escultura ainda causa perplexidade e admiração.  Faz-nos refletir sobre a condição humana. O que diferencia o ser humano dos outros animais: a solidariedade, em que FLORENCE NIGHINGALE representa com muita propriedade.

A locação desta escultura na entrada da UPA, tem significado relevante, haja vista que esta obra significa a quebra do paradigma de que SAÚDE, para os mais necessitados, torna-se DIREITO, na visão do WELFARE STATE, e não mais ato de misericórdia e benemerência.

A Municipalidade de JALES ao inaugurar esta placa presta justa homenagem ao ilustre Jalesense que foi o Sr. Nobuo Suzuki, além de prestar uma homenagem à categoria profissional, essencial à Saúde, qual seja o ENFERMEIRO.

(Augusto Massayuki Tsutiya)

52 comentários

  • LELÉCO

    Segundo deliberação do Conselho Municipal de Cultura do Município de Jales, a obra deveria ter sido restaurada em sua forma original.
    O artista criador não pintou a obra com qualquer cor, pois queria tão-somente que esta ficasse na cor do “cimento”.
    A deliberação do Conselho Municipal de Cultura foi descumprida.

    Uma obra de arte não é uma parede que se pinta com as cores que bem se entender.

    A restauração não fui cumprida.

    Acabaram com a obra de arte!

  • LELÉCO

    Isso que dá colocar gente do esporte para gerir a cultura!

  • funcionária

    Olá sou téc em enfermagem a história da Florence eu estudei, mais o que não tem nada a ver é uma escultura desta ,cuidamos de gente que merece todo noso respeito e não de animais concordam? Para nós não faz nenhum sentindo aquela escultura naquele local, sendo assim acho que as pessoas fazem uma má interpretação do nosso trabalho…..

  • LELÉCO

    Cala a boca funcionária.

    A Menina passou a querer ser enfermeira após cuidar do cachorrinho dela.

    Você que precisava de uma menina dessas, quem sabe alguma garotinha não cuida de uma asna como você e depois vira uma enfermeira descente.

    • Josi

      cruzes, quanta agressividade!!!!!!!!!!!!!!!!!!Tá certo que gente é gente, animal é animal, mas quem tem sensibilidade com os animais e carinho pelos mesmos, com certeza, são seres abençoados e dignos de lidarem com os humanos….agora tem seres, como esse leleco, que cruzes, parece um asno.

      • LELÉCO

        Pronto a Josi se igualou a mim me chamando de asno.

        É outra burra falando o que falou!

        Tava indo bem, mas …

        • Josi

          Tática, pra ver se é bom ser chamado de asno….Agora ,vc me conhece pra me chamar de burra? cara, VC NÃO SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO!!!!!!!!!!!CINCO TÍTULOS UNIVERSITÁRIOS E 1º LUGAR em CONCURSO ESTADUAL DE EFETIVAÇÃO ,ENTRE 5000 CANDIDATOS,TÁ MAIS OU MENOS PRA VC?

          • LÉLECO

            De que adiantam cinco títulos universitário e um primeiro lugar como professora se não entende da cultura de seu povo!

        • josi

          Usei uma tática, pra vc ver se é bom ser chamado de asno….e mais, eu burra? vc me conhece?

    • Anônimo

      vc deve entender muito de arte né????

  • Gente chata.

    Meu pai. O pessoal chato. Fez a obra de arte, cheia de significado para Jales (o Senhor Suzuki) e para a profissão. Ooo povo que reclama. coisa chata. Perdoa esse povo meu Deus.

  • anonimo

    Vá falar abobrinha assim lá na casa do dunha! Gostaria de saber em que escola de enfermagem a tal funcionária cursou, se é que cursou.

  • anonimo

    Parabens ao Augusto Tsutiya pelo brilhante texto esclarecendo um registro importante da nossa história. A lembrança dos ilustres jalesenses que já partiram, Nobuo Suzuki e Masaru Kitayama, me emocionou.

  • Anônimo

    Essa escultura estava realmente abandonada na praça João Mariano de Freitas, tal como os jacarés por várias administrações. Quem levou o caso para o Conselho Municipal de Cultura, como afirmou o LELÉCO, nos comentários acima foi o também artista plástico, Arlindo Garcia, que é um dos poucos, como o Sr. Augusto Massayuki Tsutiya, que tinha conhecimento do autor da escultura. Arlindo não se conformava com a situação dessa obra que estava sendo destruída pelo tempo e ações de pessoas que nunca tiveram o menor respeito por ela nem pelo artista. Em outra coisa o LELÉCO tem razão, a deliberação do Conselho não foi cumprida, pois existe uma grande diferença entre restauração e reforma, mas creio que nossos governantes não entendem muito disso, assim como foi o caso daquele quadro que foi jogado fora quando foram pintar o teatro.

  • O Aprendiz

    Parabens ao prefeito Parini e ao Shimomura pela iniciativa de resgatar a escultura e dar a ele o destaque merecido. Parabens também ao Augusto pelo que escreveu.

  • Ana Maria

    Quem dera fossem as pessoas, de uma maneira geral, mais dóceis e humanas,que tivessem a sensibilidade dos artistas e sábias o bastante para conversarem, trocarem idéias, até debatê-las,mas com educação,sem competir umas com as outras para saberem quem são as mais grossas…arre!!!!!!!!!!!!!!!!!Acredito que o artista,onde estiver, vai estar feliz por ser relembrado e sua obra enaltecida, mesmo com as novas cores que resolveram dar a sua obra.Isso ,em arte chama-se,Releitura de uma obra de arte…….

    • LELÉCO

      Ana Maria faz assim, procura o museu do louvre e tenta dar novas cores pra Monalisa. Quem sabe colocando um verde limão no fundo não fica melhor a imagem.

      Talvez o autor dela fique muito feliz por ser lembrado!

      • Ana Maria

        Leleco,sem pretensão de ser esnobe ou algo assim,conheço vários museus, pelo mundo todo.Aliás, sou professora de História da Arte……..E essa obra que vc citou, renascentista,faz parte de um novo contexto ,que é inserir a figura, n0 caso Mona Lisa ,em uma paisagem ,vista através de uma janela……como se fosse o Homem não mais um ser isolado no mundo,como até então eram feitos os retratos, mas fazendo parte de um novo contexto anunciado pelo Renascimento:A tal da janela ,que se abre para o mundo……(símbolo de uma nova era que se anunciava,inclusive essa a época das grandes invenções e grandes navegações)..ai, as cores teriam que ter os matizes reais,porque era o objetivo da arte, então, retratar o real.Agora, numa concepção mais moderna ,fazendo a releitura da obra, pode-se, sim, dar asas à imaginação e adaptá-la a uma outra época, no caso, a moderna

        • LÉLECO

          Querida professora da arte.
          Muito boa a sua explicação sobre a obra referida.
          Há um erro grosseiro em suas colocações.
          A releitura da obra deve ser feita em um nova obra e na mesma como acontece no caso local.
          Junte-se com a Josi acima e monte um grupo de estudos, vocês estão precisando.

    • APONTADOR

      Ana, bom ler conteudo com vc aqui. Otima colocaçao na lembrança do artista, contudo, acho simplista de mais, simplimente relocar a escultura ao quereismo e mais violento ainda a alteraçao das cores… Quase um sacrilégio. Contudo mestra, bom seria msm se as pessoas fossem mais preparadas pra somar, ouvir, construir no diálogo, do que viver de achismo! Bjs sua linda…

  • Ilson Colombo

    Senhores, leitores. È de se estarrecer, alguns destes textos, tudo que se faz não basta, tudo que se realiza não supre, mas isso nós entendemos, faz parte de nossa cultura. E por isso outros têm oportunidades de contribuir, mas ficam as escuras, encobertos, no anonimato, faz parecer o maior bem feitor de todos. Então sua vez chegará, e então não desperdice sua chance de fazer, e tenho certeza que sempre fará na intenção de acertar e não prejudicar as pessoas, física e moralmente.
    “Em uma sociedade onde as pessoas articuladas e bem falantes são mais valorizadas, poucos reconhecem a importância dos introvertidos (quietos). Mas o poder deste grupo para promover mudanças é muito maior do que se imagina.
    É preciso ter em mente, contudo, que nem sempre aquele que fala mais em um grupo deve ser o líder.
    E assim recomenda-se que a sociedade evite valorizar os extrovertidos em todas as situações, pois nem sempre eles são os mais adequados para realizar alguma coisa. É preciso ter sensibilidade para reconhecer que tipo de contribuição ao grupo cada introvertido pode dar. É claro que o primeiro passo para isso, segundo pensamentos, é se livrar do preconceito contra este tipo de pessoa.” Susan Cain, autora de uma badalada obra sobre o assunto.

    Ilson Colombo de Lima/Jalesense
    Radialista em Jales – 23 anos
    Bacharel em Educação Fisicca.
    Chefe de Gabinete da SMECT – 2001/2004 – 2007/2012

  • funcionária tbm

    foi muito bom alguem lembrar do artista e prestar esta homenagem, mas estou de acordo com o Leleco, deveria ser somente restaurada e não pintada.

  • Anônimo

    Releitura Ana Maria????? Releitura quando se faz outra outra obra dando outra ótica, mas fazer releitura alterando uma obra original???? Ah…. vc deve trabalhar na secretaria de cultura de jales também.

  • Ana Maria

    Não senhor, seu anônimo,sou professora de história da arte.Acredito que vc não saiba o que significa RELEITURA DE UMA OBRA DE ARTE.Então aconselho-o a estudar um pouco e depois a gente volta a se falar, porque assim não dá…..

    • LÉLECO

      ooooooooo Muricy

      Assim como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração. Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc. Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos. Existem vários exemplos disso na arte, como é o caso da pintura Almoço na Relva de Manet que inspirou o quadro de Picasso. Manet se inspirou em Concerto Pastoral de Giorgione e em uma gravura de Marcantonio Raimondi, O Julgamento de Paris, gravura baseada em desenho de Rafael Sanzio. Ou, ainda, O Balcão de Manet de Magritte, releitura de O Balcão de Manet, que releu O Balcão de Goya.

      A deliberação do Conselho é para RESTAURAR e não HUMILHAR a obra de arte!

  • Anônimo

    Com todo respeito, Ana Maria ( o que não foi o caso da administração com a obra e o artista em questão), mudar uma obra original não é releitura, e quem, senão o próprio artista que a criou poderia fazer isso? Qual o direito que pessoas que nem conheceram o artista tem de realizar tal mudança, para não dizer agressão. Quais os critérios usados para tais alterações? Qual é a leitura atual no caso? Imagina se a moda pega e pessoas começam a alterar obras de arte no mundo inteiro, inclusive nos museus que você tem visitado?

  • MA

    Gostaria de salientar que muitas pessoas deram a sua opinião, agora que esta feito, mas ninguem foi atras da historia que enaltecia a obra, todos ficam se alfinetando, mas o que importa, é o resgate da obra que ficou esquecida, por varios anos.

    • LÉLECO

      MA minha linda, não fale daquilo que não sabes.

      É obvio que a obra ficou esquecida por anos e quando o mestre e grande autor do galo azul indicou no Conselho Municipal que a obra deveria ser RESTAURADA e o mesmo conselho deliberou neste mesmo sentido, o município RELEU a obra de arte.

      PELO DESFAZIMENTO DA CAGADA! RESTAUREM A OBRA EM SUA FORMA ORIGINAL!

  • MA

    Gostaria muito de agradecer todos os responsáveis pelo resgate dessa obra, pois pelo o que li no texto do Sr. Augusto Tsutya, (que pelo visto, por suas palavras prova ser uma pessoa inteligentíssima e culta), O Sr. Nobuo foi um grande artista que teve a sensibilidade de reconhecer a profissão do enfermeiro, (por muitos esquecida) e prestar esta linda homenagem, pois são estes os possuidores de uma ARTE nobre que é a ARTE DO CUIDAR.

    • LÉLECO

      MA minha linda.

      A arte de cuidar é uma coisa e manter uma obra de arte é outra.

      Manter uma obra de arte não é defecar com novas cores em cima dela!

      A sua casa você pode pintar da cor que quiser, a OBRA DE ARTE NÃO!

      OOOOOooOOoo Muricyyyyyyy!

    • Cris

      QUE BOM SABER QUE AINDA MESMO SENDO NAQUELA ÉPOCA, ALGUÉM SE IMPORTAVA COM A ENFERMAGEM , COM O CUIDAR….
      SOU ENFERMEIRA E AMO MUITO MINHA PROFISSÃO, OBRIGADA AS PESSOAS QUE SE LEMBRARAM DE NÓS, OBRIGADA SR. SUZUKI POR ESTA OBRA.

  • funcionária tbm

    RELEITUA DE UMA OBRA DE ARTE É UMA COISA…….MAS ANA MARIA FAZER A RELEITURA NO PRÓPRIA OBRA DE ARTE….. VOLTA P SEU CURSO, DEVE TER PERDIDO ALGUMA AULA.

  • Anônimo

    Gente, quem levantou a questão dessa obra, que a esta hora estaria muito mais deteriorada foi o Arlindo Garcia, este sim merece o mérito da questão (é claro que estou falando do resgate dela, não querendo comparar com o mérito do artista, é claro). Agora, querer dar o mérito à quem violou uma obra de arte, já é demais, né gente.

  • Ana maria

    Vamos lá, são vários questionamentos e críticas a tudo que foi falado….ótimo.Assim devemos agir, no campo das idéias e não da agressão.
    Parabenizo leleco, que mostrou conhecimento e delicadeza, dessa vez.VC citou Mona lisa, pois bem, já deve ter visto essa obra ,reinventada inúmeras vezes,com técnicas e materiais diferentes,o que resultou numa nova roupagem .Isso não foi uma relçeitura da obra?Será que alguma coisa do “espírito”dado a ela por Da Vinci,tinha nas outras obras? Acho que não e vc o que acha?Sem contar que o próprio contexto cultural e social onde as outras reproduções aconteceram eram outro………
    Posso estar engaanda,claro……mas, com relação a obra do nosso artista jalesense….quando ela saiu de seu lugar original,um jardim e foi parar onde foi,eu entendi que ali tb houve uma releitura, embora tv as pessoas responsáveis por isso não tenham atentado a este fato.Ela pintada de roupa branca, como uma enfermeira,com um detalhe azul ,que lembra a grandeza desse céu(em generosidade tb),não ficou em harmonia com o ambiente?Claro,ai confesso meu erro,o artista não foi consultado,mas acredito que ele queria, com essa obra, o que todos artistas querem,atingir o coração das pessoas.

  • Ana maria

    Opa,releitura da obra

  • Ana maria

    Leleco,vc é um tirador de sarro!!!!Ô meu, quando vc copia algo de algum lugar, tipo, google,por favor, não se esqueça de usar “(aspas).No caso, gostei muito do artigo escrito por Vânia Myrrha,em arte e história.

    • LELÉCO

      Não não. Eu acrescentei palavras no texto, por isso deve ser considerada uma RELEITURA dele!

      • Ana maria

        Putz, não colou, que furo!!!!!!!!!!!kakakkaaka!!!!!!!!mas e ai, vc gostou ou não da obra no novo espaço, independente de ter sido alterado algo nela…….ficou ,pelo menos mais harmonioso com o conjunto?Responda direitinho, sem ataques, tá/ to falando sério,rsrsrsrsrsr……

  • Antonio jose

    O que esse shiinomro esta fazendo???? Ele nao representa a colinia japonesa, alias, nem socio e nem mesmo colaborador da entidade nipo. Se ele reprentou a colonia japonesa, esta deve estar muito triste e incorformada.
    So poderia ser esse prefeitinho,,,,

  • annimo

    OLA PESSOAL ESTIVE NESSE UPA 24HRS, DIAS ATRAS E REVI NOSSA QUERIDA MENINA COM O CACHORRO, E PEGUEI ME A IMAGINAR O Q ELA ESTARIA FAZENDO POR LA, MAS LENDO A MATERIA DO SR. AUGUSTO FIQUEI CONFORMADO POIS A MESMA ESTARIA ALI PARA HOMENAGEAR AS(OS) PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, POIS JA TINHA VISTO A MESMA NUMA SALA TODA BAGUNÇADA A PONTO DE CAIR E QUEBRAR DENTRO DO GLORIOSO CENTRO CULTURA, CHEGUEI A COMENTAR AS PESSOAS PROXIMAS A HISTORIA DE JALES ESCONDIDA EM UMA SALA BAGUNÇADA!!!! MAS CONHECENDO A HISTORIA DELA NESTE MOMENTO FICO UM POUCO ALIVIADO. PORÉM VOLTANDO AO ASSUNTO UPA 24 HRS FIQUEI INDIGUINADO POIS COMO DIZ 24 HRS OK, PORÉM NEM TUDO É 24 HRS, PEDI AO MÉDICO DE PLANTÃO UM RX, O MESMO ME PREESCREVEU PORÉM DISSE ME Q DEVERIA VOLTO NO OUTRO DIA POIS O RESPONSAVEL SO TRABALHA DAS 8 AS 17, FORA O HORARIO DE ALMOÇO Q O MESMO NA SABERIA O HORARIO DO RESPONSAVEL, ENTÃO PENSEI Q 24 HRS NÃO PODERIA EXISTIR ALI NAQUELA PLACA E NEM A PALAVRA UPA Q PELO Q SEI SIGNIFICA (UNIDADE DE PRONTO ATENDIMETO,PODEM ME CORRIOGIR SE EU ESTIVER ERRADO)INTAUM DE PRONTO NÃO TEM NADA POIS TIVE QUE VOLTAR NO OUTRO DIA E MESMO ASSIM O TAL DO RESPONSAVEL ME ATENDEU COMO SE ESTIVESSE SENDO OBRIGADO A FAZER AQELE RX, QUE O MEDICO NÃO PODERIA TER FEITO ASSIM E BLA BLA ELE SABE QUE ESSE EXAME NECESSITA DE UM PREPARATORIO PRA ISSO TINHA QUE SER RESSONÂCIA E BLA BLA, CM AINDA SOU UM POUCO EDUCADO SO PENSEI E NEM RESPONDI… SERÁ QUE ELE TEM MESMO O CURSO DE TÉCNICO EM RX?????? FIQUEI A MI PERGUNTAR POIS LEMBRO ME DELE HA ALGUNS ATRAS EM OUTRA FUNÇÃO FIQUEI COM A PULGA ATRAS DA ORELHA SERÁ?????? QEM SOUBER VAMOS DENUCIAR…

  • Saúde

    Parabés Augusto pelo texto!
    Aplausos!!!!! Ao Sr. Suzuki nascido em 1914, uma época dificil, um trabalhador da lavoura, com dons artisticos, culto, que soube valorizar a enfermagem.

    Parabens…..

  • Malu

    Agradeço ao Augusto Tsutiya, pela citação em seu dircurso, da Família Kitayama o Dr. Massaru e Shiguero

  • Amélia

    Os filhos do Sr. Nobuo Suzuki (Maria, Lúcia e Akioshi), agradeceram o Sr. Shimomura e o Prefeito Humberto Parini, pela homenagem ao pai, por ter realizado seu grande desejo em ter sua obra reconhecida com a placa com seu nome.

  • Amélia

    Estive presente a colocação da placa, o Sr. Shimomura não estava representando a colônia Japonesa, mas foi sim uma grande facilitador para a realização do sonho do Sr. Nobuo. Os familiares ( Os filhos Maria, Lúcia e Akioshi), estava presentes e agradeceram o Sr. Shimomura e o Prefeito Humberto Parini, pela homenagem ao pai, por ter realizado seu grande desejo em ter sua obra reconhecida com a placa com seu nome. Fica dificil descrever a emoção que os filhos sentiram naquele momento.

  • Anônimo

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKk, todo mundo pesquisando no google para saber o que escrever aqui. Gente… É o fim.

  • Ana maria

    Todo mundo, não , só nosso amigo leléco, só pra sacanear.kakakakakkkk!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *