HOSPITAL DE AMOR PROMOVE AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE MAMA ALIADA À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

Da assessoria de imprensa do Hospital de Amor:

Unir o bem-estar e a prevenção foi uma das propostas do Hospital de Amor para a campanha do Outubro Rosa deste ano. Com a pandemia da COVID-19, muitas das palestras e eventos que seriam realizados neste período do ano, foram cancelados.

Com isso, por iniciativa das unidades de Fernandópolis (SP) e Jales (SP), o HA abraçou a ideia de uma ação virtual de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama aliada à prática de atividade física, um fator importante para prevenção da doença.

COMO SE CONECTAR

A participação na ação é muito fácil: a pessoa precisa vestir uma camiseta rosa, publicar nos seus stories do Instagram algum momento realizando uma atividade física, dentro ou fora de casa, e marcar o perfil @hospitaldeamor’. O post poderá aparecer nos stories da instituição.

É importante fazer a marcação do perfil corretamente e marcar apenas o perfil oficial. Para que o hospital consiga ver o Story, é necessário que o seu perfil esteja público quando você compartilhar. Outra dica: é importante respeitar as orientações de distanciamento social e uso de máscara se estiver em lugares de maior circulação.

MADRINHA

Para representar a mobilização, o Hospital convidou uma pessoa muito especial. A atleta e enfermeira, Juliana Petini (foto), que tem tudo a ver com esta ação. Ela já sentiu na pele a angústia de descobrir e passar pelo tratamento do câncer de mama. Seu diagnóstico foi realizado no Instituto de Prevenção do HA, em Fernandópolis (SP), cidade onde reside, e seu tratamento foi realizado na unidade de Jales (SP) da instituição.

“Quando recebi o convite para ser madrinha desta ação, eu fiquei muito feliz, porque é algo que eu realmente acredito e que transformou minha vida. Se você tem a oportunidade de ter uma vida mais saudável e de se cuidar enquanto é tempo, então faça, não deixe o tempo passar…”, relatou. Atualmente, Juliana segue em acompanhamento e se diz muito grata pela oportunidade de receber o tratamento que recebeu.

ATIVIDADE FÍSICA E O CÂNCER DE MAMA

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são diversos os fatores causadores de câncer de mama. Entre eles, está o sedentarismo, ou seja, a inatividade física. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como: praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O cirurgião oncológico do HA Jales, Dr. André Silveira, reforça que o exercício físico atua na prevenção do câncer de diversas formas. “Os principais fatores que contribuem para esse resultado positivo são: redução da gordura corporal, melhora no sistema imunológico, controle dos níveis de insulina e redução do quadro inflamatório”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *