
O jornal Diário da Região, de Rio Preto, publicou extensa matéria sobre as escolas da Região Noroeste que se destacaram no Ideb 2021, cujos resultados foram divulgados na semana passada.
A matéria destaca o desempenho da EE “Dom Arthur Horsthuis”, aqui de Jales, que foi a melhor colocada no Noroeste Paulista e a 8ª colocada no estado de São Paulo, nos exames dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).
A escola “Dom Arthur” obteve nota 6,86, a maior entre as escolas da região, que inclui Rio Preto, Catanduva, Olímpia, Mirassol, Santa Fé do Sul, etc. E não foi só isso. A escola de Jales foi também a 6ª colocada da região nos exames do Ensino Médio, com nota 5,76.
A escola “dom Arthur”, que passou a ser de tempo integral em 2020, conta com aproximadamente 550 estudantes e atende os anos finais do fundamental e o ensino médio. Segundo a diretora Sílvia Cristina Pissolito, a mudança para tempo integral e a pandemia foram um desafio a mais para os professores, que tiveram que revolucionar o jeito de ensinar.
“Fizemos um trabalho muito intenso de busca ativa dos estudantes. Entrávamos em contato por telefone e até íamos na casa dos alunos que não estavam acompanhando as atividades remotas. Outro diferencial é que mesmo com a escola sem aulas presenciais, fizemos um rodízio de professores para acolher estudantes que tinham dificuldade”, contou Silvia ao Diário da Região.
Mas, se a “dom Arthur” foi destaque nos anos finais do ensino fundamental, outra escola de Jales se destacou nos exames dos anos iniciais do ensino fundamental: a Escola Municipal “Maria Olympia Braga Sobrinho”, que obteve o 8º lugar na região, com nota 7,49.
Já no ensino médio, além do 6º lugar da escola “dom Arthur”, outra escola estadual de Jales – a “Juvenal Giraldelli” – também foi destaque, obtendo a 10ª colocação, com nota 5,41.
Muito bom, parabéns aos envolvidos.
Tive a honra de lecionar nessa Escola, realmente sempre com boa direção e coordenação, Parabéns.