JALES, NO TEMPO DAS CHARRETES

genésio-Cine Jales

A foto acima, que me foi enviada pelo seo Genésio Mendes Seixas, deve ser do início dos anos 60. Ela mostra um canto da Praça “João Mariano de Freitas”, a Praça do Jacaré, onde hoje está instalada a Banca do Edu. A mocinha atravessando a praça deve ser a Neide.

À esquerda, mais ou menos na frente do Cine Bar, foi construída a primeira estação rodoviária de Jales. Ali, naquele cantinho, já com a rodoviária construída, eu “assisti” a alguns jogos do Brasil na Copa de 1966.

À direita, tínhamos um ponto de charretes, que era um meio de locomoção bastante utilizado na época. Reparem que as charretes ficavam na contramão.

À frente da praça, o Cine Jales, onde, quase todos os domingos, víamos o Tarzan brigando com jacarés e o Vigilante Rodoviário correndo atrás de meliantes, sempre acompanhado por seu cachorro Lobo.

A mercearia dos Irmãos Marão deu espaço para o Jeca Bar. E a farmácia, que pertencia ao senhor Simão de Souza Nobre, se chamava Santa Maria. Vendida a Sebastião Moraes, ela passou a chamar-se Bandeirantes, nome que preserva até hoje.

8 comentários

  • JAYME BELLÃO

    Caro amigo. Na época eu tinha 3 anos. Não me lembro. Publique mais fotos como esta.

  • antonio inacio da costa

    Parabéns ao Sr Genésio Mendes Seixas,Marco Antonio Poletto,e o Cardosinho,Por divulgarem estas fotos, tão importantes da história de nossa Jales.Para mim,minha família, que vivemos aí durante muito anos,e que infelizmente, já não estamos mais neste chão, esta fotos são,é, digamos, uma benção para nossas memorias. E! como dizia o sábio:’A boa árvore perde as folhas,mas não perde as raízes’.Jales,que as mãos do SENHOR, esteja sempre estendidas sobre você, e seu povo.

  • Muito bacana a foto.

    Esse tipo de memória nos faz viajar no tempo.

    Como é bom pegar fotos passadas, até mesmo de locais onde não estivemos, e no permitir estar vivendo aquele momento.

    Parabéns.

  • joao

    Temos só que agradecer ao aposentado Cardosinho por fazer esse trabalho gratuito de nos informar sobre o que se passa na comunidade que vivemos, noticias nacionais e curiosidades e agora com essa tacada de volta ao tempo.Obrigado.

  • EP

    O Cine Bar era do Sr. Ottoni Batista(So Antonio Batista)

  • Jão

    Ta véio hein Cardosinho

  • saudade

    lembrei de uns amigos do meu pai de coraçao ,juliao chareteiro. sua esposa Eugenia . seus filhos muito obrigado por fazer parte da minha infancia.

  • Jrtostes

    Se bem me lembro,a loja dos Irmãos Marão não era mercearia.Vendia pneus,peças,etc.Abçs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *