JALES GANHOU 93 HABITANTES EM UM ANO, DIZ O IBGE

Jales - foto aérea

Estimativa do IBGE divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 30, diz que o Brasil tinha 207.660.929 habitantes em 1º de julho de 2017, o que significa um crescimento populacional de 0,77%, uma vez que, em 2016, a população estimada era de 206.081.432 habitantes.

De seu lado, Jales teria chegado a 49.110 habitantes, o que representa um crescimento de 0,18% em relação à população estimada de 2016, que era de 49.017 habitantes. Como se nota, o aumento da população jalesense ficou bem abaixo da média brasileira.

Ficou abaixo, também, das nossas vizinhas Votuporanga (0,79%), Santa Fé do Sul (0,70%) e Fernandópolis (0,39%). A primeira ganhou 736 novos cidadãos e chegou a 92.768, enquanto Santa Fé Sul ganhou 224 habitantes, chegando a 31.802, e Fernandópolis teria ganhado 271 habitantes e agora conta com uma população de 68.670 habitantes.

O crescimento populacional de Jales, segundo a estimativa do IBGE, é o pior entre as principais cidades da região, mas, mesmo assim, foi bem superior ao desempenho de pelo menos 1.378 municípios, que experimentaram uma redução em suas respectivas populações. Entre eles, Aspásia, Mesópolis, Palmeira D’Oeste, São Francisco e Vitória Brasil.

Ainda segundo o IBGE, Dolcinópolis teria perdido 03 habitantes. Deve ter sido por conta da mudança da família do ex-prefeito José Luiz Inácio de Azevedo, que foi morar em Porto Seguro(BA).

Sempre é bom ressaltar que os números divulgados pelo IBGE são estimados com base nas taxas de mortalidade e de fecundidade dos municípios, além de outros fatores. É, portanto, uma estimativa e, como tal, pode estar errada.

Em 2009, por exemplo, a estimativa do IBGE dizia que Jales já contava com 49.996 habitantes, mas, quando veio o Censo Demográfico de 2010, os recenseadores conseguiram contabilizar apenas 47.012.

De qualquer forma, é com base na estimativa populacional do IBGE que o governo federal calcula o FPM distribuído a cada um dos 5.570 municípios brasileiros.   

13 comentários

  • SEXO FRAGIL NAO TAO FRAGIL

    JA IMAGINARAM NOSSA JALES SENDO MANCHETE NO J.N “””GLOBAL”””

    JALES UMA CIDADE ADMINISTRADA NO EXECUTIVO/ /LEGISLATIVO/ JUDICIARIO QUEM SABE???

  • wesley

    Jales já passou dos 50 mil habitantes com toda certeza essa estimativa do IBGE é mentirosa .. ninguém passou nas casas perguntando quantas pessoas existem em cada uma .. Jales está cada vez com o trânsito pior e ganhando novos loteamentos .. já passou sim dos 50 mil

  • CAMARADA MARTINI

    Isso quer dizer caso seguir nesse indicador daqui dez anos nossa cidade vai ter um aumento de 930 habitantes.
    Daqui 100 anos 9.300 habitantes, 170 anos 14.700 habitantes.
    Temos hoje em especulação imobiliária 14.700 terrenos.
    Isso me cheira uma bolha imobiliária prestes estourar.
    Ainda temos 420 casas em construções bairro Nova Jales, 120 casas bairro Aeroporto e 99 casas fundo com antigo frigorífico Jales.
    Em 2010 Jales foi de 47.012 habitantes para 49.110- Fernandópolis 64.696 p/ 68.670 – Votuporanga 84.692 p/92.768 – S.Fé do Sul 29.239 p/ 31.802 habitantes – Urânia 8.836 p/ 9.148 – Palmeira D’Oeste caiu 9.584 p/ 9.496 – Santa Albertina subiu de 5.723 p/ 5.999 habitantes.
    Dentro de dez anos segundo estatística do IBGE vai haver um decréscimo da populacional.

  • Nada a ver

    Sabe pq está errado eles contam mortalidade e tanto a Santa casa quanto hospital de câncer tem muita mortalidade que não é população de Jales mas conta para jales

  • CAMARADA MARTINI

    Nada a ver:

    Esses dados tem disponível na Secretaria da Saúde de cada cidade.
    Em caso de óbito ou natalidade vai secretaria municipal da saúde.
    Quando acontece um óbito automaticamente vai baixar no cartório eleitoral, secretaria municipal da saúde do município cadastrado, CPF etc.
    Quando for natalidade vai para cadastro da secretaria da saúde do município residente.
    Por exemplo: nasce uma criança do município Santa Albertina na Santa Casa de Jales, esse bebê cadastro no município de moradia.
    Mesmo que o registro é no Cartório de Jales mas conta município dos pais.

  • Fla mi mi mi

    Nada ver camarada Martini , já trabalhei no cartório , não é assim q funciona

  • Fla mi mi mi

    Faça uma pesquisa melhor q de uma pessoa morrer em Jales registra óbito em Jales pode ir em qualquer cartório e perguntar

  • SILVANA DO REGO SALGADO

    A VERDADE É QUE O PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL

  • Grobo

    Esse Henrique do caj Falava mal do Fla e do Garça 24 horas por dia agora fica o dia todo na prefeitura. Fla da valor nos seus companheiros Jesus, Gilberto e Rivail. Não em quem foi contra vc o tempo todo. O que ele faz? Se for além de prejudicar os outros.

  • FAZ ME RIR

    FIQUEI SABENDO DE ALGO QUE, SE FOR VERDADE, É UMA COISA MUITO SÉRIA.

    PARECE QUE UM DETERMINADO VEREADOR ESTARIA PEGANDO INFORMAÇÕES DENTRO DA CÂMARA E PASSANDO PARA UMA CERTA PESSOA, E ESSA PESSOA, POR SUA VEZ, ESTARIA LIGANDO PARA OS VEREADORES E INCITANDO OS VEREADORES A NÃO REALIZAR ALGUNS ATOS, COMO POR EXEMPLO, O PROTOCOLO DE REQUERIMENTO, ETC.

    SE FOR VERDADE, MUITO GRAVE

  • Mateus

    A mesma impressão acontece com Votuporanga.
    Eu e grande parte da população de Votuporanga acreditamos que a cidade passou dos 100 mil habitantes, pois a cidade está crescendo bastante para todos os cantos a cada ano que passa. Mas infelizmente o que nos resta é acreditar na estimativa que diz que está apenas com quase 93 mil habitantes ainda.

  • Adriano

    Quanta vontade de crescer!
    Rio Preto aumejando ter 500mil
    Votuporanga ter seus 100mil
    Fernandopolis querendo arredondar 70mil
    Jales sonhando com seus cinquentinha
    Santa Fe não vê a hora de ter quarentão e ainda se Cornubar com Três Franteiras e passar Jales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *